Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

JUSTIÇA ELEITORAL SUSPENDE PROPAGANDA DE RUI COM LULA

A peça publicitária do PT em que aparece o pré-candidato ao governo estadual Rui Costa e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na quarta-feira (28). Na decisão, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago concedeu a medida liminar proposta pelo Democrata, partido do adversário do petista nas eleições de outubro, o ex-governador Paulo Souto. Segundo o advogado da sigla contrária, Ademir Ismerim, a defesa entrou com novo pedido para que a propaganda fosse retirada do ar, depois que o corregedor Josevando Souza Andrade havia decidido, na última sexta-feira (23), pela manutenção do comercial. A defesa argumentou que a peça configura propaganda antecipada, em descumprimento à Lei 9.096/95. Ainda cabe recurso da decisão. É a segunda vez que é determinada a suspensão de um anúncio de Rui. Outra publicidade do pré-candidato, com a aparição da presidente Dilma Rousseff, foi retirada do ar com decisão do TRE há 15 dias. BN

CAIXA VAI FUNCIONAR DAS 8H30 ÀS 12H30 EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL

As agências da Caixa Econômica Federal vão atender ao público das 8h30 às 12h30 (horário de Brasília) nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante o mundial.
 Até o momento estão confirmados três jogos da seleção brasileira nos dias 12, 17 e 23 de junho. Em abril, o Banco Central autorizou os bancos a atender ao público em horário alternativo em dias de jogos da seleção, com funcionamento mínimo de quatro horas.
 Segundo o BC, as instituições financeiras terão que afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias dos jogos, com antecedência mínima de dois dias úteis.

PT ENTROU NA MESMICE DE OUTROS PARTIDOS, DIZ LULA.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a forma de atuação do seu partido, o PT, durante entrevista à revista "Carta Capital" divulgada nesta sexta-feira (30). Ele disse ainda que não se pode permitir que "meia dúzia de pessoas" deforme a imagem do partido. "O PT começa a errar, quando começa a utilizar as mesmas práticas dos outros. Todo mundo quer muito dinheiro para se eleger alguma coisa, todo mundo quer facilidade daqui, facilidade dali", afirmou Lula. "O partido também começou a entrar na mesmice dos outros partidos." Durante a conversa com o jornalista Mino Carta e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, o ex-presidente disse que o PT foi a oportunidade de o povo criar um partido em que ele mesmo dirige.

BRASIL CRESCE 1,9% E FICA ABAIXO DE PAÍSES AFETADOS POR CRISE

A economia brasileira registrou no primeiro trimestre do ano crescimento de 1,9% na comparação com o mesmo período de 2013. O índice fica abaixo do alcançado por países que também tiveram impactos da crise econômica, como os Estados Unidos que obtiveram 2,3%. Segundo o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, a alta do Produto Interno Bruto (PIB) do país foi maior do que a de nações que ainda se recuperam dos efeitos de turbulências globais, como Espanha, 0,6%; Portugal, 1,2%; e Itália, -0,5%. O resultado também foi superior ao da Rússia, 0,9%, que passa por uma crise com a Ucrânia, e próximo ao do México, 1,8%; que atravessa um momento de readequação. Em relação ao grupo de cooperação Brics, o país ficou atrás da China, 7,4%; e Índia, 4,6%; mas superou a África do Sul, 1,6%; e a Rússia, 0,9%. O levantamento foi elaborado pela Austin Rating, com base em dados do IBGE, em pareceria com os bancos centrais dos países pesquisados, com a Eurostat [agência estatística da União Europeia], com a Organização para Desenvolvimento Econômico (OECD) e com o Banco Mundial. Informações do Estadão.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

JEQUIÉ FIRMA ACORDO PARA 64 KM² DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

A empresa Rally Construtora é a vencedora do processo de licitação para pavimentação asfáltica em Jequié, um total de 64.542,30 m² de asfalto distribuídos em diversas ruas. A previsão é de que até a próxima semana os equipamentos que serão utilizados pela empresa na obra estejam operando. A conclusão do serviço de pavimentação em Jequié deve acontecer em sessenta dias. A informação é da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia – CONDER, conveniada da prefeitura na execução desta obra. Na tarde desta quarta-feira, 28 de maio, a Prefeita Tânia Britto, juntamente com o Secretário de Infraestrutura, Fernando Bomfim, e com o engenheiro da secretaria, Isac Guerra, se reuniu com o proprietário da Rally Construtora, Edmilson Aguiar, e com o coordenador da CONDER, Maurício Moraes. Eles trataram dos principais detalhes relacionados à execução do projeto, como a definição das vias da cidade que receberão a pavimentação. Animada com o comprometimento da empresa em iniciar as obras o mais rápido possível, a Prefeita Tânia Britto destacou a importância da melhor definição das ruas a serem pavimentadas. “As ruas não podem ser escolhidas por acaso. São feitos estudos detalhados para identificarmos quais serão as que mais facilitarão o trânsito na cidade e, consequentemente, melhorarão a vida da população. Todos nós estamos satisfeitos com mais este progresso para nossa Cidade Sol”, ressalta.

fonte:junior mascote

DECRETO SOBRE POLÍTICA FLORESTAL SERÁ ASSINADO NESTA SEGUNDA

O governador Jaques Wagner e o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Splenger, assinarão nesta segunda-feira (2), um decreto que regulamentará a gestão das florestas e outras formas de vegetação no estado. A norma aborda ainda a conservação da vegetação nativa e o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais. A solenidade abre a Semana do Meio Ambiente 2014 e ocorre no salão de Atos da Governadoria, às 11h. Segundo Splenger, com o decreto será possível definir metas de conservação de vegetação nativa, o regime de proteção para Áreas de Conservação Permanentes, um procedimento especial para terras de cultivo familiar e regularização da Reserva Legal, mediante compensação por servidão. Também será regulamentado o sistema Cabruca, relacionado à produção de cacau no sul da Bahia, com a aplicação da Lei Ambiental da Bahia à agricultura intensiva. Com a classificação do Cabruca como sistema agrossilvicultural, o produtor poderá realizar manejo de sombra nas plantações, o que aumenta a entrada de luz e aumenta a produtividade.

AMEAÇAS A BARBOSA TERIAM MOTIVADO APOSENTADORIA, DIZ DIPLOMATA.

O diplomata Sílvio Albuquerque Silva disse, durante entrevista, que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, recebeu diversas ameaças por telefone. "Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: 'Sua hora está chegando'", relatou. Segundo Silva, chefe de gabinete da presidência do STF, Barbosa “não aguentava mais”. "Ele chegou ao seu limite. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje. Mas sinto-o aliviado pela decisão", disse o diplomata à coluna Tempo Presente.


