Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PRB RESSALTA FORTALECIMENTO DO PARTIDO PARA 2014

Durante toda manhã desta sexta-feira (31), filiados, presidentes, vereadores e deputados do Partido Republicano Brasileiro (PRB), participaram do 2º Encontro Regional de Feira de Santana - Agenda 10. O evento reuniu cerca de 25 municípios de toda região e foram debatidos projetos e propostas para 2014.

O presidente municipal do PRB e deputado estadual, José de Arimatéia, chamou atenção para importância do evento na agenda nacional do partido. “Assim como a Bahia está discutindo as ações do partido, partindo de Feira para outras cidades do interior e capital, o mesmo acontecerá em todos os estados, para que possamos construir um plano de trabalho que atenda realmente as necessidades do povo brasileiro”, disse.

Representante das mulheres, a suplente de senadora, Silvia Cerqueira, falou sobre a atuação delas na política. "Com o espaço que o PRB vem dando às mulheres, vamos aumentar a nossa representação focadas sempre em uma das nossas diretrizes que é o combate à violência doméstica", garantiu.

Durante seu pronunciamento, o presidente estadual e deputado federal Márcio Marinho, ressaltou o crescimento do PRB em todo Brasil. "As pessoas tem sinalizado através das urnas que estão acreditando que o PRB pode fazer uma política diferenciada".

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PMS FAZEM REVISTA NO PRESÍDIO DE JEQUIÉ E APREENDE DROGAS ENCONTRADAS NAS CELAS

Policiais militares da viatura Gavião 1904 realizaram por volta das 10h de quarta-feira (29/7) baculejo em celas do Conjunto Penal de Jequié, apreendendo na cela 7, em poder do interno Valnei Andrade Nascimento, 27 anos, 153 kg de maconha e cela 14, maio quilo de maconha em poder de Robson Santos Souza, 25 anos. Os dois internos foram encaminhados à delegacia de polícia.

Prisão no Jequiézinho – De acordo informação do Departamento de Comunicação do 19º Batalhão de Polícia Militar, na tarde  de quarta feira (29/1),ao realizar rondas pelo bairro do Jequiezinho, a viatura Gavião 1906 da 2ª Cia do mesmo bairro, observou  na Avenida Presidente Vargas um elemento que transitava de modo suspeito e ao abordá-lo foi encontrado com o mesmo 200 gr de maconha prensada e um celular, que continha varias ligações com nomes suspeitos.O individuo que se identificou  com o nome de José Carlos dos Santos foi conduzido à delegacia juntamente com as provas materiais e entregue à autoridade competente de plantão.A ronda ostensiva constante sempre dará bons resultados,palavras do comandante do 19º Batalhão, tenente coronel Serpa.

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS PODEM PARALISAR ATIVIDADES NESTA SEXTA 31

Em nota divulgada no início da tarde desta quinta-feira (30), os Correios garantem o cumprimento das resoluções definidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no ano passado a respeito do plano de saúde da empresa e minimizam a ocorrência de paralisação dos funcionários prevista para esta sexta-feira (31). Apesar de a empresa garantir todos os benefícios relativos ao plano (inclusive dependentes cadastrados, porcentagem de compartilhamento, não cobrança de mensalidade ou tarifas, rede credenciada e cobertura de procedimentos), o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba) alega que houve quebra de acordo da estatal relativa à manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) dos servidores. Segundo os Correios, a "maior parte dos 35 sindicatos dos Correios não decretou paralisação". "Nas localidades em que as assembleias definiram por paralisação na noite de ontem [quarta-feira], não há adesão significativa ao movimento – nesses locais, os Correios já estão implantando seu plano de contingência e garantindo o funcionamento normal das atividades", diz a nota. Nesta quinta-feira (30), 96,12% do efetivo total da empresa trabalhou, o que corresponde a 121.515 empregados – a aferição de presença é realizada por meio de sistema eletrônico. Na Bahia, a assembleia para decisão da paralisação está marcada para a noite de hoje (30), segundo informações do Sincotelba. "A empresa tem se reunido mensalmente com os representantes dos trabalhadores de todo o Brasil na Mesa Nacional de Negociação Permanente, assim, não há justificativa para paralisações que não representam a vontade da maioria dos empregados dos Correios – as assembleias realizadas ontem [quarta-feira] pelos 14 sindicatos contaram com a presença de apenas 1,32% do efetivo da empresa", finaliza a nota. 

APLICATIVO DO SAMU INSTALADO NO FACEBOOK SERÁ TESTADO NO CARNAVAL

Um aplicativo que permite ao usuário acompanhar a solicitação feita ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) será usado, em fase de testes, durante o Carnaval de Salvador e na Copa do Mundo deste ano. O dispositivo foi lançado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (30), no evento de tecnologia Campus Party, em São Paulo. A iniciativa promete dar mais agilidade e transparência ao atendimento. O usuário irá visualizar, com auxílio de um mapa, o trajeto percorrido pela ambulância até chegar ao local da ocorrência. No aplicativo, o cidadão deverá preencher dados cadastrais e informar se possui plano de saúde, se é hipertenso, diabético ou tem alguma alergia. As informações ficarão disponíveis para a equipe que prestará o socorro e, assim, deverá acelerar a prestação do serviço. Como o aplicativo integrará as redes sociais Facebook e Waze, o usuário poderá escolher familiares ou amigos para serem acionados, automaticamente, em caso de emergência. O chamado também será registrado na página do perfil. Segundo o ministério da Saúde, o aplicativo usará o sistema e-SUS Samu, disponível gratuitamente aos gestores estaduais e municipais, já em funcionamento na capital baiana, em Curitiba (PR) e Londrina (PR). A partir de março, o sistema começa a ser implementado em outras 76 centrais de regulação de todo o país. 

FEIRA DE SANTANA: PRESIDIÁRIO RECEBEU NOTÍCIA QUE SERIA SOLTO E INFARTOU

O presidiário Valfredo Ferreira de Souza, de 57 anos, teve um infarto e morreu assim que recebeu a informação de que tinha conseguido um alvará de soltura, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Valfredo, que é natural de Ilhéus, mas morava em São Paulo, estava preso no Conjunto Penal de Feira de Santana desde dezembro do ano passado e era oriundo da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Feira de Santana, de acordo com a assessoria de comunicação da pasta. Segundo o Correio, a morte aconteceu na última segunda-feira (27). Quando foi levado para a sala de “pré-saída” e foi informado por outros detentos que, provavelmente, seria solto, Souza passou mal enquanto aguardava a documentação e caiu, segundo informações do Acorda Cidade. Ainda segundo Edmundo, Valfredo não chegou a assinar o alvará de soltura e a família foi comunicada do ocorrido. O site ainda informou na última quarta-feira que um médico foi ao local e constatou a morte de Valfredo, o qual não tem nenhum parente em Feira de Santana e foi preso por receptação.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

