Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR 116

Um acidente envolvendo um veículo Saveiro cor branca e uma carreta na manhã desta sexta-feira, 30 na BR 116, trecho Jaguaquara a Jequié, altura do KM 651 vitimou George Miranda Pereira Neto, 22 anos. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiu os ferimentos e foi a óbito. George é natural de Jequié, filho de Orlando Andrade Souza, (empresário) do setor de moveis e eletrodomésticos, proprietário da Iguatemi Moveis, antiga Mil Moveis e de Iracema Miranda, (professora). O carro Saveiro dirigido por George ao passar por uma curva colidiu com uma carreta e parou numa ribanceira ás margens da rodovia, próximo a Reta da Coalhada.





Fonte: Na boca do povo

ASSINE+ SAÚDE: MAIS DE 100 MIL ASSINATURAS RECOLHIDAS NA BAHIA

Mais de 100 mil assinaturas em nove meses de mobilização. Essa será a contribuição da Bahia na campanha “Assine+Saúde”, que tem como objetivo dar entrada ao Projeto de Lei de iniciativa popular, que pode garantir a aplicação de 10% da receita corrente bruta do país em saúde pública.

Na tarde desta terça-feira (13), na sala Eliel Martins, localizada na Assembleia Legislativa da Bahia, o presidente do Colegiado, deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), reuniu-se com a vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, Graça Pimenta (PR), para o ato de entrega do abaixo assinado na Casa Legislativa.

Nesta quarta-feira (14), Arimatéia segue para Brasília, para a entrega de assinaturas.
No encontro vão estar presentes várias entidades da área de Saúde, além de diversos presidentes das Assembleias Legislativas de todo Brasil, que também aderiram à campanha.

LUTAS DE MMA PODEM DEIXAR DE SER TRANSMITIDA PELA TV

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados proíbe as emissoras de televisão de transmitirem lutas marciais não olímpicas. Caso aprovado, campeonatos de artes marciais mistas (MMA) não poderão ser veiculados no país. A norma inclui o Ultimate Fighting Championship (UFC), principal torneio mundial de MMA, com 1 bilhão de espectadores em todo o mundo, segundo a Comissão Atlética Brasileira de MMA.
O Projeto de Lei (PL) 55.344/09 foi debatido no dia 27 no seminário O MMA e a Televisão: Entretenimento, Formação da Cidadania ou Banalização da Violência? na Câmara dos Deputados. O PL aguarda parecer da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados e ainda tem que passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa.
O projeto prevê uma multa de R$ 150 mil à emissora que descumprir a lei. Caso reincida, a multa dobra de valor e, caso haja nova reincidência, a emissora perde o direito à concessão pública, ou seja, perde o canal de TV. O PL exclui, no entanto, as lutas marciais não olímpicas não violentas. A capoeira, por exemplo, poderia ser transmitida. Estariam sujeitos à lei os canais da TV aberta e da TV paga. "É importante tirar essa luta da TV, porque a única lição que ela propagandeia é a violência. São golpes violentos, joelhadas, golpes violentos no rosto e onde o sangue é o suor, como dizem aqueles que gostam do MMA", diz o deputado José Mentor (PT-SP). "Pesquisas feitas no exterior mostram que a TV influencia a juventude. Antes [do MMA] você via briga de escola, mas não via joelhada no estômago como há hoje".

LAGOA DE LIXO NO RESIDENCIAL BEIRA RIO

 Veja as imagens da antiga lagoa que vem trazendo muita "dor de cabeça" à população do residencial Beira Rio- Cidade Nova, os moradores estão na bronca, porque nada foi feito até agora para solucionar o problema, acúmulo de lixo, mosquito e também a iluminação que está precária, segundo a moradora "Airam", durante a noite a escuridão toma conta do local trazendo risco para população.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FLAMENGO SE CLASSIFICA COM GOL DE ELIAS NO FINAL


ONTEM, DIA 28/08/2013, ACONTECEU ALGUNS JOGOS DE VOLTA DA COPA DO BRASIL, O DESTAQUE FOI A CLASSIFICAÇÃO DO TIME DO FLAMENGO EM CIMA DO CRUZEIRO, JÁ QUE O CRUZEIRO TINHA VENCIDO O PRIMEIRO JOGO POR 2 X 1, COM ISSO O FLAMENGO PRECISAVA DE UMA VITÓRIA SIMPLES POR 1 X 0, E ESTE GOL SAIU NO FINAL DO JOGO, FEITO PELO MEIO CAMPISTA ELIAS, FAZENDO A TORCIDA DO FLAMENGO NO MARACANÃ EXPLODIR, ONDE TINHA QUASE 60 MIL TORCEDORES. ALÉM DO FLAMENGO, CORINTHIANS COM A VITÓRIA EM CIMA DO LUVERDENSE POR 2 X 0 TAMBÉM SE CLASSIFICOU, ASSIM ESPANTANDO A ZEBRA, JÁ QUE TINHA PERDIDO POR 1 A 0 NO PRIMEIRO JOGO, BOTAFOGO TAMBÉM SE CLASSIFICOU COM O EMPATE DE 2 X 2 COM O ATLÉTICO MG, PORQUE NO PRIMEIRO JOGO JÁ TINHA GANHADO POR 4 X 2. O OUTRO TIME A SE CLASSIFICAR ONTEM FOI O GOIÁS, QUE TINHA PERDIDO O PRIMEIRO JOGO POR 1 X0 E GANHOU O SEGUNDO POR 2 X 0 DO FLUMINENSE, E O OUTRO A SE CLASSIFICAR FOI O ATLÉTICO DO PARANÁ, ASSIM ELIMINANDO O PALMEIRAS.

