Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

MEGA EVENTO REÚNE MAIS DE 30 MIL JOVENS EM SALVADOR: JOVENS DE JEQUIÉ PARTICIPARAM DO EVENTO

Bispo Marcello Brayner coordenador da Força Jovem Universal do Brasil
Mais de 30 mil pessoas participaram do evento "Saiba dizer não", promovido pela Força Jovem Universal. O projeto já beneficiou mais de dois milhões de jovens com a mensagem de combate às drogas. Várias caravanas se deslocaram do interior para a capital baiana onde foi realizado o evento "saiba dizer não", que teve aos participações especiais da Banda Blessed, Ed Farias, Banda Vou na Fé, Mano Gil e o bispo Marcello Brayner, que é o coordenador da FJU no Brasil, o evento tem como objetivo conscientizar aos jovens, sobre consequências causadas pelo uso de drogas. A Força Jovem Universal de Jequié também participou desse mega evento, uma caravana com dezena de jovens foram a Salvador para também conscientizar a juventude baiana, e mostrá-los que é possível se divertir e ser feliz sem precisar usar drogas. Parabéns aos jovens da Força Jovem Universal pelo evento.
Jovens de Jequié presentes no evento.

Força Jovem |Universal de Jequié.

Jovens de Jequié fazendo um self.


4 PESSOAS MORREM E OUTRAS 4 ESTÃO DESAPARECIDAS DEVIDO ROMPIMENTO DE BARRAGEM NO AMAPÁ

Quatro pessoas morreram após a barragem da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Laranjal do Jarí, no Amapá, romper, por volta das 3 horas deste sábado (29). A informação é da Secretaria de Comunicação do Amapá. Até a noite de ontem, havia a confirmação de onze desaparecidos – o número caiu para quatro. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizam buscas no local para localizar os trabalhadores. O acidente ocorreu após o rompimento de uma braçadeira do trecho da barragem de desvio do rio. Segundo o governo do Amapá, as águas são de uma barragem secundária e não atingiram moradias, que estão distantes da área afetada. O governador Camilo Capiberibe, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Miguel do Rosário, e o secretário da Indústria e Mineração, José Reinaldo, estão no município para acompanhar o serviço e tomar as medidas necessárias. A usina começou a ser construída pelo grupo EDP em 2011 e tem previsão de entrar em funcionamento em 2016. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Técnico-Científica do Amapá e pelo Corpo de Bombeiros. Com informações da Agência Brasil.

DEPOIMENTOS CONTESTAM VERSÃO DO CRIME NO CASO PESSEGHINI

A versão de que o garoto Marcelo Pesseghini, 13 anos, tenha cometido suicídio em agosto do ano passado, após matar Luís Marcelo Pesseghini, sargento da Rota , a mãe, Andréia Bovo Pesseghini, 36, cabo da PM, a avó Benedita Bovo, 67, e a tia-avó Bernadete Bovo, 55,  está sendo questionada. Segundo o portal Band.com.br, a polícia afirmou que uma testemunha-chave do caso mentiu a respeito de um churrasco que teria ocorrido horas antes do crime e que ingressos de cinema, comprovam que a família teria, na verdade, passado a tarde em um shopping center. Testemunhos dos avós paternos do jovem, que ainda não tinham sido ouvidos, dão conta de que ele “Nunca teve contato com arma de pai e mãe": “O Marcelinho nunca soube atirar”, disseram. Em uma gravação, divulgada na última quinta-feira (27), há o áudio de mensagens carinhosas entre ele e a mãe, que estavam no celular de Marcelo. Uma prima do garoto também afirmou em depoimento que ele nunca demonstrou indícios de comportamento violento. 

DENTRO DE CASA JEQUIÉ EMPATA POR 2 X 2 COM YPIRANGA

O Jequié frustrou a expectativa do torcedor que esperava ver o seu time reabilitando-se diante do Ypiranga, das duas derrotas consecutivas nas primeiras rodadas  do Campeonato Baiano da 2ª Divisão o Jequié. O time jequieense não conseguiu no domingo (30/03), no Estádio Waldomiro Borges ir além de um empate em dois a dois, após ter ficado por duas vezes em desvantagem no placar. Um público de 776 pagantes proporcionou uma renda de R$ 7.720. O time comandado pelo técnico Expedito Ventura apresentou como reforço apenas o atacante Wellington Nunes, que foi substituído por Caíque Silva, autor de um dos gols do Jequié aos 17 do segundo tempo. O gol de empate do Jequié foi marcado por Uilian, aos 37 da etapa final.

O Flamengo de Guanambí, com 7 pontos, assumiu a liderança da Segundona, após vencer fora de casa o Atlético de Alagoinhas (2×3), no Estádio Carneiro; na segunda colocação, também com 7 pontos está o Colo Colo de Ilhéus, que venceu o Jacobina, por um a zero, no Mário Pessoa. Ipitanga e Leônico, ficaram empatados em 1×1, enquanto o Itabuna, no Estádio Luiz Viana venceu o Fluminense de Feira por 2×0. No próximo domingo (06/04), o Jequié vai à cidade de Terra Nova, enfrentar o Leônico. Jequié Repórter  

FINAL DE SEMANA COM 4 HOMICÍDIOS EM JEQUIÉ

Quatro pessoas foram assassinadas em Jequié neste final semana, só no mês de março já foram 11 homicídios e no ano a soma é de 20 até agora. Às 8 horas da noite de domingo (30) a Polícia Militar foi até a URBIS 4, no bairro Jequiézinho, onde foi encontrado o corpo de Ivair Santos Moreira, 31 anos de idade, morto a tiros. Ainda de acordo informações policiais, no caminho 41 da URBIS 4 outro indivíduo foi baleado na perna esquerda e conduzido para o Hospital Prado Valadares. A matança continuou na noite de domingo, já passava das 21 horas quando a Polícia foi informada de um tiroteio no Loteamento Jardim Tropical que resultou na morte de um adolescente de 16 anos de idade, tratava-se de Diego Santos Oliveira. Até o momento os assassinos não foram presos e a motivação desses homicídios ainda são desconhecidas. Por volta das 23 horas militares e civis receberam outra informação de mais uma pessoa baleada, o crime foi na Avenida Otávio Mangabeira, no bairro Mandacaru, Nycky Santos Medrado tem 39 anos de idade e foi atingido com dois disparos de arma de fogo. Segundo o mesmo, estava dentro de casa quando chegou um elemento e efetuou os disparos fugindo em seguida. A vítima não informou a motivação do crime e nem quem é o suspeito. 

CRIANÇA RECÉM NASCIDA QUASE PERDE O BRAÇO POR CAUSA DE UM ERRO MÉDICO

Um recém nascido que nasceu no Hospital Santa Casa São Judas Tadeu quase teve o braço esquerdo amputado por causa de um suposto erro no momento da coleta de sangue. O BJM foi informado que um funcionário do Laboratório Diagnóstica, localizado na Rua Silva Jardim, Centro de Jequié, teria ido até a Santa Casa na quarta feira (26) coletar o sangue do bebê, depois do procedimento esqueceu o garrote (borracha utilizada para comprimir o braço) amarrado no braço, puxaram a roupa do recém nascido e ninguém percebeu que a borracha ficou amarrada. No dia seguinte (quinta feira) quando a mãe Daniela Novaes tirou a roupinha do bebê para dar banho percebeu o que estava acontecendo, o braço já estava roxo, foi pedida uma transferência para o a cidade de Itabuna e por um milagre divino o braço não precisou ser amputado. O vereador Soldado Gilvan pretende entrar com uma representação no Ministério Público contra o HSJT e o laboratório da Diagnóstica. O BJM ligou para a direção do laboratório neste sábado (29) e ainda não obteve uma resposta. A Santa Casa também deve se pronunciar sobre o ocorrido. Junior Mascote