TRABALHADORES DESCONHECEM DIREITO A REVISÃO DO FGTS

Boa parte dos trabalhadores baianos que tiveram algum saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) entre os anos de 1999 e 2013 podem pedir revisão dos valores depositados na Justiça. É o que está fazendo o técnico de informática Jerderson Soveral. Ele ajuizou uma ação na Justiça Federal para rever os valores do seu FGTS, apesar de já ter sacado o montante em 2007. Soveral afirma que tomou conhecimento de vários erros nos cálculos do Fundo de Garantia e resolveu judicializar a questão depois que seu pai teve uma causa ganha pelo mesmo motivo.  A diferença da correção, diz o técnico, “ajudaria tanto para reforma de casa quanto para eliminar algumas dívidas”. Isso porque o FGTS é muitas vezes utilizado pelos trabalhadores para aquisição de imóveis ou para dar entrada em créditos imobiliários. A tendência é que os demais membros da família de Soveral também peçam a revisão do fundo. De acordo com a advogada Stephanie Correia, especialista em Direito Público, qualquer pessoa que tenha algum saldo do FGTS entre os anos de 1999 e 2013 tem direito a revisão. A diferença do valor pode chegar até quase 90% em muitos casos. Ela explica que o FGTS pode ser recalculado devido ao índice que a Caixa Econômica Federal tem utilizado para fazer as contas do fundo.
A Caixa utiliza a Taxa de Referencia (TR) para calcular a garantia e não pode atualizar conforme os índices de inflação. O problema é que a taxa é mais baixa que a inflação dos últimos anos. O cálculo do FGTS, atualmente, utiliza a TR mais 3% ao ano, que não supera a inflação. Segundo Stephanie, o valor diferencial de quem já sacou o FGTS será depositado posteriormente quando um novo saque for realizado. Para pedir o recálculo, o trabalhador precisa buscar a Justiça através de suas entidades de classe representativas, da Defensoria Pública da União (DPU) ou, em causas individualizadas, através de um advogado. A DPU já sinalizou que pretende ingressar com uma ação civil pública contra a Caixa para que o FGTS de todos os que tiveram saldos entre 1999 e 2013 seja corrigido pela inflação. A advogada diz ainda que a defasagem nos valores representa um “prejuízo” aos trabalhadores, já que muitas vezes são utilizados para fins habitacionais, e que “muitas pessoas na Bahia ainda não têm conhecimento deste direito”. “Poucas pessoas tem procurado a revisão do FGTS na Bahia. Em outros estados tem se buscado mais essa revisão. Aqui ainda é desconhecido”, avaliou. “A revisão dos cálculos não trará nenhum ônus para as empresas que depositam 8% dos vencimentos dos trabalhadores corretamente a cada mês”, pontuou. Já existe jurisprudência de primeira instância para correção dos valores de ações que tramitam na Justiça Federal de Minas Gerais, por exemplo. Para pedir a revisão, é necessário apresentar documento de identificação pessoal; comprovante de residência; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); extrato do FGTS; e carta de concessão do benefício, para os aposentados.

CAMINHÃO TIPO CAÇAMBA DERRUBA PASSARELA E MATA AO MENOS QUATRO NO RIO DE JANEIRO


Ao menos quatro pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas no acidente que derrubou uma passarela da Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (28). A estrutura caiu após ser atingida por um caminhão basculante, e esmagou um Palio, um táxi GM e uma moto. O caminhão trazia um adesivo com a inscrição "A serviço da Prefeitura do Rio". De acordo com a concessionária Lamsa, o veículo, maior que 4,5 metros, limite de altura naquele trecho, arrastou a passarela de metal e a derrubou sobre carros, que foram esmagados. Imagens das câmeras de monitoramento da via mostram o momento exato do acidente [veja abaixo]. A Defesa Civil do Estado informou que os mortos são Célia Maria, 64, arremessada da passarela; Adriano Pontes de Oliveira, 27, que caiu no canal entre as pistas; Renato Pereira Soares, 62, motorista do Palio; e Alexandre de Almeida, que estava no táxi e ainda não teve a idade divulgada. Os feridos foram levados para cinco hospitais diferentes. O motorista do caminhão, Luis Fernando da Costa, 31, não sofreu fraturas, mas está em atendimento na emergência porque sofreu "forte pressão no tórax" com a colisão.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

UM ANO DA TRAGÉDIA NA BOATE KISS

A presidente Dilma Rousseff usou nesta segunda-feira (27) seu perfil no Twitter para falar sobre a data que marca um ano da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria (RS). "Passado um ano da tragédia em Santa Maria, a tristeza ainda está viva em nossos corações", escreveu, ao acrescentar que lembra "de cada mãe, de cada pai" que abraçou: "Fui como presidenta oferecer conforto. Como mãe e avó, me uni na dor às famílias das vítimas". O incêndio matou 242 pessoas. Por volta das 3h de 27 de janeiro de 2013, o fogo provocado pela fagulha de um artefato pirotécnico usado pela banda que tocava no local espalhou-se pelo telhado da casa noturna. A fumaça asfixiou a maioria das vítimas em poucos minutos. "Nesta data tão triste, o Brasil se une em memória às vítimas, e em solidariedade às mães, pais e amigos dos jovens de Santa Maria", finalizou a líder do Executivo. 

SUB 20 DO ADJ SE CONSAGRA CAMPEÃO DA COPA MARÍLIA DISPUTADA EM SÃO PAULO

Campeã da Copa Nacional em Marília-SP, na categoria sub-20, a delegação da Associação Desportiva Jequié-ADJ, foi recepcionada calorosamente na tarde de domingo (26/1) na chegada no bairro da Cidade Nova, por desportistas, familiares, amigos, torcedores e membros da imprensa esportiva. Além do título, a equipe campeã, trouxe também, o artilheiro da competição, o atacante Kaique Silva, que marcou oito gols. Além da ADJ que foi comandada em campo pelo técnico Darllan Machado, também o sub-12 da escolinha do Cruzeiro em Jequié, participou de partida decisiva em sua categoria. O título da ADJ, foi conquistado na sexta-feira (24), diante do Vila Nova-TO, por 5×4 nas cobranças de penalidades máximas, após empate em 1×1 no tempo normal. O presidente Juarez Sampaio “Bolinha” e o diretor Enéas Ferreira, acompanharam a delegação e consideraram o título do sub-20, o ponto de partida para o projeto da equipe profissional, que no próximo mês de março inicia sua campanha no Campeonato Baiano da 2ª Divisão, mais uma vez em busca do retorno à divisão de elite do futebol baiano. Jequié Repórter

PISO SALARIAL NACIONAL DE PROFESSORES SUBIRÁ 8,32% EM 2014

O piso nacional dos professores de educação básica deverá ser fixado este ano em R$ 1.697,39, para uma jornada de 40 horas semanais. O valor é calculado com base na comparação da previsão de custo por aluno anunciada em dezembro de 2012 (R$ 1.867,15) com a de dezembro do ano passado (R$ 2.022,51). A portaria com o novo valor ainda não foi publicada, porém, segundo o Ministério da Educação (MEC), isso deve acontecer ainda neste mês. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) diz que o reajuste ficou aquém do que a entidade estimava, 15%. Em nota, a CNTE argumentou que “dados já consolidados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), até novembro de 2013, apontam crescimento do valor mínimo de aproximadamente 15%. A Confederação Nacional de Municípios estima que, para o reajuste de 8,32%, haverá aumento de R$ 4,151 bilhões no pagamento do magistério. Com isso, a média do comprometimento das receitas do Fundeb com salários dos professores irá para 79,7%. 