CRESCIMENTO DO PIB BAIANO SUPERA TAXA NACIONAL E ATINGE 0,7% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia cresceu 0,7% no primeiro trimestre deste ano, em relação aos três últimos meses de 2013. O incremento, divulgado na tarde desta sexta-feira (30) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado (SEI), é superior à taxa nacional identificada pelo IBGE – de 0,2%. Na comparação com igual período do ano passado, o PIB baiano apresentou alta de 2%, em resultado similar ao brasileiro (1,9%). De acordo com análise da SEI, a expansão econômica estadual é determinada, principalmente, pela intensificação do setor de serviços – que acumula peso de 62,1% no montante de produção –, com influência da dinâmica da área agropecuária. Para 2014, o órgão espera aumento em torno de 3% no PIB do estado.

PRISCO TEM PRISÃO REVOGADA E DEVE DEIXAR PRESÍDIO DA PAPUDA NESTA SEXTA-FEIRA

Um pedido de revogação da prisão do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), líder de três greves da Polícia Militar (PM) na Bahia, foi aceito no fim da tarde desta sexta-feira (30), pelo juiz Fábio Roque, da 17ª Vara Federal. A informação foi divulgada pelo advogado do tucano, Vivaldo Amaral. Segundo ele, o recurso deferido foi protocolado, na Justiça baiana, pela Associação das Praças da Bahia (Aspra-BA) e a Associação Nacional de Defesa dos Servidores Públicos (Andesp). Prisco foi preso em abril, a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), dois dias após o fim da paralisação deste ano da PM no estado. O vereador é suspeito por “crimes políticos graves” referentes ao movimento paredista realizado em 2012 e chefiado por ele. De acordo com o advogado Fábio Britto, que também integra a equipe de defensores do legislador, o parecer favorável à libertação foi baseado no entendimento de que “a ordem pública já foi restabelecida” na Bahia. Com a decisão, Prisco deve deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, onde está detido, ainda nesta sexta-feira (30).

RONALDO DIZ QUE POLÍCIA DEVE 'BAIXAR O CACETE' EM VÂNDALOS NOS PROTESTOS.

Ronaldo defendeu que a polícia deve "baixar o cacete" nos vândalos que participam de protestos contra a Copa do Mundo. O ex-jogador, que é integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador do Mundial, disse nesta quinta-feira que quem se infiltra nas manifestações para promover quebra-quebra e confusão deve ser preso. "Vamos separar os vândalos e os mascarados. Em minha opinião, tem de baixar o cacete neles, prender todos eles e tirar das ruas", disse o Fenômeno em sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo. Ronaldo voltou a afirmar que está insatisfeito com o atraso nas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo, mas acredita que uma possível participação sua em manifestações nas ruas causaria confusão por causa do assédio dos fãs e não atingiria os seus objetivos. "Eu protesto do meu jeito e acho que faço muito barulho. Minha indignação é a mesma do povo", justificou. O ex-jogador passou a adotar uma postura mais crítica em relação aos preparativos para o Mundial na semana retrasada, apesar de atuar junto aos organizadores da Copa desde o fim de 2011. Ele disse em entrevista à agência de notícias Reuters que sentia vergonha com o atraso nas obras. Na sabatina, ele manteve o ataque aos governantes.

COM APOSENTADORIA DE BARBOSA, LEWANDOWSKI DEVE ASSUMIR COMANDO DO STF.

Com a eventual aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o comando da mais alta corte do país deverá ser exercido pelo ministro Ricardo Lewandowski, atual vice-presidente do tribunal. Nesta quinta (29), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que magistrado informou que deixará seu cargo em junho. Por tradição, os magistrados do STF elegem o ministro com mais tempo de atuação na Corte, que ainda não presidiu o tribunal, para o comando do Judiciário. Pela regra informal, o próximo é Lewandowski. O vice-presidente da Suprema Corte só assumiria a chefia do tribunal em novembro, mas terá de antecipar a posse caso Barbosa confirme a aposentadoria precoce. Desde o fim do processo do mensalão do PT, em dezembro do ano passado, ele já afirmava estar "cansado", mas que não sabia exatamente quando deixaria o cargo. Cabe à presidente Dilma Rousseff indicar o substituto do ministro na Corte, mas não há prazo para o anúncio. O último indicado foi o constitucionalista Luís Roberto Barroso. Da atual composição do STF, Dilma indicou quatro magistrados: Luiz Fux, Rosa Weber, Teori Zavascki e Barroso.


502 GESTORES MUNICIPAIS FORAM MULTADOS PELO TCM

Apenas nos cinco primeiros meses do ano, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já multou nada menos que 502 gestores públicos baianos, entre prefeitos, ex-prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores. Volume que corresponde a quase cem por mês, aproximadamente três por dia. Em valores, as punições somaram até ontem cerca de R$ 4,5 milhões. Entre os que caíram na malha do TCM em 2014, 230 também foram condenados a devolver recursos aos cofres públicos, e não é pouca grana: R$ 49 milhões. Grande parte referente a irregularidades em licitações e contratos firmados ao arrepio da lei. Se continuar no mesmo ritmo, a Corte de Contas deve igualar a performance de 2013, quando 1.496 gestores municipais foram multados em R$ 16,3 milhões, além de 591 condenados a ressarcir o erário em R$ 138,8 milhões. Com informações do Correio da Bahia.

ANVISA ADIA DECISÃO DE LIBERAR MEDICAMENTO DERIVADO DA MACONHA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou a decisão sobre a retirada do canabidiol, derivada da maconha, da lista de substâncias proibidas no país, para permitir seu uso como medicamento. No órgão, o composto aparece na lista F2, que está relacionada a psicotrópicos. Para se inteirar do assunto, o diretor Jaime Oliveira, pediu vistas ao processo, que seria analisado nesta quinta-feira (27). Estudos têm apontado efeitos positivos no uso da substância em casos de mal de Parkinson, ansiedade, esquizofrenia e alguns transtornos de sono, entre outras doenças. Com a alteração, o canabidiol poderá ser usado por prescrição médica. 

COM A SAÍDA DE BARBOSA DILMA FARÁ INDICAÇÃO DO NOVO PRESIDENTE DO STF

A saída de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal (STF) abrirá uma nova vaga a ser preenchida por uma indicação da presidente Dilma Rousseff. Será o quinto ministro da atual composição a ser escolhido por Dilma. Dois nomes são cotados: o atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams que, antes apontado como favorito, hoje correria por fora. O problema é que, desta vez, a indicação poderá coincidir com o período eleitoral, entre julho e outubro. Isso porque Barbosa deixa o tribunal no final de junho. O Congresso estará de recesso oficial em julho e no chamado "recesso branco" durante o período eleitoral, o que pode esvaziar a obrigatória sabatina a que os nomeados têm de passar pelo Senado. Nesse sentido, o componente eleitoral será um complicador para a escolha do nome. Se a indicação for feita no meio do processo eleitoral, o governo terá de encontrar um nome que não seja combatido pela oposição. Dilma pode retardar a indicação e fazê-la depois de outubro. Mas se perder as eleições, terá também de indicar um nome consensual.