APAGÃO NO NORDESTE: JEQUIÉ FOI AFETADO POR MAIS DE 4 HORAS


A exemplo do que aconteceu em todos os municípios dos estados do Nordeste em Jequié a população foi pega de surpresa com a falta de energia elétrica a partir das 15 horas e 3 minutos, como sempre esta acontecendo as faltas de energias neste região esperava-se que ela (energia) voltasse logo. Mais levou exatos 4 horas e 10 minutos ás 19 horas e 25 minutos deixando a população apreensiva com os boatos que surgiam nas ruas: “só vai voltar as 21 horas, só vai voltar amanhã”. Muitas pessoas resolveram retornar mais cedo para suas residencias como faltou energia os semáforos ficaram desligados causando certo transtornos em alguns cruzamentos  mais movimentados de Jequié a Policia Militar fez o controle do trafego. No comercio algumas lojas liberaram seus funcionários mais cedo (17 horas e 30 minutos) como foi registrado por este blog (foto). Para um país que esta se preparando para sediar uma Copa do Mundo de futebol (2014) e uma Olimpíada (2016) estamos precisando melhorar em muito. (VIA: ARIMOURA.COM.BR)

O ÚNICO ESTADO DO NORDESTE QUE NÃO FOI AFETADO PELO APAGÃO DESTA QUARTA FEIRA 28/08/2013, FOI O MARANHÃO

O problema no sistema interligado nacional que provocou a interrupção do fornecimento de energia, na tarde desta quarta-feira (28), em todos os estados do Nordeste, com exceção apenas do Maranhão, afetou 415 municípios baianos da área de concessão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Rio Real e Jandaíra, que ficam no limite com Sergipe, são as únicas cidades do estado que não fazem parte do grupo da Coelba, mas também tiveram o fornecimento de energia suspenso. Em nota enviada à imprensa, a empresa informou que em alguns municípios do sul e sudoeste baiano, a exemplo de Itabuna, Eunápolis e Vitória da Conquista, o fornecimento de energia foi normalizado às 15h28. As cargas de Salvador começaram a ser restabelecidas às 16h20. O blecaute foi causado por um problema no Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A QUANTIDADE DO POVO BRASILEIRO JÁ ULTRAPASSA 200 MILHÕES, A BAHIA ESTÁ EM 4º POSIÇÃO


O Brasil ultrapassou a marca dos 200 milhões de habitantes, levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União. O Estado mais populoso ainda é São Paulo, com 43,6 milhões de residentes; seguido de Minas Gerais, com 20,5 milhões; e do Rio de Janeiro, com 16,3 milhões. A Bahia é o quarto mais populoso, com 15 milhões de pessoas. Com 488 mil moradores, Roraima tem o menor número registrado no país.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

REQUERIMENTO DO VEREADOR DORIVAL JÚNIOR É APROVADO


Requerimento de autoria do vereador Dorival Júnior (PRB), encaminhado a prefeita Tânia Britto, solicita da chefe do executivo municipal, a verificação junto à Secretaria Municipal de Educação, sobre a possibilidade de disponibilizar um treinamento ou Curso de Libras, destinado a pessoas que trabalham no setor de recepção em setores ou órgão municipais. O vereador justifica que o seu requerimento surgiu a partir das reclamações e insatisfações do público alvo (portadores de necessidades especiais – surdo/mudo) em questionar a ausência de funcionários públicos capacitados para atendê-los. “Em atendimento a essas pessoas, que necessitam de atendimentos especiais adotamos a iniciativa de propor essa capacitação com  o propósito de proporcionar melhor qualidade no atendimento público, facilitando a comunicação entre munícipes e servidores”, disse.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

50 MÉDICOS CUBANOS CHEGAM A SALVADOR

Cinquenta médicos cubanos chegaram a Salvador neste domingo (25) para trabalhar em 22 municípios baianos, pelo programa Mais Médicos, do governo federal. Os profissionais foram recebidos no aeroporto internacional da capital baiana pelo secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla. Eles atuarão em Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Cansanção, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano. “Muitos destes municípios há muito tempo tentam preencher estas vagas. Os médicos vão trabalhar em unidades de saúde da família que já existem, são postos de saúde montados e com equipes completas, muitas delas têm odontólogos, só faltava o médico”, afirmou Solla.