quinta-feira, 27 de março de 2014

LEVANTAR PESO PODE AUMENTAR RISCO DE GLAUCOMA

Especialistas da área da visão afirmam que milhares de pessoas sem o diagnóstico de glaucoma podem se expor ao risco da cegueira caso usem pesos na academia, ou instrumentos de sopro, pelo fato de esses hábitos aumentarem a pressão nos olhos. Os especialistas consideram que embora o glaucoma tenha ligação genética, muitas pessoas desconhecem a presença da doença e podem apostar em hobbies que acelerem a pressão ocular. Segundo o jornal inglês Daily Mail, diversos estudos já associaram o levantamento de peso e o hábito de tocar instrumentos de sopro à pressão no olho. Uma pesquisa feita ao longo de 20 anos no Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital mostrou que o ato de soprar durante a atividade de supine aumenta a compressão do nervo óptico, especialmente em momentos de apneia, quando a pessoa prende a respiração. Outras atividade, como bungee jumping, podem agravar a condição. O risco é maior se estas atividades são praticadas por períodos longos. Segundo o professor de oftalmologia clínica Robert Ritchm, um paciente dele se tornou cego depois de plantar bananeira repetidamente na aula de ioga. O médico ressalta que levantadores de peso podem reduzir a pressão expirando ao levantar o peso. O glaucoma se manifesta quando o líquido dos olhos não é drenado de forma correta. A região frontal do olho fica cheia de um líquido fluido, chamado aquoso, que circula pelo olho e volta para a corrente sanguínea, o que faz constante pressão.

DILMA CAI 7 PONTOS PERCENTUAIS NAS PESQUISAS

Surpreendentemente, a aprovação do governo Dilma  Rousseff desabou 7 pontos, um percentual inesperado, caindo de 43% em dezembro para 36%, de acordo com pesquisa da CNI/Ibope. Foram entrevistadas 2002 pessoas em 141 municípios. A queda de avaliação do governo é um fato preocupante para o Palácio do Planalto, na medida em que sua maior queda foi em junho do ano passado quando ela bateu em 31%. É um fato que determina uma luz amarela que pode caminhar para interferir na campanha eleitoral de Dilma. Preocupa mais ainda porque a pesquisa foi feita sem alcançar os problemas que envolvem a Petrobras, sem se falar na CPI que deverá ser instalada no Senado, posto que a oposição conseguiu 28 assinaturas das 27, consideradas número mínimo. As oposições estão em festa. De acordo com as análises, quem mais concorreu para a queda foi a política econômica.

"MANÍACO DA BICICLETA" É CONDENADO A 108 ANOS DE CADEIA POR MORTE DE 42 CRIANÇAS

A Justiça do Maranhão condenou o mecânico de bicicletas Francisco das Chagas Brito a 108 anos e seis meses de prisão pela morte de três crianças. O mecânico já é considerado o maior assassino em série da história do Brasil, pela morte de 42 crianças. Este foi o 11º julgamento em que Francisco Brito esteve sentado no banco dos réus. As penas até então proferidas, somadas, totalizam 385 anos e seis meses de prisão. Nesta quarta-feira (25), ele foi condenado pela morte de Raimundo Nonato da Conceição Filho, 11 anos; Eduardo Rocha da Silva, 10 anos; e Edivam Pinto Lobato, 12 anos. Os dois primeiros foram assassinados em um matagal na Vila Nova Jerusalém e o terceiro teve o corpo encontrado em uma construção na Vila São José, região conhecida como Maioba, em São Luiz, no Maranhão. O Tribunal do Júri acatou a tese do Ministério Público de que o mecânico cometia homicídio qualificado: motivo torpe, emprego de meio cruel e não possibilidade de defesa das vítimas. O réu ainda foi condenado por crime vilipêndio (desrespeito) a cadáver, com pena de seis anos e nove meses na soma dos casos. Segundo a acusação, Francisco atraía as crianças para áreas de matagal com falsa promessa de recompensas, e praticava os delitos, que aconteceram entre 1991 e 2002. O Ministério Público acusa o mecânico de ser autor da morte de 42 meninos, sendo 30 do Maranhão, e 12 no Pará. Todas as vítimas tinham até 15 anos de idade e eram de famílias pobres. Francisco Brito responde ainda a 25 processos que tramitam em diversas varas criminais do Maranhão. O mecânico está preso desde 2004 no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A última condenação aconteceu na 1ª Vara de São José de Ribamar, em 2012, quando foi considerado culpado pelo assassinato, por afogamento em um brejo, de uma criança, de nove anos, que teria sido convidada para apanhar buriti, uma planta nativa da região.

REMÉDIOS TERÃO REAJUSTE DE 5,68%, MAS NÃO DEVE SUBIR PARA CONSUMIDOR

Medicamentos com preços regulados pelo governo terão reajuste de até 5,68%. Os novos valores podem ser adotados por indústrias e distribuidoras a partir desta segunda-feira (31). Segundo o Ministério da Saúde, o ajuste autorizado pode elevar o preço nas fábricas, mas não deve representar mais custo para o consumidor final. “O ajuste autorizado pode alterar o preço máximo de fábrica, porém não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos”, informou a pasta. A autorização para os novos preços foi publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União e cumpre resolução da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed). Para os remédios de baixa concorrência, que somam mais de 40% no mercado, o aumento máximo autorizado é 1,02%. Os medicamentos considerados de alta concorrência poderão ser reajustados em até 5,68%, mesmo percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. Ainda segundo a pasta federal da Saúde, a regulação vale para mais de nove mil medicamentos (mais de 40% deles estão na categoria nível três - de menor concorrência, cujas fábricas só poderão ajustar o preço teto em 1,02%). A Cmed estabelece o valor do reajuste anualmente. Toma como base critérios técnicos definidos na Lei 10.742 de 2003, como cálculo a inflação do período (de março de 2013 até fevereiro de 2014), produtividade da indústria, variação de custos dos insumos e concorrência dentro do setor. Informações da Agência Brasil.

GERENTE DOS CORREIOS DE BARRA DO CHOÇA É SEQUESTRADO

Por volta das 07h20 da manhã de quarta feira (26), o gerente das Agências Dos Correios em Barra Do Choça, estava voltando do colégio onde deixou seu filho para estudar, quando de forma inopinada um carro fechou o seu veículo o obrigando a parar. Ele observou que havia dois homens no interior do carro sendo que um deles desceu e adentrou o seu veículo o obrigando utilizando uma arma, a seguir em direção a Agência Dos Correios.
Chegando no local o gerente foi obrigado a entregar a quantia de R$ 80.000,00 que estava no interior do cofre. Os meliantes fugiram logo em seguida e liberaram o gerente na Região De Gaviõezinhos, Zona Rural De Poções. Foram empreendidas rondas, mas sem êxito