ESTUDO AFIRMA QUE GRÁVIDAS SÃO INDUZIDAS A FAZEREM CESÁREA DURANTE GESTAÇÃO

Gestantes brasileiras são convencidas a realizarem cesarianas para dar à luz. A constatação é do estudo Nascer no Brasil – Inquérito sobre Parto e Nascimento, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz. Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (29), entre as mulheres que esperavam o primeiro filho e foram atendidas em hospitais pagos, o índice que desejava cesárea era de 36% no início da gestação. No final da gravidez, essa proporção havia subido para 67%. De acordo com o Estadão, ainda que um terço das mulheres preferisse o parto normal, 89,9% tiveram seus filhos por cirurgia. Em relação às mulheres atendidas na rede pública, 15% queriam a cesárea tanto no início quanto no fim da gestação – 44% tiveram seus bebês dessa forma. A pesquisa entrevistou 23.894 mulheres em 266 hospitais de médio e grande porte, localizados em 191 municípios brasileiros. Ainda segundo o levantamento, realizado em 2011, do total das mulheres ouvidas, 72% queriam parto normal logo que engravidaram, no entanto as cesarianas ocorreram em 52% dos casos.

PESQUISA REALIZADA AFIRMA QUE PORNOGRAFIA PODE SER PREJUDICIAL A SAÚDE

Homens que assistem a vídeos pornográficos na internet podem ter menos matéria cinzenta em certas partes do cérebro. Segundo um estudo alemão divulgado nesta quinta-feira (29), eles podem também sofrer redução da atividade cerebral. "Encontramos um importante vínculo negativo entre o ato de ver pornografia durante várias horas por semana e o volume de matéria cinzenta no lóbulo direito do cérebro", afirmaram os cientistas do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano em Berlim. O efeito também é verificado na redução da atividade do córtex pré-frontal.  "Estes efeitos poderiam incluir mudanças na plasticidade neuronal resultante de intensa estimulação no centro do prazer", acrescenta o estudo. No entanto, os autores não puderam provar que estes fenômenos sejam causados diretamente pelo consumo de pornografia. Por isso, os pesquisadores afirmam que é necessário continuar com as pesquisas. O que eles consideram avanço é que o estudo já fornece um primeiro indício da relação entre o ato de assistir pornografia e a redução do tamanho e da atividade do cérebro como reação ao estímulo sexual. A pesquisa foi publicada na edição online da revista "Psychiatry", da Associação Médica Americana.

POPULAÇÃO FAZ MANIFESTAÇÃO CONTRA DESPEJO DE IDOSA NO JEQUIEZINHO

O advogado Germínio Correa Filho, da assessoria jurídica do CREA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu conhecimento de que a Justiça teria determinado um prazo de 30 dias para avaliação e solução do impasse. O advogado revelou que já está em tramitação uma ação de usucapião [termo jurídico que define o direito que um cidadão adquire em relação à posse de um bem móvel ou imóvel em decorrência do uso deste por um determinado tempo], tendo como um dos fatores dessa garantia, o uso do bem por prazo igual ou superior a dez anos. O advogado Germínio disse ainda que o Desenvolvimento Social do município estará assistindo em termos do fornecimento de assistência pessoal alimentícia e de saúde e, também de infraestrutura com a restauração do imóvel. Os pertences de “India” que estavam foram colocados do lado de fora da casa retornaram para dentro da casa.

GREVE DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO CONTINUA SEM PERSPECTIVA DE TERMINAR

Os professores da rede municipal de ensino de Jequié mantém as atividades paralisadas. Na quarta-feira (28/5) a categoria realizou nova assembleia para discutir o movimento e avaliar a última proposta  do Governo e não sendo aceitos os percentuais apresentados foi aprovada a manutenção da greve iniciada em 29 de abril. Nesta quinta-feira (29) quando os professores voltaram a realizar uma caminhada pelas ruas da cidade, o movimento atingiu a quarta semana de greve. Segundo o Sindicato,  a proposta  da administração oferece  um percentual de 8,32% para o nível I, sendo que os níveis II ao IV terão um percentual de 6,78% a partir de maio de 2014. Para que o percentual do nível II chegue a 10%, foi sugerido pagar o acréscimo de 1,54%, somente partir de janeiro de 2015. A presidente do sindicato da categoria, Caroline Moraes,  considerou que “está se repetindo a mesma história do ano passado” e que o reajuste a partir de maio vai de encontro a Lei Nacional do Piso, uma vez que esta tem data base para janeiro de 2014. Para a representante dos professores, até o momento não existe perspectiva da greve encerrar, desde quando, “a categoria decidiu não abrir mão do Plano de Carreira   e não concorda com a  proposta colocada na mesa de negociação por parte da gestão municipal”, diz

quinta-feira, 29 de maio de 2014

JOAQUIM BARBOSA ANUNCIA APOSENTADORIA

O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, em sessão da Corte Suprema no início da tarde desta quinta feira, anunciou que renunciará ao cargo, e que se aposentará dentro de mais um mês. Em junho, portanto. Barbosa, marcou sua presença com altivez e comandou todo o processo da condenação dos mensaleiros, deixará o STF em conseqüência da sua saúde, como se observou nas sessões. Ele sofre de problemas na coluna, o que o impede de ficar muito tempo sentado, obrigando-o a conduzir os trabalhos de pé. Joaquim Barbosa tem 41 anos na vida pública e ingressou no Supremo em 2003. Coube ao ministro Marco Aurélio, como o mais antigo integrante do Tribunal, saldá-lo, compreendendo os seus motivos, mas lamentando a aposentadoria de um magistrado íntegro, primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal, que honrou a corte mais elevada do Judiciário. Realmente, ele fará falta na vida pública brasileira, carente de homens probos como ele demonstrou sê-lo.

5 PRESOS FUGIRAM DO CONJUNTO PENAL DE JEQUIÉ

Pelo menos 5 presos fugiram do Presídio de Jequié, na madrugada desta quinta feira (29). Informações dão conta de que os internos teriam escavado um buraco que dá para fora do presídio, houve um tiroteio durante a madrugada e foi nesse momento que os elementos escaparam, dois deles já foram capturados e três teriam conseguido escapar. A polícia está a procura dos foragidos. A fuga foi no módulo recentemente construído com celas pré-moldadas e de alta segurança. Júnior Mascote

SECRETARIA HABITACIONAL DO MUNICÍPIO FAZ VISTORIA EM CASAS DO PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA"