EXECUTADO A TIROS EM JITAÚNA

A Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal de Jitaúna foi acionada por volta das 19h, inicio da noite deste domingo (25) onde constatou o óbito da vítima Jenivaldo Santos Eça, morador do Distrito de Santa Terezinha, que estava caída às margens da rodovia BR-330, próximo ao Colégio Gilda Ramos, bairro Adelino Henrique, com perfurações de bala na região da nuca. Segundo a Polícia Militar, a suspeita é que ele tenha sido vítima de execução. Jenivaldo apresentava três perfurações de arma de fogo na cabeça. O homem chegou a ser removido para o Hospital Nossa Senhora de Fátima mais já estava sem vida, em seguida foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. O crime será investigado pela Delegacia Territorial de Jitaúna. (Jitaúna em Dia)

BAHIA É O TIME MAIS VALIOSO DO NORDESTE

O Bahia é o clube mais valioso do futebol nordestino. É o que aponta estudo recente de avaliação de marcas feito pela consultoria BDO. De acordo com o levantamento, o Tricolor vale R$ 66,3 milhões. Já o arquirrival Vitória aparece na segunda colocação.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

DEPUTADOS FEDERAIS DEFENDEM FRENTE PARLAMENTAR DO MARKETING MULTINÍVEL

Deputados federais prometeram aos representantes de Telexfree, BBom e Multiclick criar uma frente parlamentar para apoiar as empresas de marketing multinível (MMN) – baseado em revendedores autônomos – e criar um marco regulatório para o setor.

As três empresas são acusadas de disfarçar, sob a aparência de marketing multinível, esquemas de pirâmide financeira, o que é crime no Brasil. BBom e Telexfree, que juntas têm mais de 1,3 milhão de revendedores, estão com as contas bloqueadas por decisão da Justiça Federal em Goiás após questionamento dos ministérios públicos Estadual e Federal.

Farão parte da frente parlamentar, inicialmente, os deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Acelino Popó Freitas (PRB-BA). O grupo será responsável pelo marco regulatório.

O parlamentar baiano defendeu abertamente as empresas acusadas de pirâmide. "Minha ideia é defender as pessoas que entraram nas redes, que as pessoas continuem nas redes se dando bem ou recebam aquilo (que deveriam receber)", disse o Popó em entrevista ao IG.

"Se fosse realmente pirâmide, essas pessoas (responsáveis pela Telexfree e pela BBom) estavam escondidas como (aconteceu com) Avestruz máster e Boi Gordo (casos conhecidos de pirâmides financeiras)", completa o deputado.

As propostas foram apresentadas na quarta-feira (21) em audiência pública mista das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Defesa do Consumidor.

BAHIA É O QUARTO ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE ATAQUES A BANCO, DIZ SINDICATO


O Sindicato dos Bancários da Bahia aponta que o estado tem a nada honrosa quarta colocação no ranking nacional de ataques a agências bancárias de todo o país. De acordo com dados da entidade, no primeiro semestre deste ano foram registrados 8,2 casos por dia no Brasil, um total de 1.484 mil entre janeiro e junho, crescimento de 17,7% na comparação com o mesmo período de 2012, quando foram contabilizados 1.261 ataques. Do total deste ano, 431 foram assaltos, consumados ou não, e 1.053 arrombamentos e explosões em unidades bancárias, postos de atendimento e caixas eletrônicos. A Bahia teve um total de 100 ocorrências, atrás de São Paulo, com 334 ataques, Minas Gerais (170) e Paraná (118). Os dados são diferentes dos apresentados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – sindicato patronal – que traz números 2,6 vezes menores, com 163 assaltos em todo o Brasil, enquanto a entidade nacional dos trabalhadores registrou, no primeiro semestre de 2013, 431 ocorrências do tipo. “Além da contagem equivocada da Federação, estudos do Dieese comprovam que os bancos não investem em segurança. Mesmo com lucro de mais de R$ 30 bilhões no primeiro semestre, os seis maiores bancos do país investiram apenas R$ 1,6 bilhão em segurança”, aponta nota enviada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia.

19 MIL BAIANOS ESTÃO COM OS DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS

Aproximadamente 19 mil baianos estão com os direitos políticos suspensos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, são mais de 800 mil brasileiros, segundo pesquisa divulgada no início deste mês. De acordo com o órgão, com os direitos políticos cassados, o eleitor não pode atuar na vida pública do país, fazer alistamento eleitoral, se filiar a partido político ou exercer cargo público. O cidadão também fica proibido de votar ou ser votado, além de se associar a sindicatos. Na Bahia, a maior parte dos eleitores tiveram os direitos políticos suspensos por condenação criminal ou interdição por incapacidade civil, por exemplo, enfermidade ou deficiência mental. Para retomar os direitos, o eleitor deve ir à Zona Eleitoral de sua inscrição, com um documento expedido pelo órgão com o qual estava pendente, que comprove o fim da restrição. No caso de condenação criminal transitada em julgado, é necessário apresentar documentação que ateste, por exemplo, o cumprimento da pena.

PROCON - BA AUTUA TIM E CLARO EM SEGUNDO DIA DE 'OPERAÇÃO TELEFONIA MÓVEL'

Cobrança abusiva, vício na qualidade dos serviços de internet e telefonia móvel, além de descumprimento do contrato, foram algumas das irregularidades apresentadas pelas operadoras Claro e TIM, em análise feita pelo Procon-Ba, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, durante "Operação Telefonia Móvel". A ação, realizada nesta quinta-feira (22), resultou na autuação das operadoras, que passam a responder a processo no órgão e podem sofrer sanções administrativas, tendo assegurados os direitos do contraditório e da ampla defesa.