quarta-feira, 26 de março de 2014

COM ACORDO, CÂMARA APROVA MARCO CIVIL DA INTERNET

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (25) o projeto do Marco Civil da Internet, considerado com a "Constituição da Web". A proposta segue agora para análise do Senado. A votação no plenário ocorreu após o governo recuar e ceder em artigos que tratavam sobre a neutralidade de rede e a exigência de datacenters no país. Só o PPS votou contra o texto. Em relação à neutralidade, no texto aprovado ficou mantido o entendimento do governo que prevê que o responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino. Esse ponto foi um dos principais "cavalos de batalhas" entre o Palácio do Planalto e o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), desde que a proposta foi encaminhada ao Congresso em 2011. Na reta final das discussões, o PMDB também retirou todas as sugestões de alteração no texto apresentado no plenário pelo relator, Alessandro Molon (PT-RJ). "Esta não é a Casa do enfrentamento. Discutimos esse projeto à exaustão. Pelo convencimento, essa Casa tem seu melhor desempenho", declarou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Por outro lado, o governo cedeu ao retirar do projeto a previsão de que a regulamentação da neutralidade fosse feita por meio de decreto. "O governo resolveu dialogar", comemorou André Moura (SE), líder do PSC. Por sugestão de Eduardo Cunha foi eliminada a expressão "decreto" do texto e incluído o entendimento de que a normatização ocorrerá de acordo com o que prevê a Constituição. O efeito prático disso é mínimo, uma vez que a própria Carta Magna prevê que as regulamentações são de exclusiva competência da Presidência da República, para a "fiel execução das leis". Ficou estabelecido que a Presidência terá de ouvir a opinião do Comitê Gestor da Internet e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer a regulamentação. A proposta aprovada também prevê que os provedores de aplicação de internet (site e redes sociais) somente poderão ser responsabilizados civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências devidas. O projeto também estabelece responsabilidades para os provedores em casos em que um usuário da rede publique imagens com cenas de nudez ou de atos sexuais de caráter privado. A iniciativa também é conhecida como "pornografia de vingança". De acordo com a matéria, o provedor de aplicações de internet que disponibilize tal conteúdo será responsabilizado subsidiariamente pela violação da intimidade decorrente da divulgação das imagens, sem autorização de seus participantes, se não retirar o conteúdo do ar após o recebimento de notificação feita pela pessoa exposta. Na questão das guardas dos registros de acesso, os deputados definiram que os provedores de aplicação terão que manter os dados arquivados por seis meses e os provedores de conexão por pelo menos um ano. De acordo com a projeto aprovado a autoridade policial ou o Ministério Público poderá requerer, entretanto, cautelarmente que os registros de conexão sejam guardados por prazo superior. A responsabilidade pela manutenção dos dados não poderá ser transferida a terceiros.

CCJ DA CÂMARA APROVA PROJETO QUE DESTINA COTA PARA NEGROS EM CONCURSOS

O projeto de lei que propõe cotas para negros em concursos públicos, por um período de 10 anos, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26). Além de aceitar o PL, o relator do projeto, Leonardo Picciani (PMDB), apresentou três emendas – uma pede a reserva de vagas para cargos comissionados, a segunda pede que o preenchimento considere as proporções da classificação do IBGE (negros, pardos e brancos); a terceira amplia de 20 para 30% a quantidade de postos reservados para incluir indígenas. Outra emenda que já consta na proposta, acrescentada quando a Comissão de  Direitos Humanos apreciou o projeto, esabelece que 75% das cadeiras devem ser contempladas no porcentual reservado. A expectativa é de que o texto seja analisado ainda nesta quarta em plenário. 

MPF DENUNCIA NOBLAT POR RACISMO E INJÚRIA CONTRA JOAQUIM BARBOSA

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro aceitou a representação criminal do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa contra o jornalista Ricardo Noblat. A representação acusa o jornalista de racismo, difamação e injúria no texto “Joaquim Barbosa: Fora do Eixo", publicado no site do jornal O Globo. A denúncia cita o trecho do texto que afirma que “para entender melhor Joaquim, acrescenta-se a cor - sua cor. Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para enfrentar a discriminação". O MPF conclui, a partir do trecho, que para o denunciado só existiriam dois tipos que negros: os com complexo de inferioridade e os autoritários. "Assim sendo, a ação do denunciado, conscientemente voltada à incitação pública à discriminação racial e ao preconceito contra os negros em geral e contra o ofendido em particular, é manifestantemente dolosa e merece ser severamente punida". Para a procuradora da República Lilian Guilhon Dore – que determinou, em outra decisão, a retirada da postagem do ar em até 24h após a notificação -, o crime é agravado pelo fato de o artigo estar disponível na internet, em um jornal de grande circulação. As penas previstas para difamação, injúria e racismo podem somar até 10 anos de prisão. Informações da Agência Brasil.

EDILSON "CAPETINHA" É PRESO POR ATRASO NO PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

O ex-jogador de futebol Edilson Capetinha, que atuou tanto pelo Bahia quanto pelo Vitória, foi preso na tarde desta quarta-feira (26) na Avenida Anita Garibaldi, em Salvador, em operação da equipe de Investigação e Busca da Polícia Interestadual (Polinter), em cumprimento de mandado expedido pela 9ª Vara da Família de Salvador, por atraso no pagamento de pensão alimentícia. O empresário pode ficar preso na sede da Polinter, no Complexo dos Barris, por até 60 dias, até quitar a dívida ou entrar em acordo com a ex-mulher. De acordo com informações da assessoria da Polícia Civil, Edílson era procurado há três meses. Apesar de ser monitorado, os agentes não conseguiam localizá-lo. O ex-jogador não era encontrado no seu endereço e ninguém sabia informar onde ele estava. Não houve resistência no ato da prisão.

LÍDER COMUNITÁRIO ESTÁ SENDO AMEAÇADO NO ALTO DA BELA VISTA

O líder comunitário Antônio da Guarda está sofrendo ameaças de morte, elementos não identificados tentaram tocar fogo na casa dele usando coquetel molotov na semana passada, na noite de ontem (25) dois elementos a bordo de uma moto passaram atirando na casa de Antônio da Guarda, localizada na Rua Taurino Bispo, bairro Joaquim Romão, os elementos não foram identificados. O líder comunitário acredita que essas retaliações estejam acontecendo por que ele teria feito denúncias contra traficantes e cortou um pé de mangas usado pelos traficantes. Assustado, ele já pensa em vender a casa e se mudar com medo de uma ação mais violenta dos bandidos. Antônio da Guarda é funcionário da Prefeitura de Jequié e presidente da Associação dos Moradores do Alto da Bela Vista. Junior Mascote

PRESIDENTE DO PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO (PRB) MARCOS PEREIRA FALA SOBRE A CORRUPÇÃ0 NO BRASIL

O Brasil é um País corrupto. Segundo o Índice de Percepção de Corrupção (IPC), divulgado no final de 2013 pela Transparência Internacional, nosso país está na 72ª posição entre 177 nações avaliadas. Em comparação com o ano anterior, perdemos três posições. Em vez de melhorar, a situação só piorou. O desafio é grande, mas é isso que temos que mudar.

Sabemos que a corrupção é endêmica no Brasil, ou seja, ela é constante e está em todos os lugares. Desde o “gato” na TV a cabo do vizinho ao suborno de um policial para não ser multado por uma infração de trânsito, passando pela compra de produtos falsificados ou uma simples furada de fila, a maior parte dos brasileiros comete algum ato corrupto todos os dias. É o que chamamos de “jeitinho”.

Na política a situação se repete. Não é necessariamente o poder que corrompe as pessoas. São pessoas já corrompidas na própria essência que alcançam o poder por meio do seu voto. É tênue a linha que separa o político corrupto do cidadão comum adepto do “jeitinho”. Portanto, todos somos responsáveis pelos “pecados” diários cometidos contra o bem comum.

Apesar do cenário catastrófico, há gente de bem trabalhando para mudar o Brasil. Em cada canto desse país existem brasileiras e brasileiros cansados de tanta esculhambação. Precisamos reagir e colocar nossa sociedade em ordem rumo ao progresso.

Você e eu temos a missão de mudar nosso país. Cada cidadão de bem representa um tijolo na construção desta nação. A única forma de mudarmos essa triste realidade é começando por nós mesmos. O Brasil não é formado apenas por estados e cidades, com prédios e edificações. Ele é formado por pessoas com sonhos e esperanças.