TRATOR CAI DE CIMA DE CARRETA BATE EM ÔNIBUS E MATA PELO MENOS 14 PESSOAS NO NORDESTE BAIANO

Pelo menos 14 pessoas morreram em um acidente que envolveu três veículos, na manhã desta segunda-feira (27), na BR-110, próximo ao município de Inhambupe, nordeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu por volta das 7h, quando, durante uma curva, um trator, que era levado por uma carreta, caiu na parte frontal de um ônibus da empresa Gontijo. Ainda não há informações sobre o número de feridos, nem em relação à quantidade de passageiros que estavam a bordo do coletivo. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias da Via Bahia foram acionadas para prestar socorro às vítimas. 

MENOR APREENDIDO COM DROGAS E DINHEIRO NO MUTIRÃO DO SÃO JUDAS

Através de uma denúncia anônima o CICOM(Centro Integrado de Comunicações de Jequié), policiais militares da  CETO(Companhia Especializada Tático Operacional),chegou a uma residência no mutirão São Judas Tadeu onde surpreendeu um menor de idade e com ele foram encontrados: Uma balança de precisão,20 pedras de Crack,11 papelotes de maconha e R$ 646 em dinheiro alem de um celular. A  prova material e o menor que foi conduzido para prestar esclarecimentos, foram apresentados no complexo policial de Jequié à autoridade competente. O comandante do 19º Batalhão Coronel Serpa comentou que existe uma estratégia montada dentro do CICOM,para verificação dessas denúncias anônimas que são  de fundamental importância para as policias civil e militar.

ÔNIBUS QUE SEGUIA DE IPIAÚ A SÃO PAULO CAI EM RIO E MATA 2 E DEIXA 49 FERIDOS

Duas pessoas morreram e 49 ficaram feridas após o ônibus em que viajavam cair dentro de um rio que passa sob a BR-116, na Zona da Mata mineira. O acidente ocorreu no início da manhã de domingo (26/1), sendo confirmadas até agora,  as mortes de uma mulher e um bebê que morreram no local não haviam sido identificados. O ônibus, da empresa Novo Horizonte, teria deixado a cidade de Ipiaú  com destino a  São Paulo levando 51 pessoas, incluindo o motorista, que sofreu ferimentos leves. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo caiu da ponte que fica no quilômetro 683 da rodovia, próximo a Muriaé, e ficou de lado, quase totalmente submerso no rio Glória. Homens do Corpo de Bombeiros que participaram da ocorrência tiveram que usar um barco para fazer a busca pelos mortos. O primeiro corpo a ser encontrado foi o do bebê, uma menina de aproximadamente três meses. De acordo com a PRF, já durante a tarde foi localizado o corpo da mulher.O motorista alegou que o ônibus teve um problema mecânico, possibilidade confirmada pela polícia, já que o local é uma reta. Ainda segundo a PRF, pessoas que passavam pelo local no momento do acidente pularam no rio para auxiliar no resgate das vítimas. Os feridos foram encaminhados para o Hospital São Paulo, em Muriaé

QUADRILHA EXPLODE CAIXAS ELETRÔNICO EM LAFAIETE COUTINHO

Homens fortemente armados invadiram a cidade de Lafaiete Coutinho, distante pouco mais de 35 km de Jequié, e explodiram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco. Segundo informações, a quadrilha chegou na cidade por volta das 3 horas da manhã deste domingo (26) a bordo de veículos, fecharam a cidade, explodiram os caixas e roubaram todo o dinheiro. A ação foi muito rápida, o baixo efetivo de policiais militares e civis nada puderam fazer, os policiais ficaram quietos no abrigo esperando apenas a quadrilha deixar a cidade.Júnior Mascote

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SUB 20 DO ADJ ESTÁ NA FINAL DA COPA NACIONAL MARÍLIA - SP

O time sub-20 do ADJ venceu e está na grande final da Copa Nacional de Marília SP, o time passou fácil pelo Paulista de Jundiaí por 2 a 0, a partida aconteceu as 16 horas desta quinta feira (23) no estádio municipal de Pompeia. Os garotos da divisão de base da Associação Desportiva Jequié (ADJ) vão para grande final, os gols foram marcados pelos jogadores Willian e Caic. A final será nesta sexta feira (24), as 13 hr (horário de Brasília) contra o Vila Nova de Tocantis, o mesmo time que derrotou o ADJ na faze classificatória. Os atletas jequieenses tem agora a chance de devolver a derrota ao Vila Nova, chegou a hora da revanche. Júnior Mascote

MENOR QUE FOI BALEADO NO JOAQUIM ROMÃO NO DOMINGO NÃO RESISTE E MORRE

O menor Eli Fernando Manoel Santos, 16 anos, baleado na tarde do último domingo (20/1), próximo a sua casa na Rua São Bento (Alto do Cemitério), não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de quarta-feira (22), na UTI do Hospital Geral Prado Valadares. Eli Fernando teria sido interceptado na rua por três elementos que estavam duas motocicletas e fizeram os disparos com quatro atingindo a região da cabeça.  

CÂMARA DE VEREADORES REMARCA SESSÃO PARA O PRÓXIMO DIA 29

Antecedendo a abertura do primeiro período legislativo de 2014, marcado para 18 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Jequié, voltará a se reunir em caráter extraordinário na próxima quarta-feira (29) às 10 horas,  para análise e votação de projetos de lei encaminhados pelo executivo. Entre as matérias a serem colocadas na pauta, antecipou o presidente José Simões de Carvalho, está o Projeto de Lei nº 26/2013, que altera o nome da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que receberá a denominação de Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer; o PL nº 20, que cria a Diretoria Municipal da Juventude e a Coordenação Municipal de Programas e Eventos da Juventude, ampliando vagas no quadro de pessoal comissionado e o PL 21, que institui o Conselho Municipal da Juventude. Também deverá ser incluído na pauta, o Projeto de Lei que dispõe sobre a dispensa de juros de mora, multa por infração e honorários advocatícios na quitação de tributos de qualquer natureza instituídos pelo governo municipal instituindo a obrigatoriedade do recadastramento imobiliário. Jequié Reporter

POR TER FEITO AMEAÇAS EX-GOLEIRO BRUNO PERDE 113 DIA DE REDUÇÃO DA PENA

O goleiro Bruno Fernandes perdeu um terço dos dias ganhos pelo trabalho na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG). Uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) manteve, nesta quarta-feira (22), a punição dada após o condenado se envolver em confusões no presídio, o que foi entendido pela Justiça como “falta grave”. Segundo a legislação, a cada três dias de trabalho a pena é reduzida em um. De acordo com o Tribunal, o goleiro já acumulava 341 dias que poderiam ser reduzidos da pena total – de 22 anos e três meses – mas, após ter recurso negado, perdeu 113 dias. O recurso questionava decisão da Vara de Execuções Criminais de Contagem, que havia definido , em setembro de 2013, a punição após Bruno ameaçar dois detentos e um agente penitenciário. O advogado de goleiro, Francisco Simim, disse que ainda vai analisar a decisão. "Nós vamos avaliar primeiro porque temos ainda a terceira instância para recorrer. Vamos ver o que é mais propício, mais favorável para o meu cliente", disse. Bruno foi condenado pela morte de Eliza Samudio, em 2010.