A Secretaria de Infraestrutura/Diretoria de Habitação, da Prefeitura de Jequié deu início a  vistorias em todos os conjuntos residenciais do Programa “Minha Casa Minha Vida”,  construídos e entregues pelo  Governo Federal em Jequié, tomando por base denúncias de construções irregulares.  Na primeira visita, realizada na manhã de terça-feira (27/5) no Residencial Vida Jequié I, Bairro Curral Novo, os fiscais, acompanhados do diretor de Habitação, Marcos Sampaio, constataram diversas irregularidades nos imóveis como, por exemplo, obras de ampliação, conhecidas como “puxadinhos”, o que não é permitido. De acordo com Marcos Sampaio, a Caixa Econômica Federal, financiadora dos empreendimentos imobiliários, autoriza, apenas, a construção de muros frontais e dos fundos, dentro do limite determinado no projeto. “A pessoa que se inscreve é sorteada e recebe o imóvel. Ela assina um contrato no qual concorda todas as condições estabelecidas pela Caixa e Prefeitura, sob o risco iminente de perda do imóvel no caso de não cumprimento de suas obrigações”, ressalta.   Para conseguir a autorização de construção do muro, o morador deve comparecer à Secretária para fazer a Solicitação de Licença de Construção, pagar uma taxa proporcional ao tamanho da construção para, só assim, ser emitido o Alvará de Construção. Após  ter sido notificado, o morador precisa buscar a adequação do imóvel e da documentação. O diretor de Habitação lembra, ainda, os riscos que algumas construções podem causar: “Durante a construção, o morador pode afetar partes estruturais do imóvel”. Por conta disso, caso o morador não desfaça a irregularidade, a Diretoria de Habitação pode promover, com base em termos contratuais e amparada por leis específicas, a demolição das obras não permitidas.

ACIDENTE NA BR 116 PRÓXIMO A BREJÕES DEIXA 4 PESSOAS MORTAS

Quatro pessoas morreram na tarde desta quarta-feira (28/5), por volta das 14h, após um acidente que envolveu três veículos na altura do quilômetro 561, na BR-116, próximo a Brejões. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois caminhões e um carro de passeio  passavam pela rodovia quando um dos veículos perdeu o controle e colidiu com os outros dois. Os condutores dos caminhões, Rosevaldo Ramos Vieira e Resinaldo Martins Porro, e duas pessoas que estavam como carona dos veículos, não identificadas, morreram no local. O motorista do carro de passeio, Rinaldo Roberto Cavalcante, ficou com ferimentos leves e foi encaminhado para o hospital de Milagres. Segundo a PRF, o estado de saúde dele é estável. A rodovia ficou interditada por algumas horas, mas já foi liberada. Ainda  não se sabe se a causa da morte das vítimas foi o incêndio. (Correio)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PROFESSORES DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARALISAM ATIVIDADES NESTA QUARTA-FEIRA

As atividades acadêmicas e administrativas das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc) estarão suspensas nesta quarta-feira (28). De acordo com as associações dos docentes das instituições, a ação faz parte do Dia Nacional de Luta em Defesa das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), organizado pelo sindicato nacional (Andes). Os professores planejam fazer panfletagem às 7h, no campus da Uneb em Salvador, e mobilização às 9h na Assembleia Legislativa. Segundo a diretoria da entidade que representa os trabalhadores (Aduneb), a reivindicação é pelo mínimo de 7% da Receita Líquida de Impostos. O atual repasse de recursos do Estado não chega a 5%, o que limitaria o trabalho dos professores em relação ao ensino, pesquisa e extensão. A categoria reclama de laboratórios inadequados, falta de infraestrutura, restaurantes e residências universitárias. Na Uneb, há três meses, docentes não receberiam o pagamento da Bolsa PAC, auxílio para despesas de pesquisas acadêmicas. Já na Uefs, na semana passada, os serviços de telefonia fixa teriam sido suspensos por atrasos no pagamento.

BAHIA TEM 2ª MAIOR TAXA DE HOMICÍDIOS ENTRE 2002 E 2012

A Bahia é o estado brasileiro onde houve o segundo maior aumento nas taxas de homicídios e suicídios por 100 mil habitantes, entre 2002 e 2012, segundo prévia do Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil, divulgada nesta terça-feira (27). Em 2002, foram 1.735 mortes violentas no estado. Já em 2012, foram 5.936, o que representa uma variação porcentual de 221,6% no período mencionado. A Bahia perde apenas para o Rio Grande do Norte, que teve alta de 229,1% no número de homicídios. A variação nacional foi de 2,1%. A assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que avaliará o estudo e sua metodologia antes de se pronunciar a respeito. No ano passado, a Bahia ficou em quinto lugar na taxa de homicídios, atrás de Alagoas, Espírito Santo, Ceará e Goiás, conforme o Mapa da Violência. O levantamento se baseia no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS) e é assinado pelo coordenador da Área de Estudos da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Julio Jacobo Waiselfisz. Com informações do Correio.

MAIORIA NÃO APROVA AÇÃO CONTRA PREFEITA TÂNIA BRITO

Por 14 votos contra cinco, a Câmara de Vereadores de Jequié decidiu na sessão desta terça-feira (27/5), pelo não acolhimento à denúncia contra administração da prefeita Tânia Britto, protocolada junto a Mesa Diretora da Casa, subscrita por três membros do Movimento Civil Organizado Diante da decisão da maioria, a ação que dependia da aprovação de 2/3 dos vereadores, está sendo arquivada. A ação do MCO previa a criação de uma comissão processante que poderia ter como desfecho o julgamento de um Impeachment  - termo inglês que  denomina o processo de cassação de mandato do chefe do poder executivo, nas três esferas de governo. O presidente José Simões de Carvalho (PP) antes de colocar a matéria em votação fez a leitura de parecer emitido pelo Procurador Jurídico da Câmara, advogado Augusto César Almeida Ribeiro, favorável  ao encaminhamento do processo.  Votaram em favor do não acolhimento da denúncia contra a prefeita,  os vereadores   Dorival Júnior (PRB), Colorido (PRP), Neto da Água Já (PRP), João Cunha (PROS), Meire Lopes (PDT), Chico de Alfredo (PDT), Josué Menezes (PTC), José Wanderley (PT), Deyvison Batista (PT), Ivan do Leite (PSB), Eliezer Fiim (PDT), Manoel Gomes (PDT), José Simões  (PP) e Beto de Lalá (PSB). Foram favoráveis ao encaminhamento da proposta, os vereadores Soldado Gilvan (PTdoB), Tinho (PV), Ednael Almeida (PSD) Pé Roxo (PT) e Joaquim Caires (PMDB). Jequié Repórter