ZELITO ESTAVA DESAPARECIDO E FOI ENCONTRADO MORTO EM JEQUIÉ

É com muito pesar que trago esta notícia. Após dias desaparecido, infelizmente foi encontrado da pior forma o nosso Zelito . Encontrado morto nas proximidades da estrada da Barragem da Pedra já em estado de putrefação. O corpo ainda não foi liberado ( agora são 15:25h do dia 22/08/2013 ).

Um maluco beleza que conquistava com sua simpatia e humildade.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CANTOR NETINHO RECEBE ALTA


O cantor Netinho recebeu alta do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (21), onde esteve internado desde o último dia 10 de maio. Segundo boletim médico emitido pela unidade hospitalar, "o paciente encontra-se em bom estado geral e com orientações para acompanhamento médico ambulatorial e trabalho de reabilitação motora". Netinho continuará em São Paulo por mais um tempo para dar continuidade ao trabalho de fisioterapia.Internado desde o dia 24 de abril, quando precisou ser operado por causa de problemas vasculares no abdômen, ele foi transferido do Hospital Aliança, em Salvador, para o Sírio-Libanês no dia 10 de maio. Em 30 de maio, o cantor precisou ser levado ao centro cirúrgico para lavagem de coágulos e troca de cateteres. A situação começou a melhorar quando ele foi encaminhado para a Unidade Semi-Intensiva do hospital no dia 20 de julho. Netinho foi atendido pelas equipes composta pelos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait, David Uip, Milberto Scaff, Marcos Stávale  e Marcel Machado.

ILUMINAÇÃO PARA AS VIAS DE ACESSEO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MANDACARÙ


O ACESSO AOS CONJUNTOS HABITACIONAIS MANDACARÚ I E II, QUE HÁ 2 ANOS JÁ TEM PESSOAS MORANDO, ESTAVA TOTALMENTE NAS ESCURAS, COLOCANDO EM RISCO A VIDA DOS MORADORES QUE PASSAVAM POR ALI A NOITE, ESSA SEMANA A PREFEITURA DE JEQUIÉ INSTALOU OS BRAÇOS DE LUZ, ASSIM ATENDENDO REIVINDICAÇÕES DOS MORADORES DAQUELA LOCALIDADE. QUE AINDA CLAMAM PELO CALÇAMENTO. FOTOS: (TIAGO VIEIRA)

FEIRA MOSTRA NOVO MODELO DE CAVEIRÃO DO BOPE


A 13ª Interseg (Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública), realizada entre os dias 18 e 20 de setembro no Rio de Janeiro, reuniu o que há de mais moderno para prender e transportar criminosos. Entre rádios de última geração e câmeras secretas o maior destaque foi um blindado da Renault, cotado para ser o próximo "caveirão" do Bope fluminense

VEREADOR ASSASSINADO QUANDO SAÍA DA SESSÃO NA CÂMARA


O vereador Valmary Alves (PP) foi assassinado na noite de segunda-feira (19.08.), após deixar sessão plenária realizada na Câmara Municipal de Uruçuca. De acordo com as primeiras informações, um homem armado o abordou na saída do prédio da Câmara e efetuou os primeiros disparos. Valmary Alves ainda tentou correr, mas foi perseguido e executado dentro da Câmara, na presença de outros vereadores e funcionários da Casa, segundo informações obtidas pela imprensa da região. Um morador de Uruçuca teria dito que viu dois elementos estranhos durante a sessão da câmara e depois saíram podendo ser os mesmos que praticaram o assassinato do vereador.

COBERTURA DE 2 QUADRAS DE COLÉGIOS EM JEQUIÉ, ESTÃO INACABADAS


DESDE O ANO PASSADO A QUADRA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA LUZ NO KM 03 E A QUADRA DO COLÉGIO VILMA BRITO DO INOCOOP, FORAM BENEFICIADAS COM A SUA COBERTURA, SE COMEÇOU A COBERTURA E DESDE O ANO PASSADO PAROU, E HOJE SE ENCONTRA ASSIM, COMO VOCÊ VER NA FOTO, INACABADA! QUEM É RESPONSÁVEL? QUEM É O CULPADO? E QUANDO VÃO TERMINAR? A POPULAÇÃO DOS BAIRROS E OS ALUNOS DOS COLÉGIOS QUEREM RESPOSTAS.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