Seja na educação de um filho, seja no auxílio ao necessitado, no respeito à natureza, no trato com a coisa pública, enfim, a toda hora e em todo lugar temos que trabalhar para fazer o que é certo. Sem dúvida alguma, compete aos homens públicos o exemplo e a liderança dessa jornada. Por isso, estamos fazendo nossa parte. Você também pode e deve participar da construção do novo Brasil.

segunda-feira, 24 de março de 2014

DEPARTAMENTO DE HOMICÍDIOS LANÇA LIVRETO COM FICHAS DOS 50 MATADORES MAIS PROCURADOS DA BAHIA

Criado para auxilixar na captura dos maiores homicidas da capital baiana, o Almanaque do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) tem a ficha de 50 procurados. Lançado no carnaval, o livreto já está espalhado por todas as unidades policiais de Salvador, incluindo as polícias Civil e Militar. Assim, as informações sobre os procurados, todos com mandado de prisão expedidos, ficam disponíveis para qualquer necessidade. Todos os matadores listados no almanaque têm ligação direta ou indireta com o tráfico de drogas, por isso a importância e necessidade da integração entre os departamentos. Diferentemente do Baralho do Crime, que engloba procurados por todo tipo de modalidade criminosa e fica disponível para a população no site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org), o almanaque dos matadores é, de antemão, para uso exclusivo da polícia. As informações são do Correio.  

PELA PRIMEIRA VEZ BRASIL, PAGARÁ INDENIZAÇÃO POR MORTE NA GRAVIDEZ

Uma das 1.655 mulheres mortas somente em 2002 por conta de complicações na gravidez, a vendedora Alyne Pimentel, de 27 anos, é marco na história brasileira. O caso dela será o primeiro a ser indenizado pelo governo federal. Aos seis meses de gestação de Ester, Alyne sentiu-se mal e procurou a maternidade em que fazia pré-natal, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Alyne sangrou quase um dia inteiro, até ser transferida para um hospital. Foi reanimada. Como não enviaram a ficha médica, passou 8 horas no corredor. Morreu em 16 de novembro. Na véspera, Ester havia sido enterrada. Nesta terça-feira (25), a mãe de Alyne, Maria de Lourdes Pimentel, de 64 anos, vai receber indenização do governo federal. O caso, considerado emblemático por reunir uma série de problemas enfrentados por mulheres de todo o Brasil, foi denunciado à Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2011, o Brasil foi condenado pela morte de Alyne – primeiro caso de mortalidade materna julgado pelo Comitê da ONU para Eliminação de todas as Formas de Discriminação Contra Mulheres (Cedaw, na sigla em inglês). Lourdes já sabe o que vai fazer com o dinheiro: contratar um plano de saúde. "Dinheiro não vale a perda da minha filha. O que importa é o Brasil ter sido condenado. Se não fosse essa ONU, a justiça não teria sido feita. Mas até hoje há grávidas morrendo nos hospitais", diz Lourdes, que tem um casal de filhos e hoje cuida da filha de Alyne, Alice, que tinha 5 anos quando a mãe morreu. "As coisas têm de melhorar. Eles vão indenizar todo mundo? Eu briguei não foi um dia, não foi um mês. Foram 12 anos. É mais pelo futuro das outras mães", afirmou. Lourdes prefere não revelar o valor da indenização que vai receber, mas ela diz "que não é muito e nem dá para comprar uma casa". 

VACINA CONTRA A DENGUE PODE SER DISPONIBILIZADA ATÉ SETEMBRO DESTE ANO

Uma nova vacina para evitar a dengue poderá ficar disponível no mundo a partir de setembro deste ano. A vacina poderá imunizar os quatro tipos do vírus que causam a dengue, inclusive, a mais grave: a hemorrágica. Para ser liberada, a vacina precisa de aprovação de uma comissão escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A avaliação será realizada pelo laboratório Sanofi Pasteur. A pesquisadora baiana Glória Teixeira, médica infectologista e membro do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participará da comissão. A pesquisadora diz que a doença atigne todos os países do mundo, inclusive os mais ricos.

Outros imunizantes, segundo ela, estão sendo desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com uma industria farmacêutica, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e o Instituto Butantan. Mas os testes ainda estão nas fases iniciais. De acordo com o jornal Correio, a nova vacina deve ser avaliada em junho, em Lion, na França, e em setembro, em Genebra, na Suíça. De acordo com diretora de saúde pública da Sanofi, a médica Lucia Bricks, os resultados preliminares mostram a eficácia da vacina. Os resultados da fase III do teste foi realizado em mais de 31 mil pessoas, e agora, em 2014, serão avaliados a eficácia em uma população mais ampla.

CINCO PESSOAS FICAM FERIDAS NO CLÁSSICO ENTRE BAHIA E VITÓRIA NA FONTE NOVA

Após o clássico entre Bahia e Vitória, neste domingo (23), uma confusão no setor destinado aos torcedores rubro-negros, na Arena Fonte Nova, deixou cinco feridos. De acordo com a assessoria do estádio, o atendimento foi realizado por ambulâncias ainda no gramado e os torcedores foram liberados em seguida. Ainda segundo a Arena, o tumulto começou quando um grupo presente na torcida do Vitória tentou deixar o estádio antes do horário previsto. Em um acerto com a Polícia Militar, a Fonte Nova estipula que os visitantes devem deixar o local apenas 20 minutos depois da torcida mandante, para evitar confrontos. A administração do estádio, através de nota oficial, reforçou que “os torcedores foram informados com antecedência três vezes pelo sistema de áudio e telão da arena sobre o procedimento”. Com a tentativa de descumprimento da norma, a PM foi acionada. Dessa forma, torcedores do Leão se aglomeraram no portão da arquibancada, utilizado para emergência, para fugir da confusão. Com o portão aberto, os policiais formaram um cordão de isolamento para evitar que a área de jogo fosse invadida. Segundo o jornal Correio, a PM chegou a usar gás de pimenta durante a ação. Ao veículo, o tenente-coronel Henrique Melo, comandante do Batalhão do Policiamento de Eventos, afirmou que a PM teve que intervir porque, ao forçarem a saída, torcedores encurralaram um segurança da Fonte Nova.  

sábado, 22 de março de 2014

2 PESSOAS MORREM E 3 FICAM FERIDAS EM GRAVE ACIDENTE NA SERRA DO MUTUM

A Polícia requereu pela prisão preventiva do motorista Paulo Roberto da Silva, que conduzia uma carreta carregada de polietileno, que por volta das 11h de sábado (22/03), trafegando à altura do Km 644 da BR-116, na descida da chamada “Serra do Mutum” – sentido Jaguaquara/Jequié – colidiu com outros três veículos que viajavam no sentido contrário. Paulo Roberto tomou conhecimento da prisão quando se encontrava recebendo atendimento médico no Hospital Municipal de Jaguaquara,  acusado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). O motorista da carreta teria desobedecido a orientação do sistema “Pare e Siga” executado por funcionários do Consórcio ViaBahia, que realiza obras no trecho,  tendo furado o bloqueio temporário da pista em que trafegava, vindo a colidir com os veículos  que subiam a serra com o tráfego liberado em sentido único. O passageiro do Renault/Sandero que também se envolveu no acidente, Ednaldo Medreiro de Souza, também internado no Hospital de Jaguaquara informou à polícia que o carro em que ele se encontrava era dirigido por uma pessoa que identificou apenas pelo pré–nome de Ednaldo que teria morrido carbonizado juntamente com a mãe. O sobrevivente do acidente disse que eles retornavam de São Paulo para Petrolina-PE, tendo informado como endereço a Rua 11 do bairro Mandacarú, na cidade pernambucana. Os corpos de mãe e filho permanecem no IML de Jequié. A rodovia BR 116, a partir do local onde ocorreu o acidente somente conseguiu ter o tráfego liberado nos dois sentidos, a partir das  19h quando já atingia vários quilômetros o engarrafamento de veículos.

quarta-feira, 19 de março de 2014

DEPUTADO MÁRCIO MARINHO PEDE EXPLICAÇÕES POR PREÇOS ABUSIVOS EM AEROPORTOS

Durante reunião realizada na Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA) apoiou a aprovação do requerimento que solicita ao ministro da Secretaria de Aviação Civil informações acerca dos altos preços praticados nos serviços de alimentação em aeroportos.

