Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NOVO MEDICAMENTO PARA AIDS SERÁ OFERECIDO PELO SUS A PARTIR DE MARÇO

O medicamento que associa tenofovir e lamivudina, combinação de duas drogas usadas para tratamento de pacientes com Aids, deverá começar a ser distribuído pelo governo no próximo mês. Este é o tempo estimado para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda o registro de produção para Farmanguinhos, laboratório público que, ao lado da empresa Blanver, vai fabricar o remédio no País.
 Combinações de medicamentos para Aids são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para melhorar a adesão ao tratamento e garantir melhor qualidade de vida para pacientes. Terapias para soropositivos são feitas a partir da indicação de várias drogas, prática que ganhou o apelido de "coquetel". Pacientes podem ingerir até mais de dez comprimidos diferentes por vez. "Daí a importância das associações. Elas trazem menos incômodos, tornam a vida do paciente mais prática", afirma a infectologista Lígia Raquel Brito.
 A chegada do medicamento combinado no SUS é aguardada há tempos. "Sou questionada com frequência pelos pacientes. O anúncio do projeto criou muita expectativa entre eles", completa. Atualmente, dos 310 mil soropositivos em tratamento do SUS, 73 mil usam em seu esquema terapêutico tenofovir e lamivudina.

MULHER DEU A LUZ A UMA PEDRA EM GRAVIDEZ DEPOIS DE QUATRO ANOS

Uma mulher deu à luz uma pedra, na Nigéria. Segundo o blog Not Found e o jornal cearense O Povo, Amina Bello, 25 anos, moradora do vilarejo de Unguwar Jalo, na Nigéria, teve a inédita gravidez após quatro anos (isso mesmo!) de gestação. O caso foi narrado em uma conferência médica sobre problemas na vesícula no Yola Specialist Hospital. A própria paciente deu um depoimento durante o seminário. "Eu estava grávida havia quatro anos. Em junho do ano passado eu comecei a sentir as dores do parto. Fiquei assim por três dias até que dei à luz uma pedra", disse a mulher ao jornal nigeriano The Nation. De acordo com Sunday Lengmang, especialista do Yola Hospital, o caso de Amina tem explicação médica. "Pedras e outros objetos sólidos podem se formar no corpo humano, em diferentes casos e podem se formar na vesícula biliar, na bexiga e outras partes do trato urinário", declarou o médico ao jornal nigeriano. Ainda segundo Lengmang, o fato acorre geralmente "com pessoas que diminuem a ingestão de água para combater a incontinência urinária", explicou.

HERNANE "BROCADOR" DIZ NÃO AO FUTEBOL CHINÊS E FICO AO FLAMENGO

A torcida do Flamengo pode comemorar a permanência de Hernane pelo menos até a próxima janela de transferência. Depois da vitória por 3 a 1 sobre o Emelec, no Maracanã, houve uma nova reunião entre o jogador, o empresário Paulo Pitombeira, da Talents Sports, e dirigentes do Flamengo. Em comum acordo, eles decidiram pela permanência do jogador. Com a informação, o Shanghai Shenhua partiu em busca de um novo nome e acertou a contratação do atacante colombiano Luiz Carlos Ruiz, de 27 anos, do Junior Barranquilla, e pagará US$ 4 milhões (R$ 9,4 milhões) para contratá-lo.

Hernane, inclusive, usou uma rede social para mostrar a nova camisa do Flamengo. Na legenda da foto, ele, escolhido como garoto-propaganda da fornecedora de material esportivo do clube, comemorou o “dia especial” e elogiou a nova camisa rubro-negra.

- Hoje é um dia muito especial pra mim!!! E ainda com o novo manto do Mengão, inspirado no carnaval carioca! Uma nação na mesma batida. Parabéns, Adidas Football! Que camisa linda! - escreveu o atacante.

"NÃO ME VEJO VESTINDO OUTRA CAMISA NO RIO A NÃO SER DO FLAMENGO" DIZ ELIAS

Angustiado, sozinho, vendo as janelas de transferências se fecharem e a porta para sua saída do Sporting jamais se abrir. Depois de dois meses sem conseguir definir seu futuro, Elias desabafou e se pronunciou pela primeira vez desde o começo da novela sobre sua permanência - ou não - em Portugal. Comentou ainda a negociação frustrada para retornar ao Flamengo, um encontro com dirigentes do Fluminense, a distância da família e a indefinição sobre os rumos da sua carreira. 
Em entrevista exclusiva ao programa Globo Esporte, Elias abriu o coração. O volante reitera sua vontade de voltar ao Rubro-Negro - ele ainda não desistiu -, mas ficou triste pela anunciada desistência do clube na sua contratação. O volante admite que um acerto com o Fluminense seria pouco provável, explica o motivo de ter recusado transferência para o futebol chinês, revela a angústia dos últimos dois meses, a dor por conta da distância do filho Davi e comenta sobre sua rotina em Portugal. 

COMER PEPINO FAZ BEM PARA A SAÚDE

Você sabia que o pepino é conhecido como um super fruto? Isso porque ele tem propriedades nutricionais excelentes para a saúde, é barato e facilmente encontrável em qualquer gôndola de supermercado. Se você ainda não está convencido de que deve colocar pepinos na sua próxima lista de compras, veja aqui 14 razões que certamente vão te convencer.


Pepino hidrata o corpo

Pepino equilibra o calor

Pepino elimina as toxinas

Pepino repõe as vitaminas diárias

Pepino contém minerais

Pepino ajuda na digestão e na perda de peso

Pepino revigora os olhos

Colocar uma fatia gelada de pepino sobre os olhos inchados realmente pode ajudar a reduzir bolsas sob os olhos e inchaço, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Pepino reduz o riscos o risco de câncer

Pepino é conhecido por conter secoisolariciresinol, lariciresinol e pinoresinol. Os três têm uma forte ligação com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo o de ovário, mama, próstata e câncer uterino.

Pepino cura diabetes, reduz o colesterol e controla a pressão arterial

Pepino refresca a boca

Suco de pepino cura e refresca gengivas doentes. Se você cortar uma fatia de pepino e pressioná-la para o céu da boca com a língua por meio minuto, os phytochemcials irão matar as bactérias responsáveis pelo mau hálito.

Pepino faz bem para cabelos e unhas

O pepino torna o cabelo e as unhas mais brilhantes e mais fortes.

Pepino promove a saúde das articulações, alivia artrite e a dor

O pepino promove a saúde das articulações, fortalecendo os tecidos conjuntivos. Quando misturado com suco de cenoura, o pepino pode aliviar a gota e dor da artrite, diminuindo os níveis de ácido úrico.