FIFA ANUNCIA MÚSICA DA COPA DO MUNDO QUE TEM PARTICIPAÇÃO DE CLÁUDIA LEITE

A brasileira Claudia Leitte, o rapper Pitbull e da cantora pop Jennifer Lopez serão responsáveis pelo tema oficial da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, em evento da Fifa. A música escolhida foi "We Are One" e a cerimônia é organizada pela Geo Eventos, empresa que integra as Organizações Globo. 

"Somos um povo que sabe receber e comemorar, de saber celebrar a arte e a música de maneira singular", disse a cantora baiana. 

"É uma honra estar ao lado deles, são estrelas do cenário mundial. São dois talentos e dois seres humanos com o coração gigantesco. Acredito que eles vão sambar muito", acrescentou. 

Na mesma linha, o rapper Pitbull celebrou a possibilidade de uma parceria durante a Copa do Mundo no Brasil. “É um prazer enorme estar ao lado da Claudia e, claro, da Jennifer Lopez. Estamos no maior esporte global do mundo, que faz as pessoas ficarem juntas”, analisou.

Confira a versão demo da canção:

EX-DELEGADO MUDA DE SEXO PARA ASSUMIR DELEGACIA FEMININA NO ESTADO DE GOIÁS

Um ex-delegado das cidades de Trindade e Senador Canedo, no interior de Goiás, passou por uma cirurgia para mudança de sexo e, com autorização da Justiça, mudou o nome de Thiago para Laura de Castro Teixeira. Ela está de licença e será lotada em outra unidade quando retornar ao trabalho. De acordo com a CBN Goiânia, há a possibilidade de Laura assumir a Delegacia da Mulher. A advogada especialista em direito homoafetivo e presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB-GO, Cíntia Barcelos, contou à rádio que, mesmo com a mudança de sexo, a delegada poderá continuar com o cargo, pois a situação jurídica dela não se altera. A assessoria da Polícia Civil do estado informou que a instituição não irá se pronunciar sobre o caso por se tratar de uma questão pessoal.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CONQUISTA RECUSA NOVOS PRESOS E ANUNCIA REDUÇÃO NA POPULAÇÃO CARCERÁRIA

A administração do Presídio Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, suspendeu a admissão de novos detentos em razão da desocupação um dos módulos da unidade e de reduzir a população carcerária. No início do mês, o juiz Ricardo Frederico Campos acatou ação da Defensoria Pública que determinava a interdição e reforma de um dos módulos do presídio em razão da situação precária do local. A decisão obriga que o número de internos não ultrapasse 139, atualmente abriga 263 detentos. Em entrevista ao Blog do Anderson, na manhã desta terça-feira (21), o diretor do Nilton Gonçalves, Alexsandro Oliveira, conhecido como Alex Bombeiro, disse que a justiça estipulou em 30 dias para interdição. O Blog do Anderson teve acesso à estrutura condenada pela justiça e pode observar a precária situação da população carcerária, que como em todo o Brasil sofre com a superlotação. Em celas para 3 pessoas chegam a concentrar seis ou até sete.

TEMPERATURA DE 2013 FOI A 4ª MAIS ALTA DA HISTÓRIA

O ano de 2013 empatou com 2003 como o quarto ano mais quente já registrado no mundo, informa a Agência de Pesquisa Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês). A temperatura média global em 2013 foi de 14,52ºC. Já a agência aeroespacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês), que calcula os registros com base em outro método, apontou 2013 como o sétimo ano mais quente no mundo, mas a temperatura média foi praticamente a mesma medida pela Noaa: 14,6ºC. Ambas as agências afirmam que nove dos dez anos mais quentes já registrados aconteceram no século 21. O recorde de temperatura média global ocorreu em 2010. As medições começaram em 1880.

DISCUSSÃO ENTRE FAMÍLIA ACABA EM MORTE NO MANDACARU

Uma discussão ocorrida na noite de terça-feira (21/1) entre o instalador de antenas parabólicas  Raimundo Teixeira Filho, 40 anos e um primo de sua esposa identificado pelo apelido de Van, resultou em um assassinato na Rua Ademar Paulo Gomes, na região do Prodecor, bairro do Mandacaru. De acordo com as informações levantadas no local do crime, Raimundo Filho, que residia  no Condomínio Mandacaru I, teria ido à casa de Van esclarecer um desentendimento ocorrido à tarde entre  os dois. Em meio a uma nova discussão, Van se apossou de uma espingarda de fabricação caseira fazendo um único disparo que atingiu mortalmente Raimundo, que era pai de dois filhos, na região posterior do pescoço. O autor do disparo morava em uma casa de propriedade da vítima. Policiais militares foram comunicados do fato e quando chegaram ao local Raimundo não apresentava os sinais vitais. O levantamento cadavérico foi realizado por equipe do DPT na presença da delegada plantonista, Dra. Eliana. Este é o quarto assassinato ocorrido este ano em Jequié.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

HOMENAGEM DO VEREADOR DORIVAL JÚNIOR A TODOS OS FARMACÊUTICOS


Ser farmacêutico é saber orientar o corpo clínico e os pacientes, sobre dosagens, posologia, interações e efeitos colaterais.
É fazer parte de uma equipe de outros profissionais da saúde e ter dedicação e sabedoria para cuidar de problemas e doenças que aparecem no decorrer da História.

E como diz o sábio ditado:
Substâncias nas mãos dos farmacêuticos transformam-se em medicamentos, em cura, em saúde, assim como a pedra nas mãos do ourives se transforma em joia, em brilho e em luz.

Tão importante quanto os medicamentos, são os farmacêuticos que com todo carinho e atenção colocam a dosagem exata para viver bem e com saúde.