“Nós parlamentares passamos diariamente por essa situação e somos interrogados por outros passageiros, nas filas de aeroportos de todo o Brasil, que nos questionam sobre quem vai fazer alguma coisa para mudar essa situação. Temos que ter informações precisas dos órgãos de fiscalização e do ministro para saber como podemos legislar para acabar com esses abusos”, afirmou ao votar pela aprovação do requerimento.

Márcio Marinho informou aos membros da comissão que está à frente do quadro “Patrulha do Consumidor”, do programa Balanço Geral  Bahia exibido pela Record. “Nós entramos nessa luta para apoiar a população brasileira, especialmente a baiana, nas conquistas dos seus direitos”.

GOVERNO BUSCA ACORDO NO TEXTO PARA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), busca um acordo com integrantes da base aliada para votar ainda nesta terça-feira (18) no plenário da Casa, projeto que estabelece novas regras para a criação de municípios. A iniciativa conta com apoio do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), que também trabalha na articulação da votação da proposta. A iniciativa tem como objetivo evitar uma possível derrota do governo na sessão do Congresso Nacional na qual um dos itens da pauta é o veto feito pela presidente Dilma na proposta que tornou mais flexíveis as regras de criação e fusão dos municípios. "Estamos tentando chegar a um acordo, um consenso. Mas ainda é preciso discutir isso com o Mozarildo Cavalcanti e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO)", disse o senador Eduardo Braga. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) é autor da proposta original que foi vetada pela presidente Dilma e um dos defensores da derrubada do veto. "É uma iniciativa do Senado. Se os senadores conseguirem produzir um acordo será de responsabilidade do Senado e o governo não vai interferir. No momento em que a presidente Dilma teve que decidir, ela vetou", afirmou o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). "A expectativa é criada a partir de uma iniciativa do Senado envolvendo inclusive o relator da matéria. Se não houver nenhuma tratativa, o governo vai bancar o veto. Mas cada instância de poder joga o seu papel. E como o Senado garantiu o veto porque na Câmara nem se chegou a votar, eu acho que o Senado ganhou essa autoridade de dar uma demonstração de que está com a presidenta e, ao mesmo tempo, fazer uma negociação possível que atenda aos interesses do país", completou.

DOIS HOMENS SÃO PRESOS E UM ADOLESCENTE É APREENDIDO POR MORTE DE PASTOR EM SIMÕES FILHO

Suspeitos do sequestro e morte do pastor Edmilson Conceição dos Anjos, 60 anos, em dezembro do ano passado, Joabe de Aliberto Santos, de 19 anos, e Elimar Santos Veloso, 23, foram presos no último sábado por policiais da 26ª Delegacia (Vila de Abrantes) e um adolescente de 17 anos foi apreendido. A Polícia Civil apresentará mais detalhes sobre a investigação na tarde desta terça-feira (18), na sede da Polícia Civil, na Piedade. O pastor saiu de casa, em Simões Filho, no dia 16 e disse à família que voltaria à noite. Três dias depois, foi encontrado morto a golpes de faca em um local deserto no loteamento Jardim das Mangabeiras, em Arembepe. Na época do crime, a esposa e os dois filhos do pastor, que era líder da Igreja Batista Salamina, fez campanha nas redes sociais para encontrá-lo. No dia seguinte, o carro de Edmilson, um Corsa, foi localizado em Arembepe. O rádio do veículo havia sido roubado, mas não havia indícios de arrombamento. Edmilson era coordenador do projeto social Cecbasa, em Simões Filho, que oferece aos jovens da região, entre outros cursos, aulas de música, através das quais o aluno pode integrar a Orquestra Cecbasa.

EMPRESA DE TELEFONIA LIDERA RANKING DE RECLAMAÇÕES NA BAHIA

O Procon-BA divulgou nesta terça-feira (18) o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2013, lista das empresas mais mencionadas em reclamações registradas no órgão durante o ano passado. Os dados mostram que a primeira e a segunda posições do ranking são dominadas por um único nome, o da operadora de telefonia Oi – nas razões sociais Telemar Norte Leste S/A e TNL PCS AS. A companhia foi alvo de 1.699 denúncias. “A divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas reforça a natureza da prevenção, assegura ao consumidor a possibilidade de escolher melhor os fornecedores que irão contratar, além de permitir a promoção de políticas públicas para a defesa do consumidor”, afirmou, em nota, o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire Soares. As lojas de móveis e eletrodomésticos Insinuante e Ricardo Eletro seguem na terceira e quarta colocações, com 579 e 522 reclamações, respectivamente. No quinto lugar, aparece a gigante da tecnologia Samsung, que amargou 508 insatisfações no estado em 2013. Ao todo, a entidade de defesa do consumidor cadastrou 22.574 problemas de 1º de janeiro a 31 de dezembro

terça-feira, 18 de março de 2014

RECEITA FEDERAL JÁ CONTABILIZA 2,3 MILHÕES DE DECLARAÇÕES DO IR

Cerca de 2,3 milhões de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal até as 17h desta segunda-feira (17). O prazo para entrega vai até 30 de abril e o Fisco espera receber 27 milhões de documentos este ano. O programa gerador está disponível na página da Receita e através de aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.

HOMEM SUSPEITO DE HOMICÍDIO É PRESO EM JEQUIÉ

Suspeito de homicídio, Roque Auto Souza Júnior, conhecido pelo mesmo nome do lutador de MMA "Júnior Cigano", foi preso na madrugada desta segunda-feira (17), em Jequié, no sudoeste do estado. Segundo a Polícia Civil, Roque estava com um mandado de prisão em aberto pela morte de Josemar Pereira de Souza, o "Rasta", com quem mantinha rivalidade por causa de pontos de venda de drogas. O acusado já foi encaminhado para o Conjunto Penal de Jequié.

PROFESSORES FAZEM PROTESTO NA PRAÇA DA BANDEIRA

O primeiro dia de paralisação nacional dos professores foi marcado com atividades na Praça da bandeira, centro de Jequié, nesta segunda-feira, 17/03/2014. Trabalhadores se reversaram em discursos cobrando atenção à educação que, em nossa cidade, enfrenta um dos momentos mais críticos. Nesta terça, haverá um encontro no auditório do IERP, com a presença do advogado Italmar Palma, do setor jurídico da APLB. Jequié e Região

segunda-feira, 17 de março de 2014

INACREDITÁVEL: MOTO SE ENVOLVE EM ACIDENTE E FICA PRESA A SETE METROS DE ALTURA EM POSTE DE ILUMINAÇÃO NO CEARÁ

Um acidente ocorrido na madruga deste sábado (15), no bairro de Serrinha, em Fortaleza, no Ceará, envolvendo duas motocicletas terminou de forma inusitada, e felizmente as vítimas tiveram ferimentos leves e não correm risco de morrer. 

De acordo informações da Polícia ao Blog Notícias Mundial, uma motocicleta se chocou com um poste que caiu e a fiação terminou suspendendo outra moto que passava no sentido contrário da avenida e ficou presa a sete metros de altura em poste. As informações ainda dão conta de que um homem e uma mulher, não identificados, que ocupavam a moto, que se chocou com o poste saíram feridos e foram encaminhados a uma unidade médica. Já os dois rapazes, que não tiveram os nomes revelados, que estavam na motocicleta Honda Fan CG 150, tiveram alguns arranhões.