BISPO MACEDO CONVIDA A FAZER JEJUM DE 40 DIAS E 40 NOITES

O bispo Edir Macedo, dono da Rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, divulgou na terça-feira (27/5) um vídeo pedindo que os fiéis façam um “jejum de informação” por 40 dias a partir do dia 10 – ele cita a Copa do Mundo, que começa em 12 de junho, dizendo que o boicote  trará uma experiência mais próxima com Deus. “Quero dizer que a partir do dia 10 de junho vamos começar um jejum. Não o jejum de Daniel de 21 dias, mas o jejum que Jesus fez no deserto, de 40 dias e 40 noites. Só que ele ficou em jejum de comida. Nós vamos fazer um jejum espiritual, um jejum de informações. Um jejum de rádio, televisão, de tudo o que o mundo oferece. Um jejum de jogos, distrações, diversões”, disse Macedo, falando em seguida da Copa. “Inclusive nós vamos ter a Copa do Mundo, né? Mas nós estaremos fora da Copa, eu estarei fora da Copa 100%. Porque eu estarei acompanhando ou também no mesmo espírito com vocês. Não que eu necessite ter uma experiência com Deus, eu já tive, mas vou fazê-lo em favor de vocês, para que vocês também sejam estimulados”, explica. Macedo diz que durante o período os fiéis devem consumir apenas mídia que seja ligada à religião, como filmes bíblicos. Ele pede que as pessoas assistam, por exemplo, a série “Milagres de Jesus”, que é da Record. “Estamos falando para as pessoas que querem essa nova vida, nascer de Deus, para fazer esse jejum de 40 dias. Para que elas venham a ter essa experiência pessoal com Deus, para que elas sejam novas criaturas. Sem futebol, sem diversão, sem cinema, sem televisão. Apenas você vai ter o direito de assistir à série sobre Jesus, ‘Milagres de Jesus’. Vamos assistir a ‘Milagres de Jesus’, filmes bíblicos, que transmitam um espírito”, diz. A Record não exibe a Copa do Mundo – os direitos na TV aberta são da Globo, que os repassa também à Band.  (Correio)

terça-feira, 27 de maio de 2014

DEPUTADO ACUSA REDE GLOBO DE IMPRIMIR MENSAGEM SUBLIMINAR EM TÍTULO DE NOVELA

O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), em seu perfil no Facebook, acusa a Rede Globo de Televisão de imprimir uma mensagem subliminar no título da novela das 19h. O parlamentar disse que a emissora "exagera" e "faz campanha aberta para o candidato Aécio Neves do PSDB". "Não é novidade o papel nocivo da Globo para a sociedade mas a campanha através da novela Geração Brasil se constitui num total desrespeito aos princípios éticos e democráticos. Verifique na logomarca o número 45 e de 'quebra' o número 40. Assim não dá, uma concessão pública não pode ser utilizada de forma abusiva e ilegal. PELA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO", postou. 

COCA COLA É CONDENADA A PAGAR R$ 10 MIL A MOTOCICLISTA QUE TRABALHAVA COM SEQUELAS

A Coca-Cola terá que pagar R$ 10 mil a um de seus empregados que prestava serviço de motociclista em Salvador e sofreu acidente. O valor é a título de reparação de danos, e pagamento de horas extras. O motociclista foi atingido por outro veículo, em abril de 2008, enquanto cumpria sua rota habitual de trabalho. No acidente, ele fraturou a mão, e, por isso, teve dificuldades em executar suas tarefas posteriormente. Ao retornar do afastamento, a Norsa Refrigerantes Ltda., determinou que o funcionário realizasse as tarefas da mesma forma que antes, mesmo com dores em virtude do acidente. O trabalhador, desde então, sofre pequenos acidentes na condução da motocicleta. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), através de Segunda Turma, considerou que a empresa deve reparar os danos causados ao trabalhador. A desembargadora Luíza Lomba, relatora do recurso, considerou que a “empresa expôs o empregado a enfrentar o trânsito de uma capital, utilizando-se de uma motocicleta”, O valor foi estipulado atendendo aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade. A Justiça ainda reconheceu o direito ao recebimento de horas extras, intervalo intrajornada e domingos e feriados em dobro. Apesar do trabalho ser externo, a Coca-Cola fiscalizava a jornada de trabalho do empregado, que comparecia ao início e ao final do dia na sede da empresa.  

DOIS BANDIDOS USAM UMA "PIA" PARA ASSALTAR UMA MULHER NO CENTRO DE JEQUIÉ

Dois ladrões usaram uma pia para assaltar uma pessoa no centro de Jequié, a situação inusitada aconteceu por volta das 21 horas de segunda feira, a vítima que tem 35 anos de idade disse que foi abordada pelos bandidos, um deles ameaçou jogar a pia na mulher caso ela não entregasse o celular. Os bandidos fugiram levando o celular e a pia. A vítima chamou a Polícia Militar, que momento depois localizou um dos suspeitos portando exatamente a pia usada como arma. Valnei Pereira Barros foi detido com a pia, levado para o Complexo Policial de Jequié e na delegacia ele afirmou que o comparsa teria fugido levando o celular da vítima. Júnior Mascote

ACIDENTE NA SERRA DO MUTUM DEIXA 5 FERIDOS

Acidente na serra do mutum envolvendo dois caminhões e um carro de passeio, pelo menos 5 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital em Jequié. Segundo a PRF, um caminhão chegou a tombar derramando parte de carga de gêneros alimentícios que foi totalmente saqueada pelos aproveitadores. O acidente aconteceu na segunda feira (26) a tarde. Júnior Mascote

CARRO CAPOTA NA BR 330 - CURVA DA PALMEIRINHA

O motorista de um automóvel Fiat/Palio com placa de Jequié (algarismos 3699), perdeu o controle de direção do carro numa curva na BR-330, em frente a ponte de acesso ao povoado da Palmeirinha (Aiquara), esbarrando na mão contrária à sua direção. Segundo o blog Giro em Ipiau, ao tentar retornar para a pista, o veículo capotou e caiu dentro de uma propriedade rural.  O acidente ocorreu por volta das 10h, de segunda-feira (26/5).  O motorista Gilvan Silva Sampaio, residente em  Jequié, sofreu escoriações leves e reclamava de dores no corpo. Ele foi socorrido por uma unidade do Samu de Ipiaú e encaminhado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Gilvan é funcionário da empresa Oi e viajava com destino a  Ipiaú, onde executaria  serviços para a empresa.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

MP DA BAHIA RECOMENDA QUE MUNICÍPIO DE JEQUIÉ NÃO AUTORIZE LOTEAMENTOS SEM LICENÇA AMBIENTAL

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o Município de Jequié, no sudoeste da Bahia, não autorize loteamentos na cidade sem a devida licença ambiental. A recomendação foi feita pelos promotores de Justiça Mônia Lopes de Souza e Maurício Foltz Cavalcanti, diante da informação que o Município estaria autorizando loteamentos sem a licença ambiental. A prefeitura de Jequié deverá se abster de aprovar parcelamento do solo, do tipo loteamento e/ou desmembramento, sem que seja apresentada pelo empreendedor a licença ambiental emitida pelo órgão ambiental competente, nos casos em que a lei a exige.  De acordo com os promotores, titulares da Promotoria de Justiça Especializada Ambiental, com sede em Jequié, e da 5ª Promotoria de Justiça de Jequié, a Constituição Federal estabelece que a política de desenvolvimento urbano executada pelo Município, conforme diretrizes gerais fixadas em lei têm por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem estar de seus habitantes. Os promotores ainda consideram que o licenciamento é obrigatório por causa dos princípios da precaução, prevenção, e supremacia do interesse público na proteção do meio ambiente. A recomendação ainda diz que o Poder Público Municipal deve interpretar de forma sistemática as leis que protegem o meio ambiente e o ordenamento público ao autorizar os loteamentos. O Município tem 30 dias para se manifestar por escrito sobre a recomendação.