Pepino cura a ressaca

Pepino mantém os rins saudáveis

MESMO PRESO GOLEIRO BRUNO ASSINA CONTRATO COM TIME DE MONTES CLARO (MG) E PODE VOLTAR A JOGAR AINDA ESSE ANO

Depois de quase quatro anos afastado dos gramados, o goleiro Bruno Fernandes pode estar, em breve, de volta ao futebol. O atleta assina ainda nesta sexta-feira (28) contrato com o time do Montes Claros Futebol Clube, do norte do Estado. A informação foi confirmada pelo advogado do jogador, Francisco Simim, que informou que levará a documentação nesta manhã para Bruno, na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, onde ele cumpre pena de 22 anos e três meses de prisão pela morte da modelo Eliza Samudio.
O presidente do Montes Claros, Ville Mocellin, confirmou a contratação. Ele alegou que é necessário fechar contrato imediatamente com o atleta devido ao encerramento do prazo para inscrição na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) dos jogadores que vão disputar o Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

"PREFIRO ELA SEM BRAÇO MAS COM O CORAÇÃO FUNCIONANDO" DIZ MARIDO DE MULHER EMPURRADA NO METRÔ

A mulher que foi jogada na frente de um trem do metrô está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado estável. Ela está consciente e respira sem ajuda de aparelhos. Maria da Conceição de Oliveira, de 28 anos, perdeu o braço direito no acidente que aconteceu no dia do aniversário dela. Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa de São Paulo, ela também fraturou a coluna cervical. A polícia tenta identificar e prender o homem que cometeu a tentativa de assassinato. 

As câmeras de vigilância flagraram o momento do acidente na estação Sé do metrô, no centro de São Paulo, e a fuga do criminoso. A câmera da cabine de comando do maquinista registrou o momento em que ela foi empurrada por um homem. A plataforma estava lotada de passageiros. Depois da agressão, o homem fugiu pelos corredores da estação e passou pela catraca. A aeroviária Jussara Costa viu tudo. 

— Ele saiu do lugar onde ele estava e simplesmente se aproximou e empurrou. Só tive tempo de olhar para ver se tinha possibilidade dela sobreviver. E a sensação que tive é que o trem passou por cima dela. 

CANTOR BELL MARQUES DIZ QUE "LEPO LEPO" SERÁ A MÚSICA DESTAQUE DO CARNAVAL 2014

Se os grandes sucessos do Chiclete são contemplados neste último show de palco da banda, o sucesso do carnaval 2014 não fica de fora. Bell Marques tocou e não economizou elogios à música “Lepo Lepo” da Banda Psirico. “Essa música do Márcio Vitor, sem sombra de dúvidas, vai ser a música do carnaval. É muito divertida”, disse o vocalista que ainda aprovou a coreografia. “São só dois passos no final e eu, que sou feio dançando, não erro”, brincou. Além de “Lepo Lepo”, o chiclete tocou “Dançando”, de Ivete Sangalo, e “Chupa toda”.

ACRE DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A ENCHENTES

O governo do Acre decretou situação de emergência por conta do isolamento causado pelas cheias dos rios. Segundo a secretária adjunta de Comunicação do estado, Andréa Zílio, o governo federal acatou o pedido e o Ministério da Integração Nacional deve reconhecer oficialmente o decreto estadual nos próximos dias, para liberar recursos destinados à assistência das famílias atingidas.A maior preocupação é quanto à carência de gás de cozinha e hortifrutigranjeiros. Além do desabastecimento provocado pela cheia do Rio Madeira, que limitou o tráfego na BR-364, que liga o Acre a Rondônia, 331 famílias continuam abrigadas no Parque de Exposições de Rio Branco (AC), por causa da elevação do nível do Rio Acre.

DEPUTADO DO PT É CONDENADO POR FAZER PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

O deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos (PT-BA) foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) a pagar R$ 10 mil por veicular propaganda eleitoral antecipada em Maragogipe, por meio de outdoors espalhados pela cidade e imediações. O uso de outdoors é proibido pela Lei nº 9.504/97, mesmo no período em que a propaganda eleitoral é permitida. Na representação formulada contra o político, o procurador regional eleitoral, José Alfredo, pediu liminar que determinasse a retirada imediata da divulgação – o que foi deferido no início de fevereiro -, além do pagamento de multa no valor de R$ 25 mil. Para Alfredo, a mensagem da suposta criação de 20 mil novos postos de trabalho, associada ao nome, cargo, foto e símbolo do partido deixa “evidenciada a intenção de expor exacerbadamente a figura de pretensa candidatura no inconsciente coletivo do leitor”.

RÉUS DO MENSALÃO PODEM PEDIR REVISÃO DE OUTRAS PENAS

Depois de serem absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do crime de formação de quadrilha nesta quinta-feira (27), os réus do processo do mensalão ainda podem pedir revisão de penas a que foram condenados por outros crimes. A revisão criminal é uma nova ação, que pode ser apresentada individualmente, e só pode ser apresentada quando não cabe mais nenhum recurso contra a condenação – o que é o caso. Segundo Thiago Bottino, professor de Direito Penal da FGV Direito, disse ao G1, esse tipo de processo só pode ser apresentado em quatro circunstâncias: quando há comprovação da existência de documentos falsos no processo; se surgir uma nova prova que possa determinar a absolvição; nas ocasiões em que a punição foi imposta contrariamente à lei; ou na hipótese de, posteriormente, o tribunal mudar de entendimento com relação a uma decisão anterior. No dia 13 de março, devem ser analisado mais três recursos em relação ao crime de lavagem de dinheiro e, em tese, o processo do mensalão é encerrado. Contudo, de acordo com a Folha de S. Paulo, os advogados dos condenados já confirmam, em caráter reservado, que se articularam para pedir a revisão criminal. Eles devem esperar a aposentadoria de Joaquim Barbosa para ingressar com nova ação em que alegarão erro judiciário e pedirão que sejam anuladadas as condenações.

14 DOS 39 DEPUTADOS FEDERAIS BAIANOS JÁ FALTARAM AOS TRABALHOS DA CÂMARA EM 2014

Dos 39 deputados federais baianos, 14 já faltaram aos trabalhos em Brasília, este ano, sem apresentar justificativa. Cinco não compareceram em duas das nove sessões deliberativas e não apresentaram justificativa. São eles: Waldenor Pereira, Zezéu Ribeiro, Josias Gomes e Afonso Florence, todos do PT, e João Leão, do PP. Os outros nove, que faltaram uma vez, mas também não informaram o motivo, são: Sérgio Britto, Paulo Magalhães, Fernando Torres e Edson Pimenta, todos do PSD, além de Mario Negromonte (PP), José Rocha (PR), Marcos Medrado (SDD), Jânio Natal (PRP) e Erivelton Santana (PSC). Há ainda nove parlamentares que também faltaram a sessões, mas justificaram as ausências com licenças médicas e pedidos para cumprir missão autorizada ou obrigação político-partidária. O levantamento de frequências foi feito pela coluna Satélite, do jornal Correio, por meio do site da Câmara. Jequié Repórter

CONCURSO DO IFBA PRORROGADO ATÉ 5 DE MARÇO

O período de inscrições para o Concurso Público para Técnicos Administrativos do IFBA foi prorrogado. Agora, o candidato tem até o dia 5 de março de 2014 para se inscrever e concorrer a uma das 378 vagas oferecidas no concurso. Em Jequié, são oferecidas as seguintes vagas: 1 – Bibliotecário (nível E), 1 – Médico Clínico Geral (nível E), 1 – Nutricionista (nível E), 1 – Técnico de Laboratório de Eletromecânica (nível D), 1 – Técnico de Laboratório de Informática (nível D), 1  - Técnico em Contabilidade (nível D), 1 – Tradutor Intérprete de LIBRAS (nível D), 2 – Assistente de Alunos (nível C), 1 – Assistente de Laboratório de Informática (nível C), 1 – Auxiliar de Biblioteca (nível C). O local de inscrição e o edital do concurso você encontra site do IFBA: www.jequie.ifba.edu.br

PREFEITURA DE JEQUIÉ CONVOCA APROVADOS NO REDA REALIZADO EM 2012

A prefeita Tânia Britto está convocando candidatos aprovados em seleção pública do REDA (Regime Especial de Direito Administrativo),  – REDA,  referente ao Edital 001/2012, realizado no dia 01 de julho de 2012 e homologado em 18 de abril de 2013, Portaria Municipal nº 165. A relação dos candidatos aprovados está publicada no site oficial da prefeitura com prazo de oito dias, a contar da data da publicação do Edital, devendo os mesmos comparecerem no Setor de Recursos Humanos desta Prefeitura, objetivando a apresentação dos documentos abaixo descritos e posterior assinatura de Contrato.