VEREADOR DORIVAL JUNIOR E VEREADOR BETO DE LALÁ, FISCALIZANDO AS OBRAS DA PRAÇA LUIS VIANA


Na tarde desta última segunda feira (19.08), os vereadores Beto de Lala (PSB) e Dorival Junior (PRB), membros da comissão de infraestrutura da Câmera de Vereadores de Jequié estiveram visitando as obras de reformulação da Praça Luiz Viana, onde foi recebido por um funcionário que informou o andamento dos trabalhos. A preocupação dos vereadores e quanto ao andamento e dos prazos estabelecidos e para que não aja transtornos futuros. “Estamos fiscalizando estas obras para que não aconteça o que aconteceu no passado com a Praça Ruy Barbosa. Estamos de olho, fomos informados que já houve a primeira medição, e que esta preste a haver outra, dependendo de algumas liberações por parte da empresa” disse Beto de Lala.
O Vereador Dorival Junior frisou a importância de está acompanhado as etapas das obras de  revitalização da Praça Luiz Viana, uma luta e um sonho da população jequieense. “Estamos buscando junto ao Secretario de Infraestrutura Fernando Bomfim conhecer todos os transmites, e ele tem nós prestado as informações necessárias, assegurando-nos que o curso das obras  estão na data previstas do cronograma estabelecido”, disse.  
O Secretário de Infraestrutura Fernando Bomfim informou que os trabalhos estão sendo conduzidos na normalidade, com a realização da medições prevista.   “A revitalização da Praça Luiz Viana, está orçada no valor de R$ 221.290,62, conforme contrato de repasse do Ministério do Esporte”, salientou o secretário. A revitalização da Praça Luiz Viana esta sento tocada através da Secretaria de Infraestrutura e a empresa EMBRACON Construções e Serviços LTDA.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CEMITÉRIO OU UMA FLORESTA?

Essa é a atual situação do Cemitério municipal São Lázaro em Jequié, descaso total, os matos estão 
tomando conta dos túmulos e dos terrenos existentes no cemitério.
Veja abaixo as fotos das condições que se encontram um dos principais cemitérios da cidade:

ENTREGA DE MAQUINAS EM JEQUIÉ, PARECIA CAMPANHA ELEITORAL


O Que se percebeu hoje pela manhã, no centro de cultura em Jequié, que as entregas das máquinas foi um ato político, para tentar dissipar o nome do provável candidato a Governador da Bahia Rui Costa. Tudo foi preparado para receber o secretário da Casa Civil Rui Costa como o grande benfeitor da entrega do maquinário que foi adquirido com recursos do Governo Federal dentro do programa de assistência aos municípios que estão sofrendo com a seca. Foi doado um trator esteira, uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica e um caminhão basculante para servir aos 19 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Vale Rio das Contas (Jequié, Itagi, Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Ibirataia, Ipiaú, Itagibá, Itamari, Jitaúna, Manoel Vitorino e Nova Ibiá)

CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM TODO PAÍS

Para ampliar a cobertura vacinal das crianças, o Ministério da Saúde realizará em todo o país campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação. A atividade será executada em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde de 24 a 30 de agosto, sendo 24 o Dia D de divulgação e mobilização nacional. Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). Para a operacionalização da campanha, o Ministério da Saúde disponibilizou a estados e municípios R$ 18,6 milhões. A campanha envolve 34 mil postos fixos de vacinação – além dos volantes – e 350 mil profissionais de saúde, além da utilização de cerca de 40 mil veículos.
O Ministério da Saúde também disponibilizará para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade – residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul – a suplementação de vitamina A. A suplementação, com megadoses de vitamina A, contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CRÉDITOS DE CELULARES PRÉ-PAGOS NÃO PODEM EXPIRAR, DECIDE JUSTIÇA

As operadoras de telefonia móvel estão proibidas de estabelecer prazo de validade para créditos pré-pagos, em todo o país, por uma decisão da 5ª Turma do TRF da 1ª Região, segundo nota publicada na quinta-feira (15/8). A decisão foi unânime, mas ainda cabe recurso. Se descumprida, há multa diária de R$ 50 mil. As operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e TIM têm 30 dias para reativar o serviço de todos os usuários que tiverem sido interrompidos, e devem devolver a exata quantidade de créditos em saldo que o cliente tinha à época da suspensão. O MPF quer anular as cláusulas dos contratos firmados entre os usuários do serviço e as operadoras que preveem a perda dos créditos adquiridos após um certo tempo ou que condicionem a continuidade do serviço à compra de novos créditos. O relator do processo entendeu que o  prazo de validade dos créditos pré-pagos são "um manifesto confisco antecipado" e que esbarram no Código de Defesa do Consumidor. (G1)