NEYMAR E BRUNA MARQUEZINE REATAM NAMORO E SÃO VISTOS JUNTOS NO RIO DE JANEIRO

A atriz Bruna Marquezine e o jogardo Neymar reataram o namoro, mas por questões ‘políticas’, o casal tem preferido ser mais discreto nessa nova fase. Isso porque, a atriz quer evitar tirar o foco do craque da Seleção Brasileira de Futebol às vésperas da Copa. Bruna, segundo dizem colunistas sociais, teria tomado a decisão, pois acredita que o excesso de exposição foi o que motivou o fim do namoro anteriormente. Neste sábado (24), uma internauta flagrou um casal andando de mãos dadas, em um shopping na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e garante que o casal seria Bruna e Neymar. "Ainda estou em estado de choque com o que vi... Gente, Neymar e Bruna", disse Alana Marinho ao publicar a imagem. Segundo a internauta, o casal estava acompanhado por um segurança e um amigo do jogador, Ismael, e que eles andavam tranquilamente pelo shopping. Alana ainda contou ao jornal Extra que o casal teria ido ao cinema, por volta da meia-noite.

JUSTIÇA PROÍBE FANTÁSTICO DE EXIBIR MATÉRIA SOBRE SUZANE VON RICHTHOFEN

A Justiça de São Paulo proibiu o programa Fantástico, da Rede Globo, de exibir na noite deste domingo uma matéria sobre Suzane Von Richthofen, condenada a 30 anos e 6 meses de prisão por participação no assassinato dos próprios pais, em 2002. A decisão do juiz Dácio Giraldi, da Vara Criminal de Barra Funda, em São Paulo, foi lida pelos apresentadores Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt no final do programa dominical. A matéria mostraria a tentativa de Suzane obter um relaxamento da pena. A Rede Globo deve recorrer da decisão, pois "acredita na liberdade de expressão garantida pela Constituição brasileira". Quando estava em liberdade condicional, em 2006, Suzane concedeu uma entrevista exclusiva ao Fantástico, e foi orientada de como se comportar na gravação, como chorar e dizer que não queria falar mais nada sobre o caso.

PRESA A QUADRILHA QUE ASSALTOU UMA ÓTICA NO CENTRO DA CIDADE

Na manhã deste sábado (24), por volta das 10h, policiais militares da 1ª CIA PM, do 19° BPM, efetuaram a prisão de três pessoas após terem praticado o assalto à ótica Carisma, no centro de Jequié. Segundo relatório policial, Carlos Luiz Silva (28) teria adentrado na loja, portando um revólver cal. 38 e praticado o assalto, enquanto Acácio Luiz Silva (25) aguardava os objetos do roubo, na rua Lélis Piedade, nos fundos do banco do Brasil, em um veículo Golf, de cor cinza, placa policial JMX 6169. Sebastião Gerônimo do Nascimento, que atuava como moto taxista há pelo menos dois meses, estava posicionado nas imediações do Banco Itaú, numa motocicleta Honda Titan de placa policial NTQ 5892, com a finalidade de passar as informações aos demais integrantes da quadrilha.

O Centro de Comunicação Integrado de Jequié (CICOM), alertou os policiais militares sobre o andamento do crime, que de forma sistemática e rápida, conseguiram interceptar Carlos e Acácio, abordo do veículo Golf e posteriormente ainda detiveram Sebastião Gerônimo que atuava como “Olheiro" no crime. Foram recuperados todos os 75 relógios roubados na Ótica Carisma, que segundo o proprietário do estabelecimento estão avaliados em trinta e oito mil reais.

Ainda segundo dados policiais, tanto Acácio quanto Carlos já foram presos por roubo e tráfico de drogas nas cidades de Itabuna, Ihéus, Itacaré e Porto Seguro. Sebastião, que exercia atualmente a profissão de moto taxista em Jequié, havia conseguido um alvará de soltura do presídio há pouco mais de dois meses. Todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia e autuados por roubo e formação de quadrilha.  Junior Mascote

COLO COLO EMPATA COM JACOBINA POR 2X2 E É CAMPEÃO DA SEGUNDONA DO BAIANÃO

O Colo Colo da cidade de Ilhéus conquistou de forma invicta, na tarde deste domingo (25/5), diante de sua torcida no Estádio Mário Pessoa, o título de Campeão da 2ª Divisão do Campeonato Baiano de 2014. A partida de volta entre Colo Colo e Jacobina terminou empatada em 2×2. O primeiro jogo na cidade de Jacobina também não teve  terminando empatada sem gols. As duas equipes fizeram as melhores campanhas na fase de classificação e o Colo Colo foi beneficiado pelo número de vitórias, enquanto o Jacobina sofreu apenas uma derrota para a própria equipe ilheense. O presidente da Federação Bahiana de Futebol-FBF, Ednaldo Rodrigues assistiu ao jogo e no final entregou a taça ao campeão. A renda do jogo foi R$ 52 mil com 4.166 torcedores  pagantes. O Colo Colo que havia conquistado o título da 1ª Divisão do Baianão em 2006, está de volta à elite do futebol profissional baiano em 2015 juntamente com o Jacobina.

EX-JOGADOR RONALDO DECLARA SEU APOIO A AÉCIO NEVES

Ex-jogador da Seleção Brasileira e campeão mundial em 2002, Ronaldo declarou publicamente que apoiará o candidato Aécio Neves, do PSDB-MG, na eleição presidencial deste ano. O anúncio foi feito em entrevista ao jornal “Valor” desta segunda-feira (26). Membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014, Ronaldo foi questionado em quem vai votar e fez elogios ao político mineiro. Disse que eles se conheceram há 15 anos e que votaria em Aécio mesmo que o candidato defendesse outro partido. “Sou amigo do Aécio. Conheci a presidente Dilma, tenho uma ótima relação com ela. Mas minha amizade com o Aécio tem 15 anos. Ele foi o único cara que eu apoiei publicamente. Apoiei para governador de Minas e aí ele fez um excelente trabalho. Sempre tivemos amizade uma forte e agora vou apoiá-lo. É meu amigo, confio nele e acho que é uma ótima opção para mudar o país”, disse ao jornal.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

CÂMARA PODE APROVAR MULTA PARA QUEM JOGAR BITUCA DE CIGARRO NA RUA

A Câmara Federal pode aprovar um projeto que determina multa de R$ 100 para quem jogar em vias públicas bitucas de cigarro ou quaisquer outros produtos fumígenos, como cigarrilhas e charutos. O texto já foi aprovado na última quarta-feira (14) na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Casa e tramita em caráter conclusivo. Segundo a Agência Brasil, a matéria deve ainda passar pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. O projeto estabelece que fica “proibido jogar filtro de cigarro no chão das vias, praças, parques e de quaisquer outras áreas e logradouros de acesso público”. Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro. Os agentes de trânsito federais, estaduais ou municipais serão responsáveis pela punição. Caberá aos restaurantes, bares e estabelecimentos que vendem o produto “disponibilizar recipientes adequados ao descarte de filtros de cigarros”.