OPERADORAS VÃO COMEÇAR A BLOQUEAR SINAL DE CELULAR E TABLET PIRATAS

As operadoras de telefonia móvel começam a testar, a partir de segunda-feira (17/3), um novo sistema que irá bloquear chamadas feitas por celulares piratas. O bloqueio, no entanto, só será efetivo a partir de setembro. Até lá, nessa fase “pré-operacional”, os aparelhos devem continuar funcionando normalmente. Quando identificar um aparelho falsificado ou original, mas sem homologação no Brasil, o sistema deverá efetuar o bloqueio, que também vale para tablets. O objetivo do bloqueio é não só garantir a segurança dos clientes – expostos a riscos de radiação excessiva e de explosão das baterias dos aparelhos -, mas também melhorar os índices de qualidade das teles. Todo aparelho móvel sai da fábrica com um número de registro chamado IMEI. É o RG do equipamento. O chip, que é habilitado pela operadora, também tem um código, batizado de IMSI. Assim, sempre que um aparelho é ligado, ele transmite às operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho. As operadoras sabem que um celular é pirata porque seus sinais são captados pelas antenas, mas sua identidade não aparece no “radar” das teles. Quando aparece, ela é duplicada (igual à de outro telefone) ou apresenta um número inexistente no catálogo mundial de celulares. O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. Caso seja pirata, o sistema decidirá, automaticamente, pelo bloqueio dos sinais.

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE GRIPE E RESFRIADO

Muitas pessoas confundem gripe com resfriado. Enquanto o resfriado é causado por um conjunto de vírus respiratórios – entre eles o matapneumovírus, vírus sincicial respiratório e o coronavírus, por exemplo, a gripe é causada pelo vírus da influenza. Segundo Rodrigo Abensur Athanazio, diretor de divulgação da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o principal fator que gera esta confusão é a coincidência dos sintomas. Nariz entupido ou escorrendo (coriza) e tosse estão presentes nas mesmas patologias, com uma diferença. Na gripe, esses sintomas são mais intensos, o que pode vir acompanhados de febre, cansaço e fadiga, além do fato de oferecer maior risco de complicações. “Uma gripe pode, mais comumente, ser seguida de um quadro de pneumonia viral, ou de uma invasão bacteriana. Estas complicações são bem menos frequentes no caso de um resfriado”, explica Rodrigo.

HOMEM SE ENTREGA A POLÍCIA APÓS FAZER BUSCA DE SEU NOME NO GOOGLE E DESCOBRIR QUE É PROCURADO

Após fazer uma busca pelo próprio nome no Google e encontrá-lo na lista de mais procurados do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, um homem se entregou à polícia. Christopher Viatafa, de 27 anos, viu sua foto publicada em um site de uma espécie de Centro Regional de Inteligência da Califórnia. De acordo com informações do jornal “SFGate”, ele é acusado de ter atingido uma residência habitada quando realizou disparos de arma de fogo durante uma festa particular na cidade de San Leandro. Depois da procura aleatória na internet, por meio do buscador Google, Christopher contou que precisava “limpar a consciência” e decidiu se entregar prontamente às autoridades. De acordo com o site de procurados, o jovem aparece, agora, como “fugitivo capturado”.

ACIDENTE NA PONTE DO MANDACARU APÓS JOGO NO WALDOMIRÃO

Motoristas e motociclistas o deixarem o estádio Waldomiro Borges no início da noite de domingo (16/03) ou os que se dirigiam ao bairro do Mandacaru conviveram com um engarrafamento decorrente do acidente envolvendo um VW/Fox preto, placa BNT licença de São Paulo, conduzido por Leandro Menezes da Silva, 32 anos, que de acordo o boletim de ocorrência policial, evadiu-se do local, um VW/Paratí. placa JNJ 1528  de Jequié, de cor branca, dirigido por Lourivaldo Justiniano dos Santos, 76 anos e a motocicleta Honda/Fan, preta, OUU 1339 de Jequié, conduzida por Edvan de Jesus Santos, 36 anos, que levava como passageiro Carlos Alberto Fernandes Silva, 58 anos. As pessoas que sofreram escoriações em razão do triplo acidente foram conduzidas ao Hospital Geral Prado Valadares em viaturas do Samu e do Corpo de Bombeiros.  O acidente ocorreu na via de acesso ao bairro do Mandacaru, próximo a via lateral que direciona ao bairro do Jequiezinho, após a ponte Theodoro Sampaio. Jequié Repórter

ADJ PERDE NA ESTRÉIA DA SEGUNDONA DO BAIANÃO DE 2014

O time do Jequié não conseguiu fazer o seu dever de casa e foi derrotado na partida de estreia no Campeonato Baiano de Futebol da 2ª Divisão 2014, para o Flamengo de Guanambí. Colocando em campo uma equipe à base do Sub-20 que foi campeão da Copa Nacional disputada em Marília-SP e outros jogadores formados na própria cidade, o técnico Expedito Ventura (Índio), não teve muitas chances de superar a aplicada equipe de Guanambí, que demonstrou mais experiência em valores individuais, no decorrer do jogo. O time visitante abriu o placar aos 26 minutos da etapa inicial, através de Gival que colocou a bola para dentro após cabeçada que resvalou na trave esquerda do goleiro Felipe. Na etapa final com a entrada de Caíque Silva em lugar de Jaquinho, o time da casa esboçou uma aparente reação empatando o jogo aos 11 minutos, através do próprio Caíque batendo forte no canto, uma bola enfiada pelo lado esquerdo por Robinho. O gol de empate animou a torcida, mas, aos 22 minutos, Teco Baiano que acabava de entrar no jogo aproveitou falha de marcação do miolo da zaga e colocou o Flamengo de Guanambí mais uma vez à frente do marcador. O gol que deu números definitivos à partida foi marcado por Alemão, num bate pronto à bola lançada na área pelo lateral direito Maílson. A partir desse momento o time de Jequié não esboçou mais nenhuma possibilidade de reação.  A renda do jogo foi R$ 11.750 para 1.179 pagantes. O árbitro da partida foi Antonio Marcelino Rodrigues, auxiliado por Adenilson José Rodrigues e Luciano Trigueiro Xavier, tendo como quarto árbitro Gilson Silva Santos.
Jequié Repórter

sexta-feira, 14 de março de 2014

TRAGÉDIA: DOIS IRMÃOS MORREM DENTRO DE TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Dois irmãos morreram enquanto trabalhavam dando manutenção em um tanque de combustíveis do Posto da Coalhada, que fica na BR 116, no trecho conhecido como reta da coalha, na tarde desta quinta feira (13). Leomar e Jorge eram irmãos, segundo informações extraoficiais, um deles morreu dentro do tanque de combustíveis que passava por reparos, o outro irmão entrou também e acabou morrendo. As causas do acidente ainda são desconhecidas. As vítimas eram irmãos da empresária Marlene Marinho. Por volta das 11h30, Leomar Antonio, usando uma máscara descartável adentrou no interior do tanque que ainda possuía certa quantidade de óleo tendo se sentido mal chegando a desmaiar. Ao perceber a situação em que o irmão se encontrava, Jorge Carlos também adentrou ao tanque na tentativa de resgatá-lo vindo a intoxicar-se perdendo os sentidos.

quinta-feira, 13 de março de 2014

MORRE AOS 81 ANOS DE IDADE O ATOR PAULO GOULART

O ator Paulo Goulart morreu na tarde desta quinta-feira (13), em São Paulo. O marido da também atriz Nicette Bruno tinha 81 anos e estava internado em São Paulo por conta de um câncer na região entre os pulmões. O ator, nascido em Ribeirão Preto, participou de novelas como Helena, A Muralha, Uma Rosa Com Amor, Éramos Seis, Mulheres de Areia, A Patroeira, Esperança, O Quinto dos Infernos, América, Pé na Jaca, Duas Caras e Morde & Assopra. O último papel do ator na TV foi em Louco por Elas, em 2012. No cinema, o ator participou de filmes como Redentor, Gabriela, Cravo e Canela e O Tempo e o Vento, de 2012. 

quarta-feira, 12 de março de 2014

MOTORISTAS COM DEFICIÊNCIA PODEM TER ISENÇÃO DE PEDÁGIO EM RODOVIAS

Motoristas com deficiência poderão ficar isentos do pagamento de pedágio em rodovias. Pelo menos é o que prevê o projeto de lei (PLS 452/2012) aprovado em decisão terminativa nesta terça-feira (11) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Caso não seja apresentado recurso para apreciação em plenário, o projeto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Por não mencionar recursos orçamentários para cobrir as isenções, o relatório da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) conclui que “o benefício seria custeado pelo aumento do valor do pedágio para os demais motoristas”. Por isso, para assegurar a viabilidade econômica da proposta, o relatório destaca que é necessário impor limite à gratuidade, o qual poderia se dar em função de fatores como a renda da pessoa com deficiência, o grau de comprometimento da sua acessibilidade e os recursos médico-hospitalares que precisa alcançar usando a rodovia. No entanto, uma emenda acatada pelos senadores estabelece que essa regulamentação ficará a cargo do Executivo. As informações são da Agência Brasil. 