OI E TIM TEM O PIOR SERVIÇO DE CELULAR DA BAHIA, OI TAMBÉM TEM PIOR INTERNET

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quinta-feira (15) uma pesquisa inédita, que traz dados da qualidade dos serviços das quatro operadoras de celular (Oi, Tim, Claro e Vivo) divididos por estados e municípios, monitorados 24h por dia. Na avaliação foram levadas em conta ligações completadas e as que apresentaram queda, além dos mesmos critérios para a internet 2G e 3G. As operadoras Oi e Tim tiveram os piores resultados na Bahia e em Salvador, sendo que no estado a Tim é a última, posição ocupada pela Oi em Salvador. Em relação às ligações, a pesquisa traz um levantamento desde agosto do ano passado até abril deste ano. Nos 9 meses, a Tim apresentou o menor número de ligações completadas com sucesso, média de 92,2%, sendo que a taxa mínima exigida é de 95%. A Claro teve o melhor desempenho, com 98,1%. Em relação às ligações derrubadas, que deveriam ter índice abaixo de 2%, mais uma vez a Tim se destaca negativamente com taxa média de 1,39%, ainda assim dentro do padrão da Agência. Na avaliação feita em Salvador, a Oi foi a única abaixo da média, com taxa de ligações completadas de 94,3%, enquanto a Tim ficou com 95,9%.
A situação das operadoras sem mantém no quesito internet, com pequenas mudanças. Os dados referentes a qualquer tipo de serviço de conexão de dados (2G ou 3G) colocam a OI na última colocação. A operadora teve o índice de conexões feitas na Bahia, em contraponto ao número de tentativas, de 87,9%, quando o padrão exigido pela Anatel é de 98%. A Tim também teve desempenho negativo nos nove meses, com média de 93,9%. Em relação ao serviço interrompido, de longe a OI tem a maior taxa de perda de conexão, com 13,2%, quando o indicado é de apenas 2%. Neste cenário, as outras três operadoras ficaram dentro da média. A Oi segue na liderança como o pior 2G da Bahia, com dados de fevereiro a março deste ano, com 88,5% do total de conexões completas e 5,2% de serviço interrompido.  A Vivo ficou com média de 89,3% das conexões completas, a Tim teve 95,7% e apenas a Claro ficou acima da meta, com 99,5%. Em relação ao 3G, o ranking de conexões totais completas ficou da seguinte forma: OI (93,5%), Claro (97%), Tim (99,3%) e Vivo (99,5%). Nenhum ficou abaixo da meta em relação à queda do 3G.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MAIS UM ASSASSINATO EM JEQUIÉ


A Policia militar foi acionada por volta das 20h de quarta-feira (14/8), por moradores da região do Alto do Cemitério em Jequié, dizendo que ouviram disparos de arma de fogo na Rua Senhor dos Passos, na região do Alto do Cemitério. Ao se deslocaram para a área da ocorrência, foi encontrado no chão, um homem identificado por Elpes Correia da Silva, 35 anos, que apresentava no corpo duas perfurações provocadas por arma de fogo e outras perfurações originadas por arma branca. Uma ambulância resgate do Grupamento de Bombeiros foi ao local e conduziu a vítima para a emergência do Hospital Geral Prado Valadares, onde não resistiu aos ferimentos ocorrendo o óbito. As viaturas PM realizaram diligências na área tendo os policiais localizado o menor T.S.O., 16 anos, que tinha em seu poder uma faca, supostamente utilizada para cometer o crime. O menor foi levado à presença da autoridade policial de plantão que levanta a hipótese de mais uma pessoa ter participado do assassinato.

A QUALQUER MOMENTO O VEREADOR ZÉ SIMÕES ESTÁRA DE VOLTA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE JEQUIÉ


A Turma Julgadora do Tribunal de Justiça da Bahia composta por: Relatora Desembargadora Maria Marta Karaoglan Martins Abreu, 2ª Julgadora Desa. Maria da Purificação da Silva e 3ª Julgadora Desa. Maria da Graça Osório Pimentel, decidiu pela extinção do processo 0004380-03.2013.8.05.0000 que tramitava contra o vereador José Simões de Carvalho, em face da perda superveniente do objeto da ação cautelar, conforme justificou a Turma. “Ante o exposto, extinguiu-se o processo sem resolução do mérito a ação cautelar”. A sessão foi realizada nesta segunda-feira, 12 de agosto de 2013.

O MAIOR PROTESTO DA HISTÓRIA DO BRASIL

NAS REDES SOCIAIS, ESTÁ SENDO MARCADO PARA O DIA 07 DE SETEMBRO, O FERIADO DA INDEPENDÊNCIA, O MAIOR PROTESTO DA HISTORIA DO BRASIL.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VASCO VENCE POR 1X0 E CORITIBA PERDE A CHANCE DE SE TORNAR LÍDER DO BRASILEIRÃO

No sobe e desce do Campeonato Brasileiro, o Vasco ignorou o que a tabela sugeria e superou o Coritiba por 1 a 0, neste domingo, no Couto Pereira. Com um gol logo no início marcado por Pedro Ken, nascido na capital paranaense, a equipe carioca conteve o mandante no resto da partida com um desempenho seguro, lhe impôs a primeira derrota em seus domínios na competição e, de quebra, voltou a sorrir após três rodadas. Foi sua primeira vitória como visitante.

EM TARDE RUIM VITÓRIA PERDE PARA O TIMÃO NO PACAEMBU

Sem levar perigo ao gol do Corinthians e muito vulnerável em seu sistema defensivo, o Vitória perdeu para o alvinegro paulista nesta tarde de domingo, por 2 x 0, no estádio do Pacaembu, em partida válida pela 13º rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com gols de Ralf e Alexandre Pato, o Timão deu poucas chances ao rubro-negro baiano e ficou com os três pontos.

BAHIA PERDE PARA O GRÊMIO NA FONTE NOVA

Sem repetir as boas atuações das rodadas anteriores, o Bahia perdeu para o Grêmio nesta noite de domingo, por 3 x 0, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com este resultado, o tricolor baiano terminou o final de semana na nona posição na tabela de classificação, permanecendo aos dezenove pontos.