CARRO É ROUBADO BANDIDOS APRONTAM E CONSEGUEM FUGIR

Por volta das 18h, o CICOM, deslocou a viatura 8.1910, até as imediações da Rua Higino Barros, segundo a Vitima o Senhor Joaquim A. Ferreira, dois elementos um deles armado, o abordaram e levaram seu veiculo um Fiat Gran Sienna, Grafite de placa OKR – 6478, ainda segundo a vitima os elementos o agrediram, evadindo do local indo em sentido a Rua Felicíssimo J. Silva, na fuga os autores atropelaram Josivaldo Silva de Jesus, 21 anos, que foi conduzido ao Hospital Geral Prado Valadares. Alguns minutos depois a policia foi acionada para averiguar uma briga de transito e verificou que se tratava do mesmo veiculo que tinha sido roubado minutos antes. Desta vez os meliantes acabaram colidindo o carro roubado em em outro carro, no Cilion. Segundo Wilson Monteiro dos Santos, condutor, um veiculo teria colidido com o seu carro e quando ele foi reclamar acabou sendo ameaçado e alvejado com um tiro no peito, sendo socorrido por populares e encaminhado ao hospital. Na fuga o Gran Sienna acabou colidindo em um Ford New Fiesta, ainda sem placas, que era conduzido por Adriana Cristina Brito. Segundo informações do boletim de ocorrências da Policia Militar o veiculo roubado acabou no trevo da BR – 101, sentido Ubaitaba, porem os autores conseguiram evadir ilesos. Júnior Mascote

PM RECUPERA MOTO ROUBADA E BANDIDOS SÃO PRESOS

Em ronda na Avenida Rio Branco a viatura 8.1927, deteve e conduziu Bruno de Souza Lima, 18 anos, vulgo “Bruno Pezão”. Além de Pezão a policia apreendeu um menor que estava na companhia do acusado trafegando em uma moto roubada horas antes nas imediações do Hiper G Barbosa, a moto estava sendo conduzida por Antônio Raimundo dos Santos, quando dois elementos um deles armado, o abordaram e anunciaram o assalto, levando a motocicleta Honda Titan EX vermelha de placa NYW – 1904. No momento da apreensão da motocicleta a placa já tinha sido arrancada, os autores ainda indicaram onde estaria uma “Garrucha” que era utilizada em vários assaltos. A dupla foi reconhecida pela vitima ficando a disposição das autoridades competentes. Júnior Mascote

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MÃE É PRESA POR SOLICITAR CORTE COM SÍMBOLOS DA MACONHA NO FILHO DE QUASE DOIS ANOS DE IDADE

Uma mulher foi presa na cidade de Santa Maria do Suaçuí, no interior de Minas Gerais, por ter solicitado que fosse feito um corte de cabelo em apologia ao uso da maconha em seu filho de 1 ano e 10 meses. Na semana passada, policiais militares da cidade viram uma criança com um corte de cabelo com desenhos de uma folha de maconha e a inscrição 4:20, conhecida internacionalmente por fazer apologia ao uso da droga. Os militares, então, relataram o caso ao delegado do município, Marcelo Teotônio de Castro, que intimou a mãe da criança para comparecer até a delegacia. Ela se apresentou com a criança, ainda com o corte de cabelo inusitado, e recebeu voz de prisão em flagrante. A mulher de 25 anos foi encaminhada para o presídio feminino de Guanhães, em Minas. A mãe alegou que não sabia os significados dos símbolos e que apenas “havia visto na internet e achado bonito”. O delegado também indiciou o cabeleireiro, autor do corte, como coautor. Ele teria dito que também não sabia que se tratava de apologia e apenas cumpriu o desejo da mãe do menino. As informações são do G1 em Minas Gerais. 

LIGAÇÃO DE FIXO PARA CELULAR FICARÁ MAIS BARATA A PARTIR DE MARÇO

As ligações locais e interurbanas feitas de telefone fixo para celular ficarão, em média, 13% mais baratas para o usuário a partir de março, conforme informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em nota divulgada nesta segunda-feira (24), o órgão informa que a queda será consequência da redução dos valores de referência para tarifas de remuneração de redes móveis (taxa de interconexão, ou VU-M) pela agência. A taxa é cobrada nos casos de ligação de um telefone fixo para celulares. A expectativa da Anatel é que os novos valores nas chamadas de fixo para móvel gerem uma economia anual para os consumidores da ordem de R$ 2,1 bilhões. Além disso, novas quedas de valores estão previstas para 2015, quando novas reduções na tarifa já estão previstas. Com as mudanças, o preço médio das ligações locais de fixo para celular passará de R$ 0,45 para R$ 0,39. Já o preço médio das ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito (exemplo: DDDs 61 e 62) passará de R$ 0,93 para R$ 0,80, enquanto o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular passará de R$ 1,05 para R$ 0,92. Desta forma, o consumidor da telefonia fixa, que hoje paga uma conta média mensal de R$ 55 passará a pagar a partir de março uma conta média de aproximadamente R$ 49. Essa redução é decorrente do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, aprovado pela Resolução número 600, de 8 de novembro de 2012, e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis.

PAPA CRIA ÓRGÃO PARA COORDENAR FINANÇAS DA IGREJA

Os assuntos econômicos e financeiros da Santa Sé serão coordenados e supervisionados por um novo orgão, criado nesta segunda-feira (24) pelo papa Francisco. A medida responde a uma série de escândalos e acusações de lavagem dinheiro no banco do Vaticano (cujo nome oficial é Instituto de Obras para a Religião) nos últimos anos. Dirigido pelo cardeal australiano George Pell, arcebispo da Austrália, o órgão foi recomendado por 15 cardeais que examinaram os problemas administrativos e econômicos do Vaticano a pedido do papa Francisco. Em comunicado oficial, a Santa Sé disse que "as mudanças na estrutura econômica e administrativa do Vaticano têm, entre seus objetivos, melhorar a utilização dos recursos, aperfeiçoando o suporte dado aos programas da igreja, principalmente àqueles dedicados aos pobres e marginalizados".