BANDIDOS EXPLODEM AGÊNCIA BANCÁRIA E CAUSA APAGÃO EM MACAÚBAS CENTRO-SUL DA BAHIA

Mais uma agência bancária foi alvo de bandidos no interior da Bahia. Na madrugada desta quarta-feira (12), um grupo explodiu o cofre do Banco do Brasil da cidade de Macaúbas, no centro-sul da Bahia. De acordo com informações do site Macaúbas On Off, testemunhas relatam que homens fortemente armados ainda provocaram um apagão na cidade e efetuaram vários tiros contra a sede da 4ª Companhia Independente de Polícia (CIPM), viaturas e residências do município.
Testemunhas ainda afirmaram que alguns bandidos usavam uniformes que imitam os das Forças Armadas, mais precisamente a do Exercito Brasileiro, e fugiram em três carros. A ação ocorreu volta de 1h30 e o fornecimento de energia retornou por volta das 5h. A polícia procura informações a respeito da possível rota de fuga e já foi solicitado reforço do comando geral e apoio aéreo para realizar diligências na região. Mesmo com a violência da ação, não há informações sobre feridos.  


CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DE GRUPO PARA ACOMPANHAR INVESTIGAÇÕES SOBRE A PETROBRAS NA HOLANDA

Uma comissão externa de deputados será criada para ir à Holanda acompanhar investigações de denúncias relacionadas à Petrobras. A aprovação da criação do grupo aconteceu nesta terça-feira (11), na Câmara de Deputados, e contou com o apoio de quatro partidos da base aliada: PMDB,PR,PTB e PSC. Foram 267 votos a favor e 28 contra, além de 15 abstenções. A oposição, que pediu que a comissão fosse criada, afirma que há denúncias de que a empresa SBM Offshore, com sede na Holanda, teria pago propina a funcionários de petroleiras de diversos países, entre as quais a Petrobras, para conseguir contratos de locação de plataformas petrolíferas entre os anos de 2005 e 2012. Autor da proposta, o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), comemorou o resultado. "A Casa mostra com clareza que cumpre sua obrigação de fiscalizar e proteger", disse. A comissão tem caráter temporário e vai acompanhar as investigações efetuadas pela instituição holandesa que é equivalente ao Ministério Público no Brasil. Os membros serão indicados pelo presidente da Câmara e definirão o plano de trabalho. Depois, devem acompanhar as investigações e adotar providências cabíveis para evitar prejuízos à Petrobras.

"CAIXA PRETA DA SAÚDE" VAI REUNIR DENÚNCIAS E PRESSIONAR GOVERNO PARA RESOLVER PROBLEMAS

Com objetivo de reunir denúncias de problemas na saúde pública e privada em todo o país, a Associação Médica Brasileira (AMB) lançou o projeto Caixa-preta da saúde. Segundo a AMB, ao acessar o site, as pessoas podem indicar o estado, a cidade e o local onde o problema foi encontrado. Para fazer isso, basta clicar no mapa e relatar o ocorrido. Fotos e vídeos também podem ser enviados e não é necessário se identificar. Uma equipe da AMB analisará o material antes de disponibilizá-lo no site. O presidente da AMB, Florentino Cardoso, disse que a intenção da iniciativa não é resolver todos os problemas da saúde brasileira, mas oferecer um canal de denúncia e pressionar o governo na tomada de decisões e providências.

PREFEITURA GASTA R$ 6,3 MIL COM TAPUMES PARA FECHAR OBRA INACABADA DA PRAÇA LUÍS VIANA

A obra de requalificação da Praça Luiz Viana, permanece paralisada causando desconforto e um péssimo aspecto na área em torno do local. Na manhã desta terça-feira (11/03) operários da prefeitura foram designados para instalar um novo tapume em torno da praça, substituindo as peças que haviam sido deterioradas pelo tempo e os espaços abertos em razão de várias placas haverem sido derrubadas por populares. A prefeitura justifica que a obra é executada com recursos federais, não cabendo a ela [prefeitura] a fiscalização. Cerca de 180 novas placas de madeirite são necessárias para refazer o tapume. Ao preço unitário médio de R$ 35,00, a prefeitura estará disponibilizando cerca de R$ 6,3 mil para o fechamento da área. De acordo comentários a determinação para que fosse refeito o tapume da praça foi apressada em razão da visita que o governador Jaques Wagner e comitiva fará a Jequié na manhã de quarta-feira, 12. Jequié Repórter

CORPO DE HOMEM ENCONTRADO MORTO PRÓXIMO AO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

O corpo de um homem identificado como Paulo Sergio, vulgo Serginho, foi encontrado na manhã desta quarta feira (12), nas imediações do Loteamento Vila do Parque, atrás do Parque de Exposições de Jequié. O cadáver estava encontrado no muro de uma residência, durante o levantamento cadavérico não foi encontrado nenhum ferimento por arma de fogo ou facada. A polícia suspeita que a morte tenha acontecido por causas naturais ou overdose, já que ele estava sangrando pela boca. Só o laudo do IML vai revelar com exatidão a causa morte. Júnior Mascote

terça-feira, 11 de março de 2014

COMISSÃO DISCUTE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DA BAHIA NA COPA DO MUNDO DE 2014

Deputado Pastor José de Arimatéia
O deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), presidente da Comissão de Saúde do Parlamento Baiano, irá promover na próxima semana, dia 17, uma Audiência Pública, para discutir amplamente a Saúde e Saneamento Básico da Bahia na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, que terá Salvador como uma das cidades-sede. O encontro irá acontecer às 10h, na Sala Eliel Martins, localizada na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo informações das Nações Unidas sobre Água e Saneamento o Brasil está entre os dez países onde mais faltam banheiros – sete milhões de brasileiros sobrevivem nessa situação. O órgão ainda aponta, que o baixo investimento em saneamento resulta em alto custo para a saúde pública, com 400 mil internados por diarreia, a um custo de R$ 140 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente entre as crianças até cinco anos. 

Preocupado com isso o presidente da Comissão vai discutir as reais condições sanitárias da Bahia, falar sobre programas, projetos e ações, que serão realizados para a Copa e a saúde de uma forma geral. “Outro ponto importante são as ações preventivas a nível de atendimento emergencial, afinal precisamos está bem preparados para receber o Mundial de Futebol”, explicou Arimatéia. 

Todas as entidades e secretarias municipais e estaduais envolvidas no planejamento para a Copa do Mundo serão convidadas. 

FUNCIONÁRIOS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARALISAM ATIVIDADES DURANTE UMA SEMANA

Os servidores técnico-administrativos das universidades estaduais da Bahia paralisaram as atividades desta segunda (10) à sexta-feira (14). A ação foi decidida em assembleia no dia 24 de fevereiro. De acordo com Gilmar Freire, do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a principal reivindicação da categoria é a regulamentação da lei do plano de cargos e carreira. Os funcionários também pedem aumento do valor do vale refeição e reajuste salarial. Trabalhadores da Uneb e das universidades estaduais do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Feira de Santana (Uefs) aderiram à paralisação. A Uesb e a Uneb estão sem aulas, mas a Uefs continua com o funcionamento normal das classes. 