FLAMENGO VENCE O FLUMINENSE EM CLÁSSICO NO MARACANÃ NA ESTRÉIA DE ANDRÉ SANTOS

De volta ao Flamengo, de volta ao Maracanã. André Santos começou a escrever a história da sua segunda passagem pelo clube neste domingo. No Fla-Flu, acabou escalado fora da lateral esquerda, sua posição de origem, mas funcionou muito bem no meio-campo e teve participação importante na vitória por 3 a 2. Foi destaque. Bem diferente daquele jovem de 23 anos que passou pelo Rubro-Negro entre 2005 e 2006 quase sem ser notado. Em sua 45ª partida vestindo vermelho e preto, ele deu ritmo e equilíbrio ao jogo do Flamengo e mostrou liderança ao orientar os companheiros.
Mano Menezes gostou, André gostou, a torcida gostou. Depois de 82 minutos em campo, o jogador saiu do gramado exausto e aplaudido. Ainda longe da forma física ideal, ele compensou a falta de mobilidade com toques de primeira, dribles e jogo de corpo. Útil ao defender e atacar, deu ao time o que faltava: calma.

BALEIAS JUBARTES SÃO ENCONTRADAS MORTAS EM PRAIA DE PRADO - BA

Duas baleias jubartes foram encontradas mortas, neste sábado (10), em uma praia do município de Prado, no extremo-sul baiano. O corpo de um dos animais foi encontrado em estado avançado de decomposição às margens da praia da "Amendoeira", enquanto a outra baleia foi localizada na praia de "Lagoa Grande". De acordo com informações do site Primeiro Jornal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deverá iniciar nesta segunda-feira (12) a retirada dos restos mortais dos mamíferos. A causa do encalhamento e morte das baleias ainda não foi identificado. Segundo o Instituto Baleia Jubarte é comum a ocorrência de encalhes na costa brasileira durante a temporada reprodutiva das jubartes, que acontece entre julho e novembro. Este ano já foram registrados dez encalhes da espécie no litoral baiano.

GREVE DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL CHEGA AO FIM E AULAS RETORNAM NESTA SEGUNDA 12/08

A greve dos professores e demais trabalhadores da educação acabou. As aulas recomeçam na segunda-feira, 12/08/13, mas a categoria já mandou o recado aos gestores do município de Jequié: os professores vão permanecer mobilizados e que vão acompanhar o cumprimento do Acordo assinado pela prefeita Tânia Brito de atender tudo o que ficou acertado durante as negociações da campanha salarial 2013. A coordenadora geral da APLB, Caroline Moraes, informou que entende as dificuldades, tanto que os trabalhadores abriram mão do retroativo de janeiro a julho e aceitaram o percentual do Piso Salarial do Magistério de forma parcelada, mas, se o acordo não for cumprido, em qualquer circunstância, a categoria fará uma agenda de mobilizações e já anunciou que não iniciará o ano letivo de 2014.
Infelizmente os estudantes da rede municipal, não puderam nem comemorar o "dia do estudante", que foi comemorando em todo o país.

CANTOR GOSPEL IATA ANDERSON SOFRE ACIDENTE DE CARRO

O cantor e compositor cristão, Iata Anderson, foi vítima de acidente automobilístico no início da tarde deste sábado, 10/08/13. Ele e os outros dois ocupantes do carro que dirigia não sofreram lesões graves.
Apesar do susto na grave aconteceu, Iata Anderson, que, reside em Jequié e que tinha uma apresentação na cidade de Itabuna, neste sábado (10), contou que o carro saiu da pista, capotou três vezes e parou em uma pedra. O acidente aconteceu na BR 101, na Curva do Óleo, nas proximidades da cidade de Itajuípe, por volta das 13 horas.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

7 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

No dia em que a Lei Maria da Penha completa sete anos, é importante destacar a importância da denúncia para a efetividade da lei e a punição aos agressores que cometem violência contra as mulheres.

Dados divulgados pelo Instituto Patrícia Galvão e Data Popular mostram que, após sete anos de vigência, 98% da população dizem conhecer a lei Maria da Penha.

UNIDADE DE SAÚDE ALMERINDA LOMANTO É REINAUGURADO E ENTREGUE À POPULAÇÃO JEQUIEENSE


Nesta Quinta- Feira 08/08, foi reinaugurada a mais nova unidade de saúde de Jequié, o post de saúde Almerinda Lomanto, situado no bairro do Joaquim Romão- praça da Rodoviária.
A cerimônia de inauguração, foi iniciada pelo padre. Oton Sacramento e o Vereador Josué Menezes que representava o pastor Natalício, que não pode estar presente no evento.
A prefeita Tânia Britto presidiu a solenidade ao lado do vice-prefeito Sérgio Gamaleira, deputado federal Roberto Britto,  presidente da Câmara Municipal, Josué Menezes,  secretário de Saúde, Ivanilton José Cerqueira, secretário de Governo, Eduardo Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rita Rodrigues, representante do Conselho Local de Saúde, Silvino Rodrigues Tomaz e demais vereadores e autoridades presentes.
Novas instalações da unidade