FUNKEIRO NALDO PODE TER SE CONVERTIDO E AUMENTA OS RUMORES QUE ELE PODE SE TORNAR CANTOR GOSPEL

O funkeiro Naldo resolveu se converter e se tornou evangélico. Tudo começou depois que ele conheceu o cantor gospel Thalles Roberto, no Rio de Janeiro. Impressionado, o funkeiro foi até Minas Gerais, acompanhado da esposa Ellen Cardoso - a Mulher Moranguinho - passar uns dias com o amigo. Na oportunidade, Naldo foi apresentado ao pastor Job Roberto, pai de Thalles. De acordo com informações da coluna 'Retratos da Vida', do jornal 'Extra', ele foi o responsável por fazer uma oração para o cantor, com o objetivo de trazê-lo para o caminho religioso. O momento da conversão de Naldo foi registrado em vídeo por Thalles. "Naldo recebendo de Deus em Passos-MG terrinha do profeta simples e humilde #PastorJob, um homem que tenho o orgulho de ter como PAI. Isso não pode faltar no #PROCESSO da volta! Eu passei por isso…", postou ele. O funkeiro também comentou em suas redes sociais sobre esse encontro em Minas. "Thalles maravilhoso estar com você meu irmão, coisas boas que só Deus faz! É nox aqui na casa do meu brother em Passos MG. Que coisa boa negão viver essas experiências, com sua vivência na vida de Deus e com Deus, cada vez ficando mais forte, obrigado pelo seu abraço com fogo do Espírito Santo, e me acolher como irmão (sic)", escreveu o cantor. Com isso, fica cada vez mais forte o rumor de que Naldo pode abandonar a carreira e seguir cantando música gospel.

WAGNER DIZ QUE DESEJA MULHER COMO VICE NA CHAPA DE RUI COSTA

O governador Jaques Wagner afirmou ainda achar “simpática” a ideia de ter uma mulher como vice do candidato do governo à sua sucessão, o secretário da Casa Civil Rui Costa. O chefe do Executivo baiano ressaltou, porém, que tal configuração da chapa depende das legendas aliadas. “Evidentemente que isso vem de um processo de convencimento, de conversa. Não diria que é uma imposição, mas um desejo. Vamos ver como caminham as conversas, se a gente consegue chegar a um denominador comum”, declarou Wagner ao jornal A Tarde. O governador relatou ainda que teve conversas com o prefeito de Salvador, ACM Neto, sobre a montagem da chapa das oposições, que ainda não definiram se terão candidato único e a quem caberá tal posto. “Ele me disse que a semana tinha começado com Geddel, pois o outro [Paulo Souto] não queria. E terminada a semana o outro voltando a querer e pronto, está até hoje...[o impasse]”, disse. Wagner reiterou ainda que o martelo sobre a indicação do vice, disputado por PDT e PP, só será batido após o Carnaval.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MÁRCIO MARINHO QUER FIM DE FIDELIZAÇÃO EM CONTRATOS DE TELEFONIA

Brasília (DF) - “Precisamos estar atentos às necessidades da população, buscando conciliar os seus interesses e não permitir os abusos que têm sido praticados largamente em nosso país”, afirmou o deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA), em pronunciamento realizado no Plenário da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 1257/2011, de sua autoria, proíbe o estabelecimento de cláusulas contratuais que obriguem a fidelização do consumidor, a estipulação de prazos mínimos de vigência, o pagamento de multas em casos de cancelamento antecipado de contratos de prestação de serviços e a comercialização de equipamentos tecnicamente modificados.

“Trata-se de um desrespeito dos fornecedores de produtos e serviços com o consumidor brasileiro. A fidelização e a estipulação de cláusulas contratuais com prazo mínimo de vigência ferem o Código de Defesa do Consumidor e apesar disso, através de artifícios jurídicos e interpretações da lei, essa prática ainda é permitida no Brasil”, lamentou.

Marinho destacou, ainda, que é dever do poder público coibir tais práticas, de modo a reequilibrar o mercado fornecedor de bens e serviços e a promover a competição, trazendo assim inúmeros benefícios ao consumidor. “É nosso dever, como legisladores e representantes do povo, oferecer novas proposições que possam, por meio da lei, proteger os consumidores, evitando que eles sejam ludibriados pela parte mais forte nas relações de consumo”, acrescentou.

PROJETO SOCIAL PERMITE TROCA DE ABADÁ POR LATA DE LEITE EM PÓ EM SALVADOR

Pelo 11º ano consecutivo, os foliões que acompanharem o "Trio Armandinho Dodô e Osmar" no carnaval de Salvador vão poder usar o "Abadado". O projeto, idealizado pelos músicos Aroldo e André Macêdo, permite que os foliões ganhem um abadá em troca da doação de uma lata de leite. As trocas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Curso Grandes Mestres, na Praça da Piedade, em Salvador. Neste ano, o "Fobicão", como é conhecido o trio dos irmãos Macêdo, irá desfilar no sábado (1º), às 17h, no Circuito Osmar (Campo Grande); e de domingo (2) a terça (4) no circuito da Barra (Dodô), respectivamente, às 18h, 19hh e 19h30. A partir do sábado de carnaval, as trocas devem ser feitas diretamente no trio, antes do início do desfile. Desde que foi lançado, em 2003, o projeto já arrecadou mais de 50 mil latas que foram distribuídas para instituições que cuidam de crianças carentes. O "Abadado" faz uma homenagem aos 40 anos da Banda Armandinho, Dodô e Osmar, trazendo estampado as caricaturas de Betinho, Armandinho, Aroldo e André Macêdo.

ROBERTO JEFERSON SE DESPEDE EM BLOG E DIZ QUE MANTERÁ CONTATO

Prestes a ser preso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) publicou neste domingo (23) em seu blog na internet uma despedida aos seus leitores. O texto termina com uma promessa: "Mas, tenham certeza de uma coisa: sempre que possível e dentro dos limites da lei, me comunicarei com vocês. Até breve". A mensagem foi publicada às 11h48, minutos depois de Jefferson ter chegado em casa, em Levy Gasparian, no interior do Estado do Rio, de um passeio em sua moto Harley Davidson pelas redondezas. A saída do ex-deputado durou cerca de três horas. Os agentes da Polícia Federal que fazem plantão no local desde a madrugada de sábado (22) não o acompanharam. Ao retornar, Jefferson foi surpreendido pelo comerciante Afonso Celso Dominguito de Castro, de 55 anos, que o esperava na rua para ser o primeiro doador na "vaquinha" lançada para ajudá-lo a quitar a multa de R$ 720 mil imposta pelo STF. Castro doou R$ 100 ao delator do mensalão. Jefferson foi condenado pelo STF a sete anos e 14 dias de prisão em regime semiaberto no processo do mensalão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O STF prometeu enviar nesta segunda-feira (24) à Polícia Federal o mandado de prisão contra Jefferson, para que ele possa ser conduzido a um presídio no Rio de Janeiro.

POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE ARMA EM URSO DE PELÚCIA NA BR 116

O Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vitória da Conquista apreendeu neste domingo (23) um revólver calibre 38 dentro de um urso de pelúcia, no bagageiro de um ônibus da empresa Itapemirim. Com numeração adulterada, a arma foi apreendida na altura do km 932 da BR-116, no trecho de Encruzilhada. Saído de São Paulo, o veículo tinha como destino João Pessoa, na Paraíba. Como o dono do urso de pelúcia não foi identificado, todos os passageiros foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Cândido Sales, no centro-sul do estado, segundo o Blog do Anderson.