Essa é uma homenagem merecida a todos os "Farmacêuticos"!
Dorival Júnior

UM ANO DEPOIS DO INCÊNDIO NA BOATE KISS SOBREVIVENTES AINDA TEM DIFICULDADE PARA RESPIRAR

Kellen Ferreira, de 20 anos, estudante de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está entre os 42 sobreviventes da boate Kiss socorridos em estado grave na madrugada da tragédia. Quase um ano após aquele 27 de janeiro, todos ainda lutam para expelir a fuligem acumulada nos pulmões, contaminados pela fumaça tóxica que matou, por asfixia, a maior parte das 242 vítimas do incêndio. A voz deles perdeu potência, a tosse nunca para e o cansaço chega depois de poucos passos. Alguns sobreviventes passam o dia com um gosto de "borracha queimada" na boca. Outros relatam sentir, quando respiram, o mesmo cheiro da fumaça que tomou conta da boate em menos de três minutos. "É como se eles tivessem fumado por mais de cem anos", diz Ana Cervi Prado, médica coordenadora do Centro Integrado de Assistência às Vítimas de Acidente (Ciava), um ambulatório montado exclusivamente para recuperar os feridos, onde vão ficar por mais cinco anos. Kellen tenta retomar os movimentos das mãos, além de passar por inalações diárias. Ela se tornou um dos símbolos dos sobreviventes. Durante 78 dias - 20 deles em coma, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) -, a estudante ficou internada em Porto Alegre, com queimaduras de 3.º grau em 20% do corpo. A jovem de 20 anos teve parte da perna direita amputada e enxertos aplicados nos braços. Antes de deixar o hospital. Quase um ano após aquela madrugada de horror, a jovem de Alegrete voltou às aulas, está novamente morando sozinha e parece pouco se importar com as cicatrizes. "Estou melhorando, até em boate eu já fui de novo, acredita? Só que agora eu fico bem perto da porta de saída", conta. O que ela mais quer de volta são os cabelos longos. "Os médicos falaram que foi meu cabelo comprido que salvou as costas das queimaduras".

DOIS MENORES SÃO BALEADOS NO JOAQUIM ROMÃO

É cada vez maior o número de jovens ingressando no mundo do crime em Jequié, muitos deles já perderam a vida e outros são constantemente vítimas de disparos de arma de fogo por conta do envolvimento no tráfico de drogas. Sábado (18) a noite um adolescente de 17 anos levou aproximadamente 4 tiros. O atentado foi por volta das 20 horas no bairro Caixa D’Água, os disparos teriam sido efetuados por um elemento que conseguiu fugir. A motivação do crime ainda é desconhecida. Já no domingo a tarde outro menor foi alvejado, o garoto de 16 anos estava nas imediações da Rua Abraão Rodrigues, no bairro Joaquim Romão, quando um desafeto mandou bala. O adolescente recebeu pelo menos 3 tiros, sendo que um atingiu a cabeça. O SAMU prestou os primeiros socorros e conduziu a vítima para o HGPV. As causas do crime são desconhecidas. Junior Mascote

PENSIONISTAS DO INSS TEM ATÉ FEVEREIRO PARA ATUALIZAR CADASTRO

Os pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não renovaram suas senhas devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício para fazer a mudança e comprovar que estão vivos. O segurado tem até o dia 28 de fevereiro para fazer a renovação, a fim de evitar o bloqueio pela Previdência Social. Para regularizar a situação, basta o segurado ir até a agência bancária levando documento de identificação oficial com foto e carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação. Caso o contribuinte não possa ir ao banco, pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS. Os segurados que vivem no exterior também podem apresentar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS ou documento emitido por consulado, segundo o INSS. Em agosto, o INSS prorrogou o prazo, pois, dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não tinham atendido à convocação para renovar a senha. O número caiu, mas ainda 4,7 milhões ainda precisam fazer a renovação nas próximas semanas, de acordo com informações da Agência Brasil.

CAMPANHA CRIADA EM SITE ARRECADA MAIS DE R$ 700 MIL PARA PAGAR MULTA DE GENOÍNO, CONDENADO DO MENSALÃO

Administradores do site criado para arrecadar recursos para pagar a multa de R$ 667,5 mil imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente do PT José Genoino, no julgamento do mensalão, anunciaram que foi recolhido dinheiro suficiente para quitar o valor. “Essa é uma vitória não nossa, mas de todos aqueles que não querem se calar diante das injustiças, de todos os que sabem que a história de José Genoino sempre esteve relacionada apenas à luta por causas, sonhos e projetos coletivos”, escreveram. Promovida pela família do petista, a campanha arrecadou mais de R$ 700 mil, mas o montante total não foi revelado, já que a apuração financeira ainda estava em fechamento. “Nós questionamos a multa e acreditamos que o valor correto a se pagar é de R$ 380 mil. Mas vamos pagar os R$ 667,5 mil cobrados pela Justiça”, disse à Folha o advogado Luiz Fernando Pacheco.

ÔNIBUS DA BANDA RAÇA NEGRA TOMBA EM PERNAMBUCO

O ônibus da banda Raça Negra, convidada do Harmonia do Samba para a Melhor Segunda Feira do Mundo, tombou na madrugada desta segunda-feira (20) na BR-101, próximo à cidade de Goiana, Mata Norte de Pernambuco. Não foi confirmada a quantidade de passageiros que estavam  no veículo no momento do acidente, mas os 27 integrantes da banda, incluindo o vocalista Luiz Carlos, ficaram feridos.  O grupo de pagode vinha de um show em Natal e embarcaria do Recife para Salvador, de avião. Seis dos músicos que foram encaminhados para a emergência continuam internados. De acordo com informações repassadas pelo Hospital Miguel Arraes, dois deles estão no bloco cirúrgico e os outros quatro, em atendimento na emergência.

CBF TERIA OFERECIDO R$ 4 MILHÕES PARA A LUSA DISPUTAR A SÉRIE B

O imbróglio envolvendo o Campeonato Brasileiro de 2013 parece ainda estar longe do fim. Segundo o programa Sportscenter, da ESPN Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teria enviado à Portuguesa um documento no qual a entidade oferecia um empréstimo de R$ 4 milhões ao clube para que ele desista de qualquer tentativa de alterar a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que tirou quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton. Dessa forma, o clube paulista aceitaria disputar a Série B.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

TANHAÇU: PESCADORES FISGAM PEIXES DE APROXIMADAMENTE 30 KG

Três homens fisgaram nesta quinta-feira (16) dois grandes peixes, cada um com aproximadamente 30 kg e pouco mais de um metro de comprimento, no Rio das Contas, localizado no povoado do Areão, na zona rural de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia. De acordo com o site Brumado Notícias, os responsáveis pelo feito são três amigos conhecidos como Jamil, Lota e Mar.

