Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

LISTA DOS DEPUTADOS QUE DERRUBARAM A PEC 37

Clique no link e veja a relação dos deputados que votaram contra a aprovação da PEC 37:
http://g1.globo.com/blog-do-dodo/platb/2013/06/25/voto-e-veto/

terça-feira, 25 de junho de 2013

COM 430 VOTOS CONTRA E 9 A FAVOR CÂMARA DE DEPUTADOS DERRUBA PEC 37

Deputados no plenário da câmara em sessão de votação da PEC 37

A Câmara dos Deputados derrubou nesta terça-feira (25), por 430 votos a nove (e duas abstenções), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impedia o Ministério Público de promover investigações criminais por conta própria. O texto da chamada PEC 37 previa competência exclusiva da polícia nessas apurações. Com a decisão da Câmara, a proposta será arquivada.
Pela proposta de alteração na carta constitucional, promotores e procuradores não poderiam mais executar diligências e investigações próprias – apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia. A rejeição da proposta era uma das reivindicações dos protestos de rua que se espalharam em todo o país.

Antes de iniciar a votação nominal, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez um apelo para que a proposta que limita o MP fosse derrotada por unanimidade.
“Tenho o dever e a sensibilidade de dizer a esta casa que todo o Brasil está acompanhando a votação desta matéria, nesta noite, no plenário. E por isso tenho o dever e a sensibilidade de declarar, me perdoe a ousadia, que seria um gesto importante, por unanimidade, derrotar essa PEC”, disse.
A votação foi acompanhada por procuradores e policiais, que ocupavam cadeiras na galeria do plenário da Câmara. Conduzidos pelo líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), promotor de Justiça licenciado, parlamentares tucanos ergueram cartazes no plenário contra a PEC 37. As cartolinas estampavam “Eu sou contra a PEC 37. Porque não devo e não tenho medo da investigação. A quem interessa calar o MP?”, indagava o manifesto.

ACORDA JEQUIÉ - 2º ATO SERÁ QUINTA - FEIRA DIA 27/06


Vem sendo anunciada para quinta-feira, 27/06/13, mais uma grande manifestação pública em âmbito nacional, desta vez se posicionando, em primeiro lugar, contra a PEC 37. O movimento começou a ser divulgado nas redes sociais desde sexta-feira, 21. Jequié também deverá participar com o movimento “Acorda Jequié”, mas, a exemplo do ato anterior, outras temáticas também deverão abordadas livremente de acordo com a linha de pensamento dos manifestantes. As primeiras informações indicam que a concentração será em frente ao SAC na praça Rui Barbosa  às 16:00 Hs. No último dia 20, o movimento levou as ruas mais de cinco mil de pessoas que demonstraram seus descontentamentos com a corrupção, a impunidade, o nepotismo, os gastos excessivos com a Copa do Mundo e outros eventos, além de repudiar a péssima qualidade de serviços públicos, principalmente nas áreas da saúde e educação, dentre vários outros problemas que tanto tem deixado à população insatisfeita.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