MAIOR APROVAÇÃO DA COPA DE 2014 ESTÁ NO NORDESTE APONTA PESQUISA

Uma pesquisa realizada pela Vox Populi e a Revista Carta Capital, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, mostrou que a região Nordeste é onde há o maior apoio à realização da Copa do Mundo no Brasil com 67% de aprovação entre os entrevistados. A pesquisa ainda mostrou que, no geral, metade da população brasileira é favorável à realização da Copa do Mundo no Brasil. De acordo com o levantamento, divulgado pela revista neste domingo (23), 50% é a favor do evento e outros 39%, contra. Para 11%, a Copa é indiferente. A pesquisa ouviu 2.201 pessoas em 161 municípios e tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Vox Populi, no Sul apenas 35% da população se diz favorável ao Mundial no Brasil, enquanto 49% se declaram contra. A empresa aponta que, quanto menor a cidade, maior o apoio aos jogos. Nos pequenos municípios, 55% da população é favorável ao evento. Já nas capitais, o índice é de 50%, contra 43% das regiões metropolitanas e 41% das cidades grandes. Na zona rural, o apoio é de 62%. Entre os homens, 53% querem a Copa, contra 47% das mulheres. A porcentagem também varia de acordo com o nível de escolaridade e renda. Quanto maior nestes quesitos, menor o apoio ao Mundial. Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 53% são favoráveis. O índice cai para 48% entre quem estudou até o ensino médio e para 43% entre quem tem ensino superior. A maioria (56%) dos que recebem até dois salários mínimos apoiam o evento, mas o índice cai para 45% entre os que ganham mais de cinco salários.

EM JAGUAQUARA CASAL É PRESO POR ASSALTOS A POSTO E SUPERMERCADO

Um casal foi preso neste domingo (23) no distrito Stela Dubois, às margens da BR-116, suspeito de assaltar um posto de combustíveis e um supermercado em Jaguaquara. Ailton dos Santos Souza, 28 anos, e Érica Costa Souza, 18 anos, tentavam fugir em um carro Palio branco, placa OKP-8834, de Jaguaquara, quando foram interceptados por uma guarnição da Polícia Militar. De acordo com a PM, um adolescente de 16 anos, de iniciais I. S.S., estava com o casal e portava um revólver calibre 32, com seis cartuchos intactos. Foram apreendidos ainda R$ 280 em dinheiro. Segundo o Blog do Marcos Frahm, o casal confessou os assaltos ao Posto 24 Horas, em frente ao terminal rodoviário, no último sábado (22), e ao Supermercado Rodrigues, neste domingo.

JOVEM RECÉM FORMADO EM FISIOTERAPIA MORRE EM ACIDENTE NA AVENIDA CÉSAR BORGES

A Avenida César Borges foi na manhã de domingo (23/2) cenário de mais um  grave acidente. Por volta das 5h30, próximo ao Samu, o jovem Antonio Carlos da Cunha Júnior, 25 anos, que na noite anterior havia participado da solenidade de sua formatura em Fisioterapia, pela Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) no salão da AABB de Jequié, perdeu o controle de direção de uma caminhonete S-10 Executiva, cor preta de placa JNY 6858, subindo no passeio projetando-se no canal existente na via. Além de Antonio Carlos, que morreu no local, ocupavam o veículo Tecila Lopes de Souza e Vitor Antônio dos Santos de 27 anos que foram levados para o Hospital Prado Valadares  com escoriações, além de um menor de  17 anos que saiu ileso do acidente. O corpo de Antônio Carlos foi conduzido para o IML de Vitoria da Conquista.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CRIANÇA DE TRÊS ANOS TEM QI IGUAL AO DE EINSTEIN

Uma menina de apenas três anos acaba de se tornar o membro mais novo da “Mensa”, organização que reúne pessoas com alto quociente de inteligência (QI). De acordo com a ABC News, Alexix Martin, que mora no Arizona (EUA), já é chamada de “mini-Einstein” após memorizar todo o mapa mundi e aprender sozinha a falar espanhol. Os pais da criança começaram a perceber sua inteligência “fora do padrão” quando, com apenas 18 meses, Alexis já repetia histórias que tinha ouvido no dia anterior. Aos dois anos, ela já sabia ler. Depois, memorizou localização e nome de todas as capitais do mundo, e aprendeu espanhol pelo Ipad dos pais. Segundo a rede de TV americana, seu teste de QI foi tão avançado que os médicos não "foram capazes de calcular o número real”, apesar de estimarem que esteja em torno de 160 – mesma pontuação de Albert Einstein e Stephen Hawking. De acordo com o pai da menina, médicos acreditam que Alexis não poderá freqüentar uma escola normal, já que “crianças brilhantes são muito ansiosas e é melhor que ela esteja cercada por crianças com o mesmo potencial”. Informações da Época.

REGRAS PARA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA É DIVULGADA NO DIÁRIO OFICAL

As regras para a entrega da declaração do imposto de renda pessoa física 2014 foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (21). O período de declaração começa dia 6 de março e segue até 30 de abril. As pessoas que não declararem dentro do prazo pagarão multa de R$ 165. As declarações devem ser enviadas apenas pela internet, por meio do programa Receitanet, também disponível para tablets e smartphones. Deve declarar, entre outros, quem recebeu rendimentos tributáveis cuja a soma foi superior a R$ 25.661 em 2013, além daqueles que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil, em 2013. Como em anos anteriores, o contribuinte que enviar, no início do prazo, deverá receber a restituições nos primeiros lotes, que começam a ser liberados no dia 16 de junho. Terão prioridade, ainda, os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de portadores de moléstia grave e deficientes físicos ou mentais.

ADJ APRESENTA NOVO UNIFORME PARA A SEGUNDONA DO BAIANÃO

A equipe de marketing que trabalha este ano com a Associação Desportiva Jequié, tendo como consultor Irailton Santos de Jesus divulgou os uniformes oficiais 1 e 2, que a equipe estará utilizando durante o Campeonato Baiano de 2ª Divisão deste ano. As camisas oficiais serão disponibilizadas para aquisição pelos torcedores dentro do plano de captação de recursos. A estréia da ADJ na competição será no dia 16 de março, às 16 horas no Estádio Waldomiro Borges  tendo como adversário o Flamengo de Guanambí.

MÁRCIO MARINHO CONHECE INSTALAÇÕES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA


O deputado republicano Márcio Marinho (BA), integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, na Câmara dos Deputados, visitou as instalações do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) na última semana. Na ocasião o parlamentar foi recebido pelo diretor da instituição, Coronel-Médico Marcos Ferreira que apresentou o Plano de Expansão/Reforma do HFAB.

Durante a visita, o Coronel falou sobre o funcionamento da entidade e acompanhou o deputado na área interna da organização apresentando os equipamentos médico-hospitalares, a UTI, a emergência, a junta de saúde, o centro gerontológico e as salas de cirurgia e de internação.

“Estou impressionado com a estrutura do HFAB. Percebi a importância dessa instituição quando tomei conhecimento de que ela é gestora do Plano de Emergência vinculado ao Aeroporto de Brasília, cuja responsabilidade da área médica, caso venha a acontecer algum tipo de acidente, é de fazer a triagem das emergências e atender aos casos mais graves”, disse o deputado.