BANCO DO BRASIL PODERÁ PAGAR R$ 2 MILHÕES DE INDENIZAÇÃO A FUNCIONÁRIOS

O Banco do Brasil foi condenado pela Justiça do Trabalho na Bahia por prática de assédio moral contra seus funcionários. A Justiça determinou que o banco pague R$ 2 milhões por danos morais coletivos e adotar uma série de medidas para reparação. A decisão é valida para todo o país, e, em caso de descumprimento, será aplicada uma multa de R$ 50 mil em cada uma das obrigações. O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) moveu uma ação civil pública contra a instituição bancária em 2011, após denúncia do Sindicato dos Bancários. A indenização será revertida em favor do Núcleo de Apoio e Combate ao Câncer Infantil (Nacci), em Salvador. Durante o inquérito, ficou comprovado que o Banco do Brasil empregava condutas ofensivas à integridade dos empregados para aumentar o volume dos negócios bancários. Algumas praticas eram a ameaça de perda de cargo comissionado, pressão para prática de atos contrários a normas internas da instituição financeira, ridicularização pública, isolamento e quebra da comunicação do trabalhador com os demais empregados e colocação de apelidos depreciativos (dificultador, travador de crédito, dentre outros impublicáveis). A investigação apontou que o banco legitimava as práticas. A instituição bancária ainda foi condenada a disponibilizar assistência médica, psicológica e/ou psiquiátrica completa e gratuita a todos os empregados e ex-empregados que tenham sofrido violação em sua integridade física ou moral. O banco ainda deverá realizar uma campanha de conscientização interna, distribuição de cartilhas, realização de palestras sobre o tema. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), 66,4% dos bancários reclamaram de assédio moral.

EX-PREFEITO DE JEQUIÉ LUIZ AMARAL PODE SER PENALIZADO PELO MPF POR IMPROBIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié/BA ajuizou ação de improbidade e também ação penal contra o ex-prefeito do município, Luiz Carlos Amaral, e mais dez participantes de esquema que fraudou um processo licitatório para a compra de medicamentos em 2009. Por meio de concorrência forjada, a prefeitura do município comprou medicamentos com até 10.000% de sobrepreço e em quantidades muito maiores que o necessário, que acabaram sendo descartados no anel rodoviário da cidade.  Segundo as ações, subscritas pelo Procurador da República Eduardo Villas-Bôas, em 2009, o Município realizou o pregão presencial nº 14/2009, para compra de medicamentos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme comprovado por Auditoria do DENASUS, essa licitação foi fraudada, com preços bem acima do valor de mercado. A título de exemplo, o medicamento Alprazolar, à época, tinha valor de mercado de R$0,06, mas foi comprado por R$6,45, mais de cem vezes o seu preço normal. O fármaco Acarbose, por seu turno, que foi adquirido pelo Município de Jequié/BA a R$ 0,82 o comprimido, era vendido pelo mesmo fornecedor (a Distribuidora Filhote Ltda) a Município vizinho (Itagibá/BA, a apenas 60 km de Jequié/BA) por metade do preço: 0,42 o comprimido. Para maximizar os desvios, foram também adquiridos medicamentos que já estavam em estoque, em quantidades absurdas. Foi isso que acarretou, posteriormente, o descarte de quase metade de tudo que foi adquirido no pregão, a céu aberto, em depósito de lixo no anel rodoviário de Jequié/BA. Foi o caso do medicamento Acarbose. Jequié Repórter

VEREADORES INTERROMPEM RECESSO PARA ATENDER SESSÃO EXTRAORDINÁRIA QUINTA 23/01

A Câmara de Vereadores de Jequié cujas atividades legislativas do primeiro período ordinário de 2014, tem início agendado para 18 de fevereiro, estará se reunindo extraordinariamente na  próxima quinta-feira (23/1)  às 10h, para atender convocação  da prefeita Tânia Britto, destinada a análise de matéria encaminhada pelo executivo.  Consta da pauta da sessão análise de veto a emenda feita pelo legislativo no Projeto de Lei nº 023/2013 que estima a receita e fixa a despesa do orçamento anual do município de Jequié para o exercício atual. Também deveré ser incluída na pauta projeto de lei que dispõe sobre a majoração dos vencimentos dos Conselheiros Tutelares do Município e autoriza a atribuição de direitos sociais previstos no art. 134 do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. Consta ainda da pauta, projeto de resolução de autoria da mesa diretora da Câmara Municipal que altera o endereço eletrônico do Diário Oficial do Legislativo e o site da instituição. Jequié Repórter

MOTOTAXISTA ASSALTADO NO MANDACARU

Ontem (16) a noite aconteceu o primeiro assalto a mototaxista do ano registrado pela Polícia Militar. Segundo informações, já passava das 21 horas quando a vítima foi solicitada por um suposto passageiro a fazer uma corrida até o bairro Mandacaru, em Jequié. Chegando ao local indicado pelo elemento outros dois comparsas já estavam aguardando e foi anunciado o assalto, a moto roubada é uma Honda, 150 cc, placa NZW 9590. Foi passado o alerta geral para todas as viaturas da PM e até o momento nenhum dos suspeitos foram presos. O caso foi registrado na Delegacia de Furtos e Roubos. Segundo testemunhas, o mototaxista resistiu e lutou com os assaltantes, gritou por socorro a um grupo de evangélicos que presenciou a ação.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ASSIM COMO CHICLETE COM BANANA ASA DE ÁGUIA TAMBÉM PODE CHEGAR AO FIM

Não é de hoje que se fala no fim da banda Asa de Águia ou, ao menos, na saída de Durval Lélys. A boataria começou há muito tempo quando vazou na imprensa que o cantor estava com problema sério nas cordas vocais. Com a voz recuperada e com o passar dos anos o público e a mídia esqueceram o assunto. Mas o tema voltou à tona pouco tempo após a confirmação da saída de Bell Marques do Chiclete com Banana. Circulou nas redes sociais a possibilidade de o grupo acabar. Nesta terça-feira (14), foi postada no Instagram do Asa de Águia uma mensagem tranquilizando os fãs e admiradores.

DILMA ROUSSEFF SE PREOCUPA COM ONDA DO MOMENTO OS "ROLEZINHOS" EM SHOPPINGS

A onda de “rolezinhos” – encontros de jovens da periferia marcados em shoppings – na capital paulista tem preocupado centros de compra de todo o país. Por este motivo, os estabelecimentos têm se preparado para enfrentar episódios semelhantes aos que têm acontecido em São Paulo. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, até mesmo a presidente Dilma Rousseff observa o fenômeno com preocupação. O temor da presidente seria ver a adesão de adeptos da tática de protesto black bloc aos rolezinhos. Dilma chegou até a convocar uma reunião com sua equipe nesta terça-feira (14) para tratar do assunto. Em Salvador, um grupo combina pelas redes sociais a realização de um "rolezinho" no Shopping Barra.