ACORDA JEQUIÉ - MAIS DE 5000 PESSOAS EM PROTESTO NAS RUAS JEQUIÉ






Uma multidão de mais de 5.000 pessoas saíram pelas ruas do Centro de Jequié insatisfeitos com tanto descaso ocorrido no município, a maioria foram jovens que lutaram e reivindicaram incessantemente pelos seus direitos, os jovens cantavam o Hino Brasileiro e demonstravam sua indignação com a saúde, educação e a falta de investimentos na melhoria da cidade.
Dia 20 de Junho vai ficar marcado na vida dos brasileiros e principalmente dos jequieenses, que realizaram o  o maior protesto na história de Jequié, mais de 1 milhão de pessoas foram às ruas do país em mais de 100 cidades, mostrando que o "gigante adormecido" acordou e não aceita mais tanta corrupção em um país que se diz ser democrático, sem falar do investimento em estádios de futebol e copa do mundo, enquanto o povo sofre com a falta de investimento nos setores considerados a base do povo brasileiro, a saúde e a educação.
Em Jequié não é diferente, enquanto milhões são investidos nas festa juninas, os funcionários público tem seus salários atrasados como disse uma das manifestantes que é funcionária pública municipal "não tem dinheiro para pagar meus sete meses de salário atrasado, mas tem para investir na festa junina".
Os jovens levaram cartazes onde expressam os seus sentimentos de revolta, em alguns deles eles pediam o afastamento do diretor do (HGPV) Gilmar, pediram ao governador do estado Jaques Vagner para ter respeito pelos professores de Jequié, o alto preço da gasolina, a" PEC 37" criada para impedir o ministério público de investigar os atos na câmara federal,  e até mesmo faixas de conscientização onde alertavam a juventude a não usar o Crack, que é uma droga que vem devastando a juventude do nosso país.
Parabéns a juventude de Jequié, que mostrou à quem  pensava que os jovens eram "bobos", agora pode ver que  de "bobos" não tem nada.





quinta-feira, 20 de junho de 2013

APÓS A APROVAÇÃO DA "CURA GAY", ATIVISTA PEDE APOSENTADORIA RETROATIVA POR SER HOMOSSEXUAL

A aprovação, na última terça-feira, de uma proposta que permite a psicólogos tratar a homossexualidade como doença abriu o caminho para que gays, lésbicas e transexuais peçam aposentadoria compulsória por invalidez, na avaliação de ativistas homossexuais.

"Se somos doentes, somos inválidos. Logo, temos que nos aposentar", afirma Toni Reis, 49, diretor-executivo do grupo Dignidade, de apoio a homossexuais.

Ele foi o primeiro a encaminhar, na quarta-feira, pedido de "aposentadoria compulsória retroativa por homossexualismo" aos ministros Garibaldi Alves (Previdência Social) e Alexandre Padilha (Saúde).
"Sendo uma dessas pessoas inválidas, devido à minha condição homossexual que é de notório saber, venho por meio deste requerer minha aposentadoria compulsória, com direito a acompanhante especializado, retroativa até o início das primeiras manifestações da minha homossexualidade, por volta do ano de 1970", afirma Reis no requerimento.

A comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou proposta que ficou conhecida por críticos como "cura gay", porque permite a psicólogos oferecer tratamento para a homossexualidade.

A votação foi comandada pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), presidente do grupo e alvo de protestos que o acusam de racismo e de homofobia.

O projeto ainda precisa ser aprovado por duas outras comissões antes de ser votado no plenário da Câmara.

Toni Reis admite que o pedido de aposentadoria é uma forma "risível" de protestar contra a aprovação do projeto e afirma que é uma resposta paga na mesma moeda.

"Já que eles querem brincar com a nossa cidadania, nós vamos usar isso [pedido de aposentadoria] de forma muito tranquila", disse.

Ele propõe ainda que o benefício a ser pago como aposentadoria seja o equivalente a 24 salários mínimos.

No documento, o ativista reconhece o risco de "quebrar" a Previdência Social caso todos os brasileiros homossexuais tomem a mesma atitude, e por isso sugere que o deficit seja debitado dos salários dos deputados que aprovaram a proposta, do fundo social do pré-sal ou dos lucros obtidos com a construção de estádios para a Copa das Confederações.

Folha de São Paulo

quarta-feira, 19 de junho de 2013

SAIU O NOME DO NOVO SECRETÁRIO DA FAZENDA DE JEQUIÉ

A Prefeitura de Jequié publicou no Diário Oficial a exoneração da Secretária da Fazenda, Lícia Quadros, e para seu lugar nomeou Carlos Alberto da Silva Junior, o decreto foi publicado no expediente desta quarta feira (18). É a primeira reforma do quadro de secretários, com a possibilidade de haver outras mudanças, a próxima poderá ser a de Administração. Quem também deixou o cargo foi o ex-diretor de tributos, Verivaldo. O setor de tributos está funcionando de maneira precária, a vários dias as pessoas estão tendo dificuldades para retirar notas fiscais avulsos por que o sistema de internet não funciona.