JOSÉ DE ARIMATÉIA PROMOVE ENCONTRO COM O NOVO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE

Após reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, realizada todas as terças-feiras, o presidente do Colegiado, deputado estadual José de Arimateia (PRB), se dirigiu à Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), para se reunir com o novo titular da pasta, Washington Couto.
O encontro, que aconteceu na manhã de ontem, dia 18 de fevereiro, teve o objetivo de entregar ao secretario o relatório das atividades da Comissão do ano de 2013 e definir metas do setor para 2014. 

“Viemos cumprimentar o secretário e deixá-lo ciente sobre as demandas e reivindicações do povo baiano apuradas pela Comissão de Saúde. Como presidente da Comissão, luto pela saúde pública da nossa Bahia e o secretário tem um papel fundamental nisso”, declarou.

Na oportunidade, o secretário de Saúde agradeceu a parceria com a Sesab e sugeriu que haja uma maior integração entre a Comissão e o Conselho Estadual de Saúde. “Acho o trabalho do Colegiado um exemplo e próximo da comunidade baiana. Me coloco a disposição e sugiro que este relatório seja apresentado também na próxima reunião do Conselho, próximo dia 25 de fevereiro”, disse o secretario.
Ainda na manhã de hoje, os membros da Comissão também entregaram o relatório ao presidente da ALBA, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), além do cronograma das ações a serem desenvolvidas neste ano de 2014.
A próxima audiência pública da Comissão será para discutir o Plano de Saneamento de Salvador. A data do encontro será definida pelos membros do Colegiado na próxima terça-feira, dia 24 de fevereiro.  

TEN CEL SERPA NÃO É MAIS COMANDANTE DO 19º BPM DE JEQUIÉ

O governador Jaques Wagner assinou na quarta-feira (19.02.) o decreto que exonera do comando do 19º Batalhão da Policia Militar no município de Jequié o Ten/Cel Valci Serpa. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (20.02.) abrindo vaga para o Major/PM Ricardo César Santana Lima, que no mesmo diário foi nomeado novo comandante do 19º BPM ele que pertence aos quadros do Comando Sul da Policia Militar. A data de passagem de comando deverá ser anunciada na próxima segunda-feira(24.02.) devendo acontecer logo após o carnaval.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SESSÃO ESPECIAL NA ABERTURA DO NOVO ANO LEGISLATIVO DA CÂMARA


Prefeita Tânia Brito
A prefeita Tânia Britto (PP) compareceu à sessão solene de terça-feira (18/2), que marcou a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Jequié relativos ao primeiro período ordinário de 2014. Conforme estabelecido na Lei Orgânica do Município, a prefeita fez a leitura da síntese das atividades desenvolvidas no exercício anterior por cada secretaria municipal e, em seguida apresentou  plano de ação para o ano em curso. Tânia Britto lamentou as limitações impostas às administrações municipais pela Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF, que segundo ela tem impedido que muitos programas sejam desenvolvidos satisfatoriamente pelas prefeituras. Apontou como metas o asfaltamento de algumas áreas da cidade, citando nominalmente o Parque das Algarobas, as reformas do Centro de Abastecimento Vicente Grillo e do Balvedere Geminiano Saback, pavimentações de ruas e melhoria das estradas vicinais. Citou ainda avanços na qualidade dos serviços oferecidos pelos setores de saúde e educação.
Vereador Dorival Júnior

DORIVAL JÚNIOR FAZ PEDIDO E ACOMPANHA DE PERTO OBRA REALIZADA NA AMARALINA

Dorival Júnior acompanha de perto obras no bairro Amaralina
O vereador Dorival Júnior fez um pedido ao secretário de infra estrutura, através de ofício, solicitando o patrolamento do bairro da Amaralina, a pedido dos moradores do local, e  na tarde desta terça- feira (18) o vereador esteve no local juntamente com o senhor Wilson, que trabalha com o Secretário Fernandinho, vendo o trabalho ser realizado. Desde já agradeço ao secretário Fernandinho e a prefeita por atender esse pedido de levar  melhorias para aquela comunidade, e estamos na luta por mais melhorias para está localidade, e outras localidades de toda Jequié, disse o vereador.

DORIVAL JÚNIOR PARTICIPA DE REUNIÃO PARA BUSCAR MELHORIAS DO PROCON EM JEQUIÉ

Dorival Júnior, Dr. Almiro Sena e Tânia Brito
Na última quinta feira (12), o vereador Dorival Júnior esteve juntamente com a prefeita Tânia Brito, em uma palestra na ACIJ, ministrada pelo secretário de justiça, e cidadania e direitos humanos do estado da Bahia, o Dr. Almiro Sena, falando sobre o Procon e a possibilidade de abrir uma agência maior em Jequié, ao final o vereador salientou ao Secretário da importância de abrir uma agência  maior em nossa cidade, e se colocou a disposição para lutar juntos por este objetivo, porque hoje o povo querido de Jequié quando se sente lesado em alguma negociação, não sabe onde recorrer, salientou o vereador, e a prefeita, também se colou a disposição para ajudar. 

VEREADOR DORIVAL JÚNIOR VISITA GABINTE DA PREFEITA TÂNIA BRITO BUSCANDO MELHORIAS PARA OS BAIRROS KM3 E KM4

Prefeita Tânia Brito, Dorival Júnior e Marcos Antonio
O vereador Dorival Júnior juntamente com Marcos Antonio enfermeiro do PSF do Km 4, estiveram no gabinete da prefeita Tânia Brito tentando buscar melhorias para o posto de saúde do km 3 e km 4, e solicitando da prefeita melhorias nas ruas do km 3 e km 4. Pela conversa que teve com a prefeita o vereador saiu confiante de que melhorias virão para as localidades, e em breve estará visitando novamente o gabinete da prefeita levando reivindicações e buscando melhorias para os demais bairros da cidade.

PAI E FILHO MORREM APÓS CAÍREM DO 13º ANDAR EM OSASCO- SP

Um homem de 52 anos e uma criança de seis anos morreram na noite desta segunda-feira(17) após caírem do 13º andar de um prédio na Avenida Manoel Pedro Pimentel, em Osasco, na Grande São Paulo. Segundo a Polícia Militar, a queda teria ocorrido após uma briga de casal. O homem teria pulado com o filho do apartamento onde moravam após brigar com a esposa e agredi-la. Ainda conforme a PM, a mulher foi levada para um pronto-socorro na região. A identidade dos três não foi revelada. O caso foi registrado no 5º Distrito Policial de Osasco (Centro).

PRESOS NA OPERAÇÃO GRANFALOON CHEGAM EM PRESÍDIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Os sete envolvidos nas fraudes investigadas pela Operação Granfaloon, deflagrada na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal (PF), chegaram à tarde ao Presídio Nilton Advogado Gonçalves, em Vitória da Conquista. Os ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-secretários dos municípios de Belo Campo, Tremedal, Anagé, Bom Jesus da Serra e Caraíbas, no sudoeste da Bahia, estão em prisão temporária por um período de 48h, que pode ser prorrogado. A Polícia Federal ainda não divulgou o nome dos acusados de simular licitações para desvio de verbas públicas destinadas a saúde, educação e transporte, nem do grupo de empresários que participava dos certames. Eles responderão por fraude em licitações, desvio de verba pública e formação de quadrilha. A investigação ocorreu após a Controladoria Geral da União (CGU) constatar as fraudes, que segundo informações da PF, somam um valor de quase R$ 70 milhões. Além do cumprimento de 13 mandados de prisão, houve 36 de busca e apreensão nos municípios de Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Encruzilhada, Paramirim, Poções, Planalto, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista. Foram encontrados documentos, computadores e carros de luxo. Com informações do blog do Anderson.