BRASIL TEM UM CARRO PARA CADA QUATRO PESSOAS

Com o aumento da frota nos últimos anos, o Brasil já tem um carro para cada 4,4 habitantes, informa cruzamento de dados feito pelo G1 entre nos números de registros do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e as estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013. No total, são 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por automóvel. No último ano, apenas 19 das 5.570 cidades brasileiras contabilizaram uma queda na frota. Das dez cidades que possuem mais carros por habitante, nove estão na região Sudeste. O município campeão é São Caetano do Sul, com uma população de 156 mil para 99 mil automóveis. A média, portanto, é de dois veículos para cada três pessoas. 

R$ 1,1 TRI DE REAIS EM JUROS É O QUE OS BRASILEIROS JÁ PAGARAM DURANTE TRÊS ANOS

Empresas e famílias brasileiras desembolsaram R$ 1,108 trilhão para o pagamento de juros de 2011 a 2013, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) a partir do cruzamento de dados do Banco Central e do Instituto Brasieiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, a maior quantia, ou R$ 696,5 bilhões, foi paga pelas famílias, e o restante, R$ 411,5 bilhões, por empresas. Houve crescimento na concessão de crédito no período, segundo a Federação. De dezembro de 2011 a dezembro de 2013, o saldo em reais de linhas de financiamento e empréstimo concedidas a famílias e empresas passou de R$ 1,381 trilhão para R$ 1,508 trilhão, que corresponde a uma alta de 9,2%. Apesar do crescimento no crédito, a FecomercioSP ressalta que o porcentual de inadimplência total (pessoas físicas e jurídicas) se mantém em padrões aceitáveis. A taxa recuou de 10,4% nos meses de dezembro de 2011 e 2012 para 9,2% no último mês de 2013.

A PEDIDO DA MÃE, HOMEM MATA IRMÃO POR TER BEBIDO ÁGUA DIRETO DA GARRAFA EM FEIRA DE SANTANA

Uma briga entre irmãos terminou com a morte de um deles neste domingo (9), em Feira de Santana. Rafael Silva dos Santos, de 21 anos, foi morto a golpes de faca pelo irmão, identificado como Anúbio Silva Almeida. A mãe dos jovens, Nadja Carneiro Silva Almeida, teria pedido para um dos filhos matar o outro após uma discussão. Segundo informou a delegada Márcia Xavier, a briga começou após a vítima ter bebido água diretamente na garrafa que estava na geladeira, o que teria desegradado a mãe."O irmão se meteu e a mãe mandou que ele pegasse a faca e matasse Rafael", continou a delegada. Em entrevista ao A Tarde, um tio da vítima, que preferiu não ter o nome divulgado, informou que Rafael e Anúbio eram irmãos por parte de mãe e que brigavam constantemente. Ferido, Rafael conseguiu sair da casa e caiu alguns metros depois. Vizinhos acionaram o Samu mas quando o socorro chegou ele já estava morto. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado. Nadja Almeida e Anúbio Silva são procurados pela polícia. O caso está a cargo da delegada Herundina Nunes, do Departamento de Homicídios.

A OAB PEDE AO STF PARA FAZER CORREÇÃO NA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine a correção da tabela de incidência do Imposto de Renda (IR). A entidade quer que o STF tome uma decisão ainda neste mês para permitir que os contribuintes utilizem eventuais novos parâmetros na declaração de rendimentos, evitando desembolsos indevidos. "A atualização da base de cálculo para não incidência do imposto não acompanhou a correção monetária no decorrer dos anos. Para o ano de 2013, por exemplo, o referido montante é de R$ 1.710,78, sendo que, se a tabela tivesse sido corrigida até 2013 pelo IPCA, o valor correto seria, pelo menos, de R$ 2.758,46 ", sustenta a OAB na ação. O pedido, no qual a OAB sustenta que a não correção da tabela culminou na redução da faixa de imunidade, deverá ser analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso. Para a entidade, um número elevado de contribuintes passou a estar sujeito à incidência do imposto mesmo sem um aumento de salário que superasse a correção da renda pelo índice real da inflação.

MISTÉRIO: CELULARES DE PASSAGEIROS DE VOO DESAPARECIDO TOCAM MAS NINGUÉM ATENDE

Os telefones celulares dos passageiros do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (8), tocam, mas ninguém atende às chamadas. Pelo sinal de que os aparelhos estejam ligados, pelo menos 19 familiares dos passageiros fizeram uma declaração de que os celulares estão ligados e pedem explicações à companhia aérea. Eles reclamam que não têm sido atendidos corretamente pela empresa. Não foram encontrados vestígios do avião, que saiu de Kuala Lumpur após a 0h de sábado, com chegada prevista para as 6h30 de sábado (19h30 de sexta em Brasília) em Pequim, na China. Apesar das suspeitas das autoridades locais de que a aeronave possa ter se desintegrado durante a viagem, o terrorismo também é apontado como uma possível causa do sumiço, já que integrantes de uma quadrilha de falsificação de passaportes estavam no avião malaio. O diretor comercial da Malaysia Airlines, Hugh Dunleavy, foi avisado de que os celulares dos passageiros estavam ativos. Ele afirmou que o mesmo ocorreu com os telefones dos tripulantes e que os números foram encaminhados aos investigadores chineses. Os familiares dos passageiros requerem que a localização dos telefones seja buscada através do GPS. O porta-voz da Malaysia Airlines informou em conferência em Pequim que não se conseguiu fazer contato com os números informados pelas famílias. “Eu mesmo liguei para o número cinco vezes e o centro de comando da companhia fez o mesmo. O telefone não chamou”, disse. Com informações das agências internacionais.

PP ESTÁ DEFINIDO NA CHAPA DE RUI COSTA

O governador Jaques Wagner deve enfim anunciar até o fim desta semana o nome do escolhido para ser vice na chapa liderada pelo seu secretário da Casa Civil, Rui Costa (PT), na eleição estadual deste ano. Na briga entre o PDT do presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo e o PP do deputado federal Mário Negromonte quem levou a melhor foram os pepistas, segundo os comandantes do partido no estado. "O governador definiu: vai ficar entre eu e [João] Leão. Sexta ou sábado o governador divulga. Está mais perto do que longe, mas é o governador que vai anunciar", revelou Negromonte, em entrevista ao Bahia Notícias. Durante o carnaval, o nome de Leão pintou como favorito na corrida pela indicação, como repercutido pelo BN com o próprio Wagner. "Se for Leão, eu estou contemplado", admitiu o ex-ministro das Cidades. "O PP está definido. O governador já definiu que vai ser o PP, agora precisamos definir quem do PP, se será Eliana Boaventura, Ronaldo Carletto, Negromonte ou serei eu", despistou Leão, ao comentar o clima de ansiedade que antecede o anúncio: "Sobre a expectativa, eu não sei... [risos]". A reportagem apurou, no entanto, que, em uma reunião neste domingo (9), a cúpula do PP cravou que o nome a ser indicado é mesmo o de Leão.

INSS TERÁ NOVA SEDE CONSTRUÍDA NA ANTIGA FEIRA DO ROLO DO CEAVING

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início a construção de sua sede própria em Jequié, em  terreno de propriedade do órgão  localizado no Loteamento Costa Brito, ao lado do Restaurante Popular. A construtora Paulus, iniciou a montagem do seu canteiro de obras na manhã de segunda-feira (10/03). Insatisfeitos a presença da construtora ficaram as pessoas que atuam na chamada “feira do rato”  que protestaram e cobraram da prefeitura a definição de outra área para que eles possam dar continuidade às suas negociações informais de mercadorias. A  construção da sede própria do INSS em Jequié, foi anunciada em 6 de junho de 2012, quando esteve em Jequié a gerente executiva da regional de Feira de Santana, Hildete Neves de Farias.