JEQUIEENSES PLANEJAM MANIFESTAÇÃO NESTA QUINTA- FEIRA DIA 20

Imagem Ilustrativa
Um grupo de jequieenses planeja promover um ato público em protesto a uma série de problemas que afligem a população de Jequié. A manifestação vem sendo divulgada através do Facebook. Um dos organizadores do movimento denominado de Acorda Jequié criou uma página pela qual vem mobiliando as pessoas dos quatro cantos da cidade, além de enumerar motivos para sua realização. Da pauta consta, dentre outros temas, a revitalização do sistema de saúde; melhoria da educação pública; solução para a falta de professores, porteiros e serviços gerais, além de alimentação nas escolas; dizer NÃO à aprovação da PEC 37; combate à corrupção; atuação eficiente por parte da Câmara de Vereadores no que diz respeito aos atos do poder executivo; melhoria do transporte coletivo urbano.
O QUE: Protesto Público.
LOCAL: Avenida Rio Branco (Praça do Viveiro).
DATA: 20/06/2013 (quinta-feira).
HORÁRIO: 17h30min.



Fonte: Souza Andrade

segunda-feira, 17 de junho de 2013

DESATENÇÃO DO GOVERNO DA BAHIA COM JEQUIÉ

No fim de semana, ocorreram dois episódios em Jequié que chamaram a atenção e deixaram familiares de duas vítimas fatais bastante revoltadas. O primeiro foi registrado no sábado, 15/06/13. Vitório Pereira de Oliveira, de 57 anos, morto por atropelamento no perímetro urbano de Jequié – KM 3 -, teve de ser levado a Vitória da Conquista para autopsia porque o IML da cidade não tinha plantonista. No dia seguinte, Walter Nascimento, também vítima de acidente de trânsito, precisou ser encaminhado, mas não foi possível porque o rabecão não tinha combustível. Somente, mas tarde, um legista, que não estava na escala de trabalho, foi chamado para fazer os procedimentos. A situação desencadeou uma série de críticas em toda a cidade. Para muitos, o Governo do Estado da Bahia vem tratando o povo de Jequié com desprezo.
Até quando Jequié vai passar por isso?
De quem é culpa?

sexta-feira, 14 de junho de 2013

JEQUIÉ EMPATA DENTRO DE CASA

Os 728 torcedores que compareceram ao Estádio Waldomiro Borges, neste sábado, 08/06/13, viram não somente a ADJ empatar mais uma partida em casa, como também desperdiçar outra excelente oportunidade de se aproximar da classificação para a próxima fase do Campeonato Baiano da segunda divisão. Embora com chances matemáticas para passar de fase, o time de Jequié pode ter dado adeus as suas pretensões ao ficar no 0x0 com o Astro, porque na mesma rodada, o Colo-Colo venceu o Flamengo de Guanambi e entrou na disputa, com reais possibilidades de avançar, pois, a exemplo do Itabuna ainda tem duas partidas por realizar, diferente da ADJ e do Flamengo que tem apenas um compromisso. Mais do que nunca Jequié depende dos resultados dos outros para se classificar. De qualquer sorte, a disputa pelas duas vagas do Grupo 02 está bastante acirrada e, como o futebol é imprevisível, tudo pode acontecer.