HOMEM PEDE INDENIZAÇÃO DE 2 UNDECILHÕES DE DÓLARES

Um pedido de indenização apresentado por um morador de Manhattan pode quebrar os cofres da Prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos, se for considerado procedente, e se tiver moeda suficiente para pagar o valor solicitado. Anton Purisima, de 62 anos, requer o pagamento de U$ 2.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 (2 undecilhões de dólares – ou 2 seguido de 36 zeros) por danos morais. O processo é movido contra a Prefeitura de Nova York, o departamento de trânsito da cidade, a loja Au Bon Pain, dois hospitais locais, a rede de supermercados Kmart e o dono de um cão. Ele acusa os réus de violar direitos civis e de tentativa de assassinato. Segundo o jornal NY Post, a maior parte das acusações que constam no processo de 22 páginas, são vagas, e algumas são claras. O autor da ação diz que foi mordido por um cão “raivoso” em um ônibus da metrópole, e que um casal chinês tirou foto dele sem autorização, quando estava sendo tratado em um hospital da cidade. Anton diz que "o sofrimento e os danos sofridos não têm preço", e anexou uma foto de um dedo da sua mão ferido.

DPE REPUDIA DECISÃO JUDICIAL QUE NÃO RECONHECE UMBANDA E CANDOMBLÉ COMO RELIGIÕES

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) repudiou as declarações do juiz federal Eugênio Rosa Araújo, da 17ª Vara Federal no Rio de Janeiro, que afirmou que o candomblé e a umbanda não podem ser considerados religiões. Como base de uma decisão judicial, o magistrado disse que ambas não possuem as características necessárias para tal classificação, como um texto base (a exemplo da Bíblia) e estrutura hierárquica. Para a defensora pública Bethânia Ferreira, não cabe ao poder público indicar parâmetros para o reconhecimento de qualquer religião. Ela destaca também que o Código Civil brasileiro garante a liberdade de funcionamento e estruturação interna, e que nenhum órgão tem poder de negar reconhecimento ou registro. Além da base constitucional, a DPE cita, em sua crítica, a Convenção Interamericana contra toda forma de discriminação e intolerância, o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288-2010), e outros dispositivos legais. A DPE ainda informou, em nota, que tem trabalhado para garantir igualdade de direitos às religiões de matriz africana e que encaminhou à Secretaria Municipal de Reparação (Semur) um projeto para conceder imunidade tributária aos templos. Nesta segunda-feira (19), a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) também emitiu nota pública em repúdio à decisão. 

GOLEIRO DA ENTRADA DESLEAL E MATA JOGADOR ADVERSÁRIO NA INDONÉSIA

Em partida válida pela segunda divisão do campeonato indonesio, o atacante Akli Fairuz do Persiraja Banda Aceh sofreu uma entrada do goleiro Agus Rahman do PSAP Sigli e acabou falecendo seis dias depois do choque com o adversário.

No momento do confronto, o jogador foi substituido imediatamente mas permaneceu no banco de reservas até o final do jogo, onde foi encaminhado a um hospital e foi diagnosticado com várias lesões internas. Por conta disso, no dia 16, o avançado dos Guerreiros Rencong não resistiu aos ferimentos.

POLÍCIA LOCALIZA CORPO DE HOMEM COM PERFURAÇÃO DE BALA

O corpo de um homem com  perfuração de bala do lado direito abaixo da axila foi encontrado pela polícia militar  por volta das 20h de domingo (18/5), em um terreno baldio nas imediações do Residencial Beira Rio, povoado Curral Novo. Almir Francisco de Brito, 52, conhecido por “Nega Bi”, apesar de ter residência e família no próprio bairro morava debaixo de uma árvore às margens da BR-116 (Cidade Nova). Peritos do Departamento de Polícia Técnica-DPT e a delegada plantonista Dra. Eliana, estiveram no local acompanhando o levantamento cadavérico. Nenhum suspeito do crime foi preso.

 Barra Avenida - O corpo de um homem com perfurações provenientes de arma de fogo foi encontrado dentro de uma casa no distrito de Barra Avenida, município de Jequié, na manhã desta segunda-feira (19/5). Adenor Pereira da Silva foi encontrado morto no imóvel de sua propriedade.  De acordo com a Polícia Civil a vítima tinha passagens pela delegacia por envolvimento em briga e era usuário de drogas. O corpo foi encaminhado ao IML de Jequié. O crime está sendo investigado.

MORRE EM SALVADOR A COMERCIANTE DE JEQUIÉ VALMIRA LAGO

Vitimada por um infarto fulminante, faleceu no  interior de sua residência, em Salvador, na tarde deste domingo (18/5), a jequieense Valmira Almeida Andrade Lago, 48,  esposa do comerciante Edvaldo Lago, que durante muitos anos foi proprietário do Supermercado Lacel, nesta cidade. Valmira, mãe de dois filhos, Edvaldo Filho e Vítor,  é filha do  comerciante (falecido) Walmick Almeida Andrade, sendo seus irmãos, Valdick, Venceslau,  Valdira, esposa do médico Paulo César Ferreira e Valdomira.  O corpo está sendo transladado para Jequié onde será velado no Velatório Pax Internacional, de onde sairá às 11h de segunda-feira (19), para o Cemitério São João Batista.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

MÉDICOS DO STF AFIRMAM: PRISCO NÃO NECESSITA DE PRISÃO DOMICILIAR

Dois médicos do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram que o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB) não necessita de tratamento hospitalar ou domiciliar, em parecer entregue ao ministro Ricardo Lewandowski na noite desta quarta-feira (15). O documento é uma resposta ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que solicitou à equipe médica do STF a avaliação sobre o estado de saúde do tucano, internado no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, após suspeita de infarto posteriormente descartada. "Após avaliação da história clínica, exame físico, exames complementares e pareceres especializadosque se encontram apensos ao prontuário, concluímos que o paciente em epígafe não apresenta, no momento, evidência de cardiopatia que exija tratamentos hospitalar ou domiciliar", afirmou a dupla de cardiologistas. Antes da internação, Prisco estava no Complexo da Papuda para cumprir mais 90 dias de prisão preventiva por crimes contra a segurança nacional. Informações do G1.