APENAS 200 MIL VAGAS PÁRA DETENTOS É O DISPONÍVEL NO BRASIL

O sistema penitenciário brasileiro tem um déficit de 200 mil vagas, de acordo com dados referentes ao fim de 2013 e início de 2014. Em todo o país, a população carcerária soma 563.723 e o número de vagas 363.520 mil. A Bahia tem 11.470 detentos e apenas 8.347 vagas em presídios. De acordo com levantamento realizado pelo G1, o número de presos é quatro vezes maior que o registrado há 20 anos. A relação atual é de 280 detentos por 100 mil habitantes, enquanto em 1993 era de 85 para cada 100 mil. A superlotação carcerária ficou ainda mais evidente com a revelação do caos no sistema prisional do Maranhão nas últimas semanas. A população do estado, que tem déficit de 1,2 mil vagas prisionais, vivencia uma onda de ataques após ordens que partiram de dentro do Complexo de Pedrinhas, em São Luís.  Desde o ano passado, brigas de facções já provocaram mais de 60 mortes. São Paulo é o estado com maior déficit carcerário do país: 206,9 mil presos e 123,4 mil vagas. São 83,5 mil detentos a mais. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do estado, o aumento da população nas prisões é resultado do combate ao crime feito pela "polícia que mais prende no Brasil". Por causa de São Paulo, o Sudeste concentra 55% do déficit prisional do país – faltam 110,1 mil vagas na região. O Nordeste aparece em segundo lugar, com 38,8 mil vagas a menos que o necessário, seguido pelo Centro-Oeste (19,6 mil), pelo Norte (16,2 mil) e pelo Sul (15,3 mil). 

NA REDE MUNICIPAL DE JEQUIÉ AS AULAS TERÃO INÍCIO NO DIA 10 DE MARÇO

As aulas no ano letivo de 2014 da rede municipal de ensino em Jequié terão início no dia 10/03/2014. Na semana anterior, dias 06 e 07, será realizada a Jornada Pedagógica. O Conselho Municipal de Educação já emitiu parecer favorável para o calendário letivo elaborado por uma comissão formada por representantes da APLB, do Conselho do Fundeb, de técnicos dos departamentos pedagógico e administrativo da Secretaria de Educação do Município.

CONTROLADOR GERAL DA PMJ É ADVOGADO EM ITAGIBÁ

O advogado Daniel de Quadros Nogueira, 33 anos, foi  nomeado pela prefeita Tânia Britto,  através do Decreto nº 14.018, de 13 de janeiro de 2013, no cargo  de Controlador Geral do município de Jequié, substituindo a contadora Edijaneide Matos Lopes, que exercia o cargo desde o início da atual administração. Formado pela FIB (Faculdades Integradas da Bahia), Daniel Nogueira é especialista em Direito Público Municipal, tendo atuado profissionalmente nos setores de controladoria e procuradoria pública, nos municípios de Salvador, Camaçarí e São Francisco do Conde. Membro da Comissão de Direito do Consumidor, da subseção baiana da OAB, o novo Controlador Geral de Jequié, é natural de  Itajibá, filho da ex-secretária municipal de Saúde de Jequié, médica Áurea Quadros. Atualmente ele vinha se dedicando a realizar consultorias públicas para várias prefeituras.

73 HOMICÍDIOS REGISTRADO EM JEQUIÉ EM 2013

O Comandante do 19° BPM, Tenente Coronel Serpa, apresentou os números da criminalidade em Jequié e fez comparações entre os anos de 2012 e 2013, segundo ele houve uma redução considerável. Foram 265 roubos em 2012, contra 222 em 2013, redução de 23%; furtos em 2012, 434, em 2013 239 ocorrências de furtos registradas pela central de rádio patrulha do 19° BPM. Homicídios – em 2012 foram registradas 84 mortes, contra 73 no ano de 2013, redução de 13% o que significa 11 mortos a menos. A junção entre as policiais civil, militar, guarda municipal, a comunidade em geral foram essenciais para o combate a criminalidade e a redução de mortes em Jequié. O 19° BPM dispões hoje de 11 carros e 8 motos fazendo o patrulhamento só na área urbana de Jequié e isso tem sido fundamental no combate aos meliantes. Fonte: 19° Batalhão de Polícia Militar em Jequié.

MOTOQUEIRO MORRE EM ACIDENTE NA RODOVIA PRÓXIMO A MARACÁS

Um ônibus da empresa Novo Horizonte colidiu com uma moto na BA 026, rodovia que liga a cidade de Maracás a Contendas do Sincorá, na terça feira (14). Segundo informações, o motociclista seguia pela rodovia em direção a Maracás e teria efetuado uma manobra perigosa sendo atingido em cheio pelo ônibus, o motorista disse em depoimento que tentou desviar e mesmo assim não evitou o choque. O condutor da moto morreu na hora, ele era conhecido pelo apelido de Buda. Fonte: Blog Vadinho.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

DEPUTADO PASTOR JOSÉ DE ARIMATÉIA RECEBE TROFÉU IMPRENSA DE PARLAMENTAR DESTAQUE DE 2013 NA ALBA EM SALVADOR

Homenagens e emoção marcaram a cerimônia, que contemplou os parlamentares eleitos pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa da Bahia - formado por 42 profissionais que cobrem as atividades da Casa - com a honraria de “Destaque Parlamentar 2013”. O “Troféu Imprensa” aconteceu no início da noite de terça-feira (dia 17), e teve o Salão Nestor Duarte repleto de familiares, amigos dos homenageados, além de jornalistas e deputados. 

Bastante emocionado o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), eleito como um dos quatro parlamentares de maior destaque, deste ano, mencionou em seu pronunciamento passagens da bíblia, agradeceu o reconhecimento da imprensa falada e escrita, e afirmou que a premiação representa também um estímulo para mais trabalho ao povo baiano.  Ele recebeu o Troféu imprensa das mãos da esposa, Ana Cristina Emídio de Paiva e do filho Moisés de Paiva. 

“Agradeço a Deus, minha família, jornalistas do Comitê de imprensa da Assembleia Legislativa da Bahia e toda minha equipe de assessores pelo incentivo e reconhecimento. O dia de 17 de dezembro de 2013 foi um dos mais marcantes em 18 anos de vida pública. Mais uma vez, muito obrigado!”, ressaltou Arimatéia.

CRISTIANO RONALDO O "CR7" É ELEITO O MELHOR JOGADOR DO MUNDO EM 2013

As previsões se concretizaram! O português Cristiano Ronaldo, atacante de 28 anos do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador de 2013 e recebeu a Bola de Ouro pela segunda vez em sua carreira. Emocionado, ele chorou ao receber a premiação do Rei Pelé.

Com a eleição, Cristiano Ronaldo desbancou dois grandes favoritos: o meia francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, e o atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona.

Entre as mulheres, a goleira alemã Nadine Angerer foi a premiada como melhor jogadora do mundo de 2013. As outras duas finalistas da votação foram a meia-atacante brasileira Marta e a atacante americana Abby Wambach. A premiação aocnteceu nesta segunda (13) em Zurique, na Suíça.

A brasileira Fernanda Lima chamou mais uma vez a atenção do mundo em um vestido deslumbrante avaliado em R$ 16 mil. A top repetiu o sucesso que fez ao apresentar o sorteio das chaves da Copa das Confederações.

O Brasil ganhou um reconhecimento especial graças ao seu principal embaixador no futebol. Em homenagem aos feitos e à brilhante carreira, Pelé subiu ao palco do Kongresshaus para receber o Prêmio de Honra do Ballon d’Or FIFA 2013 e, claro, foi ovacionado pelo público presente à premiação.