TARIFA DE ENERGIA DO BRASIL É A 11ª MAIS CARA

Mesmo com o pacote de 2012 para reduzir o custo da eletricidade, o Brasil ainda tem a 11ª tarifa mais elevada do mundo, mostra levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O valor é 8,8% superior à média de uma lista de 28 países selecionados pela entidade, que mantém uma espécie de "custômetro" da energia, permanentemente atualizado. Antes das medidas adotadas pela presidente Dilma Rousseff, o Brasil estava na quarta posição. A tributação responde por boa parte do problema. Segundo a entidade, impostos e contribuições federais e estaduais, mais os encargos setoriais, que são taxas específicas cobradas junto com a conta, respondem por 36,6% da tarifa. Questionado, o Ministério de Minas e Energia não respondeu. Existe uma explicação para o aumento do peso tributário nas contas de luz. "O consumidor de energia elétrica não tem para onde correr", resume o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales. Todo mundo consome e os tributos são "insonegáveis". Como consequência, os governos federal e estaduais pesam a mão na hora de cobrar impostos do setor, de forma que hoje as empresas suportam uma carga desproporcional à sua fatia na economia. Pelos cálculos do Acende Brasil, o setor elétrico responde por 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Ao mesmo tempo, é responsável por 5,2% do PIS-Cofins e por 8,7% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Se esses dois tributos fossem cortados à metade, as tarifas poderiam ter uma redução de 10%, estima Sales. Porém, as possibilidades de isso ocorrer são mínimas.Entre outras coisas, a arrecadação sobre a eletricidade, ao lado das contas de telefone e de combustível, sustenta as receitas estaduais e, em alguns casos, dá fôlego à prática da chamada guerra fiscal. A discussão sobre redução do ICMS estadual, que ganhou algum alento no ano passado, agora se encontra parada no Congresso Nacional.

HOMEM É PRESO COM DROGAS NO JEQUIEZINHO

A Polícia Militar de Jequié cumprindo determinação do Ten Cel Serpa, comandante do 19º BPM continua a intensificação nas buscas por drogas e armas, responsáveis pelo maior número de homicídios na cidade, prendeu nesta terça-feira, dia 18, Saulo de Tarcio Martins de Souza e apreendeu dois menores, 12 e 14 anos com 151 papelotes de cocaína e um quilo de maconha prensada, pronta para o comércio. A prisão, efetuada por militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional - PETO da 2º CIA PM, foi possível por conta de uma movimentação estranha em uma residência próxima ao OASIS, saída para a BR 330, percebida pelos mesmos em ronda de rotina. No momento da prisão e apreensão, os suspeitos estavam fazendo a divisão da droga para distribuição. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PASTOR JOSÉ DE ARIMATÉIA REALIZA ENCONTRO COM LIDERANÇAS EVANGÉLICAS NO PARLAMENTO BAIANO COM A PRESENÇA DO DEPUTADO FEDERAL MARCIO MARINHO

O auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, localizado na Assembleia Legislativa da Bahia foi palco nos últimos dias 13 e 14 de fevereiro de discursões voltadas ao resgate dos valores da família cristã tradicional e a luta pela defesa da doutrina evangélica em relação ao Congresso Nacional e ao governo. No Brasil há cerca de 42 milhões de evangélicos, que representam 30% à 40% da população.
A solenidade foi presidida pelo pastor e deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), proponente do Encontro Estadual de Lideranças Evangélicas em Salvador, e na oportunidade instalou no estado da Bahia o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp).

Nos dois dias de evento mais de duzentas lideranças evangélicas participaram atentamentes do Encontro, que tem um caráter permanente, com a realização de diversas reuniões em vários estados do país durante todo o ano de 2014. "Já havia participado dessa mobilização em Brasília, e hoje trago algo semelhante para a Bahia. Estamos aqui em defesa dos princípios Cristãos e valores da família. É o grito da Igreja para um novo Brasil”, explicou Arimatéia.
Na ocasião foram realizadas muitas palestras e seminários, que fizeram uma explanação em torno de temas como: a Atuação Estratégica dos Parlamentares Evangélicos, os Desafios do Cristianismo na Pós Modernidade, o Movimento Cristão pela Valorização da Vida, Fortalecimento da Família e Liberdade Religiosa.

Na Tribuna o bispo e deputado federal, Márcio Marinho (PRB), apresentou aos presentes passagens da bíblia e trouxe a reflexão sobre a família “o pilar mais importante da sociedade brasileira”, classificou

CONCURSO MISS BAHIA 2014 TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para o Miss Bahia, tradicional concurso de beleza do estado, já estão abertas. O concurso é realizado e transmitido pela Band Bahia pelo segundo ano consecutivo. A escolha da Miss baiana será realizada em maio. Todas as etapas da disputa, tal como seleção das candidatas, serão conduzidos pela emissora. As inscrições podem ser feitas através do site www.missbrasiloficial.com.br, e pagar uma taxa de R$ 30, através de cartões de crédito no próprio site. Para participar, as candidatas devem ter entre 19 e 25 anos de idade, completos no dia 1º de fevereiro deste ano. É preciso ter, no mínimo, 1,70m de altura. As concorrentes que não possuírem tal estatura, será automaticamente desclassificada. As candidatas devem, obrigatoriamente, representar um município do estado, e apresentar comprovante de residência no ato da inscrição. Ainda é exigido que as aspirantes a Miss Bahia possuam nível superior, ainda que incompleto.

OUTDOOR QUE SIMULA BEIJO GAY DE JESUS É DEPREDADO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Um dos outdoors do projeto Obranuncio, selecionado em edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), foi depredado neste domingo (16), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A peça, assinada pelo performer Ricardo Alvarenga, mostra o artista de cabelos longos vestido com uma túnica – o que remete à imagem Jesus Cristo – e  beijando um homem. Antes mesmo de ser exposta, a peça já havia sido alvo de censura por uma das empresas de mídia procuradas pela proponente do projeto, Núbia Neves, que é estudante de Cinema e Audiovisual, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Segundo Ricardo Alvarenga, em entrevista ao Bahia Notícias, a motivação do ato de vandalismo foi "homofobia", afinal esta foi a única peça degradada de toda a exposição, que conta com trabalhos fotográficos de outros cinco artistas (Alex Oliveira, George Neri, Rayza Lelis e Vinicius Gil).
Em nota, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia repudiou o acontecimento. "Questionamentos sobre uma obra de arte podem ser saudáveis, legítimos e trazer debates importantes à sociedade, mas os atos que expressam violência motivada pela homofobia são injustificáveis", afimou. O órgão disse ainda que está comprometido com a "construção de uma cultura cidadã, que possibilite a predominância de novos valores democráticos, republicanos, solidários, fraternos e de respeito à diversidade". 