ANVISA QUER LIBERAR MEDICAMENTOS DERIVADO DA MACONHA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda a possibilidade de alterar, até o fim de junho, o processo de importação de medicamentos com a substância canabidiol que, segundo estudos, tem utilidade médica para tratar diversas doenças. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo diretor-adjunto da Anvisa, Luiz Roberto Klassmann, durante palestra realizada no 4º Simpósio Internacional da Cannabis Medicinal, em São Paulo.

BRASILEIRA MULHER DO DONO DA TELEXFREE É PRESA NOS EUA TENTANDO FUGIR PARA O BRASIL

Katia Wanzeler, mulher do também brasileiro Carlos Wanzeler, cofundador da empresa TelexFree, foi presa no Aeroporto Internacional de Nova York - informa o jornal The Boston Globe. Ela tentava fugir para o Brasil, onde o marido pode estar. A Justiça dos Estados Unidos o considera foragido. Carlos Wanzeler teria conseguido fugir para o País pelo Canadá. Katia supostamente tentava fazer o mesmo trajeto. A reportagem diz que ela devia comparecer a um tribunal nesta quinta-feira (15) para esclarecimentos. O americano James Merrill, outro fundador da TelexFree, foi preso no último dia 9, em Massachusetts. A empresa, que vende plano de telefonia pela internet nos Estados Unidos, é investigada no Brasil por suspeita de pirâmide financeira. Mais de um milhão de pessoas teriam sido atraídas pelo esquema de investimentos apenas no País. Só nos Estados Unidos, a TelexFree teria conseguido arrecadar mais de US$ 1 bilhão.

PRESO O ACUSADO DE MATAR MULHER A GOLPES DE PAU E PEDRA

O indivíduo Gilvan Silva Macêdo, 28 anos foi preso na última quarta-feira (14/5), suspeito de ter assassinado em dezembro de 2013, a usuária de crack, Rosângela Jesus da Silva, “Índia”, de 28 anos, com golpes de pau e pedra. De acordo com a delegada Ana Beatriz Bonfim, titular da Delegacia Territorial (DT), a vítima teria uma dívida de R$ 30 com o criminoso e tentou pagar  com sexo. Gilvan ao tomar conhecimento que a mulher era portadora do vírus HIV recusou o convite e a matou desferindo-lhe pedradas e pauladas tendo contado no crime com o auxílio de um parceiro que ainda permanece foragido. O corpo de Índia foi encontrado na manhã do dia seguinte ao crime, em uma casa que na época estava em construção, na Rua Pedro Sessenta, paralela à Avenida Lomanto Júnior. Gilvan foi preso pelos policiais na área da “Pedreira”, bairro Joaquim Romão, em Jequié. Ele estava com um mandado de prisão em aberto e estará sendo encaminhado ao Conjunto Penal de Jequié. Informações da Ascom/Polícia Civil. Jequié Repórter

HOMENAGEM DO VEREADOR DORIVAL JÚNIOR A TODOS OS GARIS

Hoje é 16 de maio dia do GARI!!!!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA APOSENTADORIA INTEGRAL POR INVALIDEZ DO SERVIDOR PÚBLICO

A proposta de aposentadoria integral por invalidez para servidores públicos venceu mais uma etapa antes de ser definitivamente sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Nesta quarta-feira (14), a comissão especial da Câmara, que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 170/12, aprovou o parecer do deputado Marçal Filho (PMDB-MS). Atualmente, a Constituição prevê a aposentadoria por invalidez com proventos integrais apenas nos casos de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave prevista em lei, como hanseníase, paralisia irreversível e mal de Parkinson. Caso o servidor sofra um acidente fora do trabalho e fique inválido, por exemplo, ele pode ser aposentado, mas receberá remuneração proporcional ao tempo de contribuição. Segundo a proposta, o objetivo é garantir que todo servidor público receba seu salário integralmente no caso de ficar incapacitado para o trabalho. Com a PEC na prática, a aposentadoria integral se aplicará a qualquer hipótese, como por acidentes domésticos, por exemplo. A previsão é que o texto seja votado em breve na Câmara dos Deputados. Informações da Agência Câmara.

VEREADOR SOLDADO GILVAN ENTREGA CARGO DE LÍDER DA MAIORIA

O vereador Soldado Gilvan entregou a liderança da maioria. O anúncio foi feito na sessão ordinária da câmara, nesta quarta-feira, 14/05/2014, imediatamente depois do pronunciamento do colega de bancada, Josué Menezes, que teceu elogios a administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira. Para justificar sua retirada, Soldado Gilvan afirmou: “Os vereadores que ontem criticavam, hoje estão elogiando”, num claro desapontamento com o liderado, que até dia desses, pelo seu posicionamento critico ao governo, mais parecia um parlamentar de oposição. Junior Mascote

VEREADORES DA BASE GARANTEM SUPLEMENTAÇÃO DE 15%

No Projeto de Lei nº 013/2014 datado de 10 de abril, a prefeita Tânia Britto pediu à Câmara de Vereadores de Jequié,  crédito adicional suplementar ao orçamento de 2014, no índice de 50%. Na sessão desta quarta-feira (14/5), em que a matéria foi colocada em pauta pelo presidente da Casa, vereador José Simões de Carvalho Júnior (PP), dois pareceres foram postos em votação. Um subscrito pelos vereadores José Wanderley (PT) e João Cunha (PROS), aprovando a suplementação no percentual de 15% e outro subscrito pelos vereadores Ednael Almeida (PSD) e Joaquim Caires (PMDB), propondo o percentual de 2%. Logo na primeira votação, o parecer com a proposta de suplementação de 15% foi aprovado pelos vereadores da base aliada, com um total de 14 votos; a proposta de 2% contou apenas com os votos dos membros da bancada da  minoria, Ednael Almeida, Joaquim Caires, Tinho e Pé Roxo. Para a segunda votação, o líder da minoria Joaquim Caires comunicou ao presidente da sessão que os membros da bancada, com a justificativa de  não ter sido  respeitado o interstício (tempo mínimo) entre as duas votações iria se retirar do plenário,  tendo  o presidente José Simões explicado que estava respaldado pelo Regimento Interno da Casa. Diferentemente da sessão da noite anterior, que chegou a ser suspensa, com uma plateia em sua maioria hostil aos vereadores da base aliada da prefeita, a sessão em que a suplementação foi aprovada transcorreu em ambiente tranquilo acompanhada com aplausos por uma assistência (maioria) formada por ocupantes de cargos comissionados e prestadores de serviços da prefeitura. O líder da prefeita na Câmara, vereador Manoel Gomes (PDT) disse no encerramento da sessão que a aprovação deu-se a partir de uma análise técnica para não travar a administração, “estão sendo assegurados dotações orçamentárias para o recebimento das emendas federais em torno de R$ 17 milhões; o impacto do reajuste dos salários dos servidores, entre R$ 6 e 7% e também o repasse do Iprej, cerca de R$ 700 mil”.