SITE CRIADO PARA AJUDAR GENOÍNO JÁ ARRECADOU MAIS DE R$ 201 MIL

O site criado com objetivo de arrecadar fundos para o pagamento da multa de R$ 667,5 mil estipulada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão ao ex-presidente do PT, José Genoino, arrecadou R$ 201.394,83 nos quatro primeiros dias. Na tarde desta segunda-feira (13), a vaquinha já tinha arrecadado R$ 194 mil – cerca de 29% do valor total. A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou na semana passada que o petista tem até o dia 20 deste mês para pagar a multa à União. Além da multa, Genoino foi condenado pelo Supremo a 6 anos e 11 meses de prisão. A Justiça atualizou o valor da multa do petista, cujo valor inicial era de R$ 468 mil. A correção foi feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a partir da data dos fatos que foram julgados pela Justiça. Ou seja, os R$ 468 mil eram em valores de 2003. A informação sobre o andamento das doações foi atualizada pelo coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, que foi escolhido pelo partido como responsável em administrar as contribuições feitas por militantes. "Muita gente está doando. E o PT está recebendo tudo isso com muita alegria", afirmou Aurélio. Ele disse ainda que o prefeito de Santo André, Carlos Grana, e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, anunciaram nesta segunda em evento público que vão colaborar com Genoino no pagamento de sua multa. Ainda segundo Aurélio, o PT está organizando uma série de jantares para ajudar na arrecadação de recursos para o pagamento das multas não apenas de Genoino, mas dos outros petistas condenados no julgamento do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares.

PESQUISA APONTA O BRASIL COMO O 10º PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

O Brasil ficou em décimo lugar no ranking dos países mais felizes do mundo, de acordo com a pesquisa Barômetro Global de Otimismo, feita pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). O levantamento foi realizado em 65 economias, a partir de 66.806 entrevistados. Entre os brasileiros consultados, 71% disseram estar satisfeitos com a própria vida, acima da média mundial, que é de 60%. A porcentagem feliz da população, que havia subido de 76% em 2011 para 81% em 2012, caiu no estudo mais recente. A média mundial, que era de 53% nos últimos dois anos, melhorou. A lista é liderada pelo pequeno país Fiji, com 88% de cidadãos satisfeitos. No ranking, o Brasil ficou atrás da Colômbia (86% de moradores felizes), Arábia Saudita (80%), Argentina (78%), Finlândia (78%), México (75%), Índia (74%), Indonésia (74%) e Dinamarca (74%).

2ª DIVISÃO DO BAIANÃO: DISPUTA SERÁ DE PONTOS CORRIDOS

O Campeonato Baiano da 2ª Divisão em 2014 terá sua rodada de abertura no  dia 16 de março, de acordo aprovado na reunião do Conselho Técnico da competição realizada na segunda-feira (13/01) na sede da Federação Baiana de Futebol-FBF, em Salvador, com as presenças dos representantes dos dez clubes participantes do certame. Na reunião foi escolhida a fórmula de disputa e discutidos assuntos de importância para o sucesso do campeonato, como o cumprimento das leis e do Estatuto do Torcedor. O  presidente da Associação Desportiva  Jequié-ADJ, Juarez Sampaio “Bolinha”  e Rubem Cerqueira  do Fluminense propuseram fórmulas diferentes para a disputa, mas no fim, por votação ganhou a apresentada pela diretoria técnica da FBF. Jequié Repórter

CLÍNICA SÃO VICENTE FECHAS AS PORTAS EM JEQUIÉ

A Clinica São Vivente, por meio de seus promitentes compradores, vem comunicar aos parceiros e toda a sociedade jequieense, que encerrou suas atividades desde o dia 3 de dezembro de 2013, por motivos de desacordo comercial com os ex-sócios, que, segundo entendimento daqueles, infringiram clausula contratual, comunicando ainda que estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis. Nota enviada pela empresa SCosta Propaganda. 

Em 29 de novembro de 2013, Funcionários da Clínica São Vicente, no Centro de Jequié, fizeram uma manifestação pacífica com o objetivo de receberem seus salários atrasados e por tempo de serviço. Segundo os funcionários, a direção da empresa teria combinado negociar com os trabalhadores. A Clínica São Vicente tem mais de 70 funcionários, não está mais atendendo pacientes por conta da falta de médicos plantonista que alegam também falta de pagamento.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

AL JAZIRA AUMENTA PROPOSTA E HERNANE (BROCADOR) PODE DEIXAR O FLAMENGO

A cada gol marcado o clube irá pagar R$ 33 mil ao brocador. 
Na proposta que fez ao atacante Hernane, o clube Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, incluiu uma cláusula por perfomance: € 10 mil euros por gol – o que equivale a R$ 33 mil. Se o Brocador repetir lá o que fez pelo Flamengo em 2013 (36 gols), vai faturar mais de R$ 1 milhão. Clube e jogador esperam resolver a situação ainda nesta segunda-feira.

TEIXEIRA DE FREITAS: MULHER PRESA COM APARELHOS NAS PARTES ÍNTIMAS

Victória Hegne dos Santos, 18 anos, foi flagrada durante uma revista feita por policiais militares no centro da cidade de Teixeira de Freitas,  com um aparelho celular, bateria, chip e dois fones de ouvido introduzidos na vagina. De acordo com informações do blog Tribuna de Ibicaraí, a mulher passava pela revista  quando foi acusada a  presença de metal no corpo. A princípio ela negou que estivesse com algo escondido em  seu corpo, mas após insistência dos policiais, ela acabou confessando e entregou os objetos. A acusada foi apresentada na delegacia de Teixeira de Freitas e segue a disposição de Justiça.

POLICIA APREENDE PÁSSAROS SILVESTRES EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Pássaros silvestres que eram transportados ilegalmente foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual no município de Vitória da Conquista. A apreensão dos 19 animais aconteceu neste sábado (11). De acordo com informações da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária, que realizou a abordagem, o veículo, os ocupantes e os pássaros foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). 

APOSENTADORIAS DO INSS TERÃO REAJUSTE DE 5,56%

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima de um salário mínimo passarão a receber 5,56% a mais neste ano. O reajuste foi anunciado neste domingo (12) e representa a inflação de 2013, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE. O aumento, no entanto, ficou abaixo do previsto pelo governo e aprovado no Orçamento Geral da União, de 5,7%. No ano passado, a elevação aplicada foi de 6,20%. Com o novo aumento, que vale desde o dia 1º de janeiro, o valor máximo dos benefícios passa de R$ 4.159 para R$ 4.390,24. De acordo com informações divulgadas pela Previdência, o reajuste será concedido a 9,5 milhões de segurados. 

INSCRIÇÕES DO (PROUNI) SÃO ABERTAS NESTA SEGUNDA 13

As inscrições para a primeira edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram abertas nesta segunda-feira (23). O prazo termina às 23h59 de sexta (17). Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do programa, onde pode escolher até duas opções de curso. A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro. O programa é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada. Este ano, o edital do ProUni prevê uma alteração na lista de espera. Agora, quem não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.