HOMEM NÃO CONSEGUE ATENDIMENTO DO SAMU E REALIZA PARTO DA MULHER EM CASA

Um trabalhador rural de Juazeiro, na região norte da Bahia, precisou fazer o parto da esposa, que deu à luz terceira filha do casal na residência da família durante o final de semana. Jenilson Lima, que já é pai de duas meninas e está desempregado, afirma ter pedido socorro por telefone ao Samu, mas o órgão disse que não atenderia à ocorrência. "Eu liguei para o Samu e eles disseram que era para procurar um carro, que eles não tinham nada a ver com isso aqui", relatou o agricultor em entrevista à TV São Francisco. De acordo com informações da coordenação do Samu de Juazeiro, faz parte das atribuições do serviço o atendimento a trabalhos de parto. Somente neste fim de semana, 25 ocorrências do tipo foram atendidas na cidade. Após o procedimento realizado na residência da família, no sábado (15), mãe e filha foram atendidas na maternidade de Juazeiro. Elas devem receber alta até a terça-feira (18). A falta de atendimento será investigada pelo Samu.

OBRAS DA FIOL AVANÇAM NA BAHIA

A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), uma das maiores obras de infraestrutura e logística em andamento no país, apresenta evolução física avançada em trechos importantes do traçado em território baiano. Conforme o cronograma, as primeiras etapas (lotes 2, 3 e 4) serão entregues no final deste ano. Com a retomada do lote 1 e início das obras nos lotes 5 e 5A ainda este mês, a previsão é de que os trabalhos sejam acelerados para a conclusão no prazo, que vai até 2015. Com 1.527 quilômetros de extensão, a ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul, no município baiano de Ilhéus. A intervenção deve funcionar em 2016 e conta com apoio do Estado e investimentos do governo federal estimados em R$ 6 bilhões. A assinatura dos contratos entre o Ministério dos Transportes e os consórcios construtores, firmada no início do mês, autorizou a retomada nas obras na região de Ilhéus, onde a Fiol se integrará ao Porto Sul. O lote 1 possui 125 quilômetros de extensão e passa ainda pelos municípios de Uruçuca, Aurelino Leal, Gongogi, Ubaitaba e Itagibá. O contrato, no valor de R$ 608 milhões, tem prazo de conclusão de 22 meses. Também foi liberado o início das obras nos lotes 5 (Guanambi/Bom Jesus da Lapa) e 5A, que correspondem à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, a maior passagem ferroviária do Brasil, com três quilômetros de extensão. No total, o lote tem 162 quilômetros e cortará as cidades de Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa. O valor do contrato é de R$ 850 milhões, com vigência de 24 meses.

PROJETO DE LEI PRETENDE ESTENDER BENEFÍCIO DA MEIA ENTRADA PARA DOADORES DE SANGUE

Depois de a União estender a meia-entrada em ingressos de espetáculos artísticos, culturais e esportivos a pessoas com deficiência e seu acompanhante, além de jovens de 15 a 29 anos que comprovarem renda familiar mensal de até dois salários mínimos, o Legislativo baiano pleiteia incluir doadores regulares de sangue no benefício. O Projeto de Lei nº 20734/2014, apresentado pelo deputado Adolfo Viana (PSDB), é uma forma de "contribuir e incentivar a população a participar desta luta [pela doação de sangue]". No entanto, segundo o parlamentar, a proposta não “ponga” na decisão federal. “Não, não segui a ampliação do benefício a esses outros setores, mas sim a ideia de que os bancos de sangue nunca atingem a quantidade de bolsas necessária ”, explicou o tucano, em entrevista ao Bahia Notícias. Viana afirmou ainda que a ideia surgiu após o relato de um assessor. “Quanto mais pudermos dar acesso a pessoas que não têm condições – por quaisquer motivos – à cultura e ao esporte, melhor. Esse é o nosso dever”, teorizou. De acordo com indicações médicas, os homens podem doar sangue apenas quatro vezes ao ano e as mulheres três vezes, "portanto fica instituído que após cada doação os homens terão três meses de acesso à meia-entrada e as mulheres, quatro”. Para efeito da lei, serão considerados doadores regulares aqueles registrados nos hemocentros e bancos de sangue dos hospitais do Estado, sejam eles públicos ou privados. Ainda segundo o deputado, assinaturas de outros parlamentares serão recolhidas a fim de acelerar o processo de votação do projeto.

DURANTE A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA CQC DA BAND REPÓRTER SE ENVOLVE EM BRIGA E VAI PARAR NA DELEGACIA

Oscar Filho, do CQC (Band), disse nesta segunda-feira (17) que foi agredido ao gravar um quadro para o programa. O repórter disse que o caso foi em Esperantina, no Piauí, onde gravava para o "Proteste Já", quadro de denúncias do CQC. Nas redes sociais, Oscar publicou uma imagem dizendo que apanhou e foi parar na delegacia para denunciar o caso. "Agora na delegacia fazendo o B.O.", escreveu. O caso foi no domingo. Oscar diz que foi agredido por um jornalista da equipe de assessores da prefeitura, identificado como Gil Sobreira, e que revidou. Ele ia até a Secretaria de Educação para apurar denúncias de licitações irregulares na atual gestão. Segundo o UOL, Gil Sobreira também procurou a polícia para prestar queixa e disse que ele foi quem sofreu a primeira agressão.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS DECIDEM VOLTAR AS ATIVIDADES NESTA QUINTA (13)

Depois de 13 dias de paralisação os trabalhadores dos Correios voltam ao trabalho nesta quinta-feira (13/2). A decisão foi tomada na assembleia realizada na quarta-feira, 12, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Correio e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba). Contudo o estado de greve continua informou o sindicato. A categoria decidiu entrar em greve no dia 31 de janeiro em protesto a mudança do plano de saúde, de CorreiosSaúde para Postal Saúde, contrariando a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) na última campanha salarial de assegurar a continuidade do benefício e a estatal como gestora. De acordo com os servidores a modificação fere a cláusula 11 do acórdão vigente, que garante esses direitos.  Em nota os Correios  já tinha informado que não haverá nenhuma alteração no atual plano de saúde dos trabalhadores, o CorreiosSaúde. E que a Postal Saúde não é um plano de saúde. É uma caixa de assistência, patrocinada e mantida pela própria empresa. (A Tarde)

EM JACOBINA UMA RECÉM- NASCIDA RECEBE VACINA COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDA

Uma recém-nascida recebeu uma dose de vacina contra rotavírus com prazo de validade vencida em Jacobina, no centro norte baiano. Segundo informações do site Notícia Livre, a criança foi vacinada no dia 28 de janeiro no Posto de Saúde de Serrinha. Após alguns dias, ao verificar o cartão de vacinação, a mãe notou que o medicamento estava vencido desde novembro do ano passado. Ao Bahia Notícias, a funcionária da 16ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Manuela Carneiro, confirmou a informação, e disse que apenas uma criança recebeu a vacina vencida, mas que ela não corre nenhum risco. Ainda segundo Manuela, a Secretaria de Saúde do Estado já foi informada sobre o caso e a família da recém-nascida recebeu todas as informações necessárias.