CPI DA SAÚDE EM ATIVIDADE

A CPI da Saúde deverá emitir um relatório com o resultado das investigações em 90 dias. O prazo foi estipulado pelo presidente da citada CPI, vereador Joaquim Caíres, depois do depoimento do secretário de Saúde de Jequié, Ivanilton Cerqueira, na noite desta segunda-feira, 10/06/13. O interrogatório durou cerca de duas horas e foi considerado proveitoso pelas partes. A Câmara de Vereadores de Jequié investiga denúncia de possíveis favorecimentos de pessoas na Secretaria de Saúde, alvo de queixa registrada por uma funcionária na Delegacia de Polícia, que também investiga o ocorrido. O secretário informou que o processo administrativo interno encontra-se em andamento. O presidente da CPI, vereador Joaquim Caires, disse que outras pessoas serão convocadas nos próximos dias. “Começamos por quem ofereceu a denúncia, o secretário”, informou ao acrescentar que hoje, foram dados os primeiros passos em torno do processo de investigação a que se propõe o poder legislativo municipal. O Ministério Público Federal também investiga as denúncias.

NÚMEROS COMPROVAM AUMENTO DE DENGUE EM RELAÇÃO AO ANO DE 2012

Em Jequié, o índice de casos de dengue de janeiro deste ano até a semana epidemiológica nº 22 aumentou 377,07% em relação ao mesmo período de 2012, com o registro de 2.730 notificações de casos suspeitos da doença contra 724 do ano passado. As informações constam do Boletim 15 da Sala de Situação da Dengue em Jequié, segundo o qual a taxa de incidência no município foi de 1791,66 por 100.000 habitantes, considerada alta conforme parâmetro do Ministério da Saúde. Também informa quanto às formas graves, com início dos sintomas no período, sendo confirmados 4 casos de Dengue com Complicações e 1 casos de Febre Hemorrágica da Dengue até o momento, evoluindo para cura e nenhum óbito. “Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV -, os dados lançados no SINAN nas Semanas Epidemiológicas de nº 01 a 22, foram notificados pelo HGPV 1.453 casos suspeitos de Dengue residentes em Jequié, que resultaram em 46 hospitalizações”. O vírus circulante no município de Jequié no ano de 2013 de acordo com resultados do Laboratório Central do Estado da Bahia - LACEN é o vírus Deng4.
SINTOMAS - Indivíduo com febre alta aguda e duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular, dor articular, abatimento e manchas vermelhas no corpo, e com exposição à área de transmissão de Dengue ou com presença de Aedes Aegypti nos últimos quinze dias.
RECOMENDAÇÕES - Tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas; Evitar automedicação; Manter a amamentação; Procurar assistência médica em caso de sinais de alerta. Telefones da Sala de Situação da Dengue em Jequié (73) 3525-3801 (13ª DIRES), (73) 3526-8912 (VE/SMS) e (73) 3526-8921 (Central da Dengue).

sexta-feira, 7 de junho de 2013

CDL DIVULGA HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO DURANTE OS FESTEJOS JUNINOS

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jequié divulgou oficialmente os horários de funcionamento do comércio de Jequié durante o mês de junho. Por força do ACORDO COLETIVO firmado entre essa entidade e o SINDCOMÉRCIO. Confira os horários em que as lojas estarão abertas durante o mês das festas juninas.





Segunda a Sexta 17 a 21 Até 19h
Sábado 22 Até 18h
Domingo e Segunda 23 e 24 Fechado
Terça a Sexta 25 a 28 Ate 19h
Sábado 29 Até 15h
10 a 14 Até 19h
Sábado 15 Até 18h


Fonte: Júnior Mascote

MUTIRÃO DA DOCUMENTAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE JEQUIÉ

A Câmara de Vereadores apoia a realização nesta sexta-feira (7) e sábado (8) do Mutirão da Documentação e Cidadania, do Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), que estará emitindo primeira e segunda vias de Carteiras de Identidade. A emissão do documento será realizada nas dependências da Câmara de Vereadores, a partir das 9h. A Prefeitura Municipal de Jequié, também apoia a ação.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

VISITA AO ASSENTAMENTO FLOR DA TERRA

O vereador Dorival Júnior (PRB) se deslocou ao assentamento "Flor da Terra" para ouvir os anseios dos moradores daquela localidade que clamam ao poder público por melhorias principalmente na pavimentação.