terça-feira, 6 de agosto de 2013

AÇÃO SOCIAL REALIZADA NO PAU - FERRO TEM O APOIO DO VEREADOR DORIVAL JÚNIOR


Mais um dia de Ação Social, dessa vez realizado no Pau - Ferro, bairro do Jequiezinho.
O vereador Dorival Junior deu total apoio nesse evento realizado no Sábado 27/07, na Av. Senhor do Bonfim, Pau - Ferro, uma equipe de voluntários da IURD e o vereador Dorival, foram até esta localidade prestar serviços gratuitos tais como: corte de cabelo, manicure e pedicure, aferição de pressão, beleza e etc, dezenas de pessoas foram atendidas e aproveitaram para cuidar da beleza e da saúde.

SAIU A NOMEAÇÃO PARA COORDENAÇÃO DO NOVO POSTO DE SAÚDE ALMERINDA LOMANTO QUE SERÁ INAUGURADO NA PRÓXIMA QUINTA 08


Saiu à nomeação de Lícia Marques Vidal para responder pela coordenação do Centro de Saúde Almerinda Lomanto, unidade que será entregue à população na quinta-feira, 08/08/13. O espaço, que no passado foi uma referência de atendimento, passou mais de seis anos fechado para reforma e ampliação. Nesse período, o atendimento foi oferecido de forma reduzida e precária em um imóvel localizado no Largo da Feirinha do Joaquim Romão. A futura coordenadora é esposa do vereador Soldado Gilvan e pertence ao quadro da saúde do Município.

ADOLESCENTE COMETE SUICÍDIO EM JAGUAQUARA

Na manhã desta segunda-feira dia 05,no bairro Arco-íris, em Jaguaquara, uma menor de iniciais (VMP), de 16 anos, cometeu suicídio com uma corda pendurada no pescoço em cima de um pé de manga. Familiares disseram que a jovem era tranquila, aparentemente não tinha depressão e era uma menina de bom comportamento. Durante entrevista concedida ao site Binho Locutor a tia da vítima disse: “Eu fui para uma caminhada do CRAS e quando cheguei fui tirar uma areia que estava perto da mangueira, depois de umas 3 viagens que dei por falta dela, quando eu olhei pra cima me deparei com minha sobrinha pendurada nos galhos do pé de manga, só Deus sabe porque ela fez isso”, revelou dona Cecília.

VACINA BRASILEIRA CONTRA A AIDS SERÁ TESTADA EM MACACOS


Uma vacina brasileira contra o vírus HIV, causador da Aids, começará a ser testada em macacos no segundo semestre deste ano. Com duração prevista de 24 meses, os experimentos têm o objetivo de encontrar o método de imunização mais eficaz para ser usado em humanos. Concluída essa fase, e se houver financiamento suficiente, poderão ter início os primeiros ensaios clínicos.

Denominado HIVBr18, o imunizante foi desenvolvido e patenteado pelos pesquisadores da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) Edecio Cunha Neto, Jorge Kalil e Simone Fonseca. Atualmente, o projeto é conduzido no âmbito do Instituto de Investigação em Imunologia, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apoiado pela Fapesp no Estado de São Paulo.

O trabalho teve início em 2001, com apoio de um Auxílio Regular sob a coordenação de Cunha Neto. Em parceria com Kalil, o pesquisador analisou o sistema imunológico de um grupo especial de portadores do vírus que mantinham o HIV sobre controle por mais tempo e demoravam para adoecer. No sangue dessas pessoas, a quantidade de linfócitos T do tipo CD4 — o principal alvo do HIV — permanecia mais elevada que o normal. De acordo com Cunha Neto, já se sabia que as células TCD4 são responsáveis por acionar os linfócitos T do tipo CD8, produtores de toxinas que matam as células infectadas.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FLA BATE O GALO E TRIO DE VOLANTES É ELOGIADO POR MANO

Testado e aprovado com louvor. O Flamengo que encarou o Atlético-MG, domingo, em Brasília, tinha no meio-campo sua principal novidade. Pela primeira vez, Mano Menezes escalou o time com três volantes. A vitória por 3 a 0 e os elogios em profusão do treinador deixam a certeza de que Cáceres, Elias e Luiz  Antonio desempenharam bem o papel proposto.
De volta ao time após sofrer lesão na coxa, o paraguaio jogou mais preso na defesa. Elias e Luiz Antonio, entretanto, foram os motores da equipe e se destacaram tanto na defesa quanto no ataque. O jovem deu bom passe para que Marcelo Moreno cruzasse e Nixon abrisse o placar, enquanto o camisa 8 repetiu a dose do clássico com o Botafogo e fez um gol.

- O Elias é um jogador que tem essa versatilidade. Tem sido o nosso jogador mais constante. A escolha de adiantá-lo um pouco mais e dar liberdade foi para isso. Tivemos a recomposição rápida e a chegada com qualidade. Estávamos sofrendo um pouco no meio e o Luiz Antonio dá consistência. O retorno do Cáceres também foi importante, tem posicionamento, experiência e qualidade – avaliou Mano.