Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ANVISA SUSPENDE LOTE DE MEDICAMENTO PARA HIPERTENSÃO

O lote nº 713005 do medicamento Aldosterin (Espironolactona 100mg, cartela com 16 comprimidos) foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (19). De acordo com a agência, ficam suspensos a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o território nacional, do produto, que é fabricado pela empresa Aspen Pharma Ind. Farm. Ltda., e tem validade até abril de 2016. A suspensão se deve a resultados insatisfatórios detectados em ensaios de descrição de amostra e aspecto. Com a decisão, a empresa terá de recolher todo o estoque existente no mercado. A medida foi publicada  na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial da União.

JOVEM JEQUIEENSE IRÁ TREINAR NO BAYERN DE MÜNCHEN

Eduardo Pereira Mendes tem 17 anos de idade, como muitos jovens espelhados pelo Brasil tem o sonho de se tornar um grande jogador de futebol, natural de Jequié, treinou nas divisões de base do Vitória, do Cruzeiro em Belo Horizonte e agora recebeu uma carta convite para treinar no sub 17 do FC Bayern München, clube alemão. Um olheiro do clube Alemão filmou Eduardo jogando na cidade de Ubatã e meses depois recebeu a carta convite, o presidente do Instituto Tauane Liz, Jorge Galvão, em Jequié custeou as passagens aéreas e o passaporte agora, Eduardo, está com um livro de ouro arrecadando dinheiro no comércio e qualquer quantia é bem vinda para que ele possa se manter na Europa durante a fase de adaptação que é de 6 meses aproximadamente. Eduardo tem que se apresentar ao FC Bayern München no dia 10 de dezembro para começar os treinos, ele irá fazer companhia ao ubatense Luan que já está na base do clube há 7 anos.

ESTUDANTES DE FARMÁCIA DA UESB FAZEM MANIFESTAÇÃO PELAS RUAS DE JEQUIÉ

Estudantes do curso de Farmácia, do campus da UESB em Jequié, realizaram na tarde desta terça-feira, (18/11), manifestação pública de protesto conta o  relatório sobre a Medida Provisória (MP) 653/2014,  pela comissão mista do Senado. A MP  flexibiliza a presença do farmacêutico em pequenas farmácias. Entidades farmacêuticas de todo o Brasil protestam contra as concessões ao setor varejista feitas nesse documento. O relator da comissão mista, deputado federal Manoel Junior (PMDB/PB), reconheceu a necessidade da presença obrigatória de farmacêutico, conforme determina a Lei 13.021/2014, torna a dispensação dos medicamentos mais segura e de melhor qualidade. No entanto, sob a alegação, não comprovada, de que há déficit de profissionais para atender a demanda e dificuldades de cumprimento da norma por pequenas farmácias, ele propõe: 1. Que qualquer farmácia enquadrada como micro ou pequena empresa possa dispor de técnico como responsável, independentemente da sua localização; 2. Que os CRFs não possam mais multar farmácias irregulares, mas apenas profissionais em situação contrária à lei; 3. Que farmácias enquadradas como pequenas ou micro possam dispor de “assistência remota” de farmacêutico. O presidente do CRF, Dr. Pedro Menegasso, disse que a entidade está trabalhando  para que a lei não seja aprovada na forma do relatório.” Lutaremos até o fim contra o retrocesso legislativo que pode prejudicar a saúde dos cidadãos brasileiros. Aprovar uma Lei como a 13.021 e, em seguida, aprovar essa MP, em menos de seis meses, não condiz com a imagem de um Congresso sério e preocupado com a saúde da população”, disse

terça-feira, 18 de novembro de 2014

IDOSO MORRE ENGASGADO COM A PRÓPRIA DENTADURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Uma briga de bar na zona rural de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, resultou na morte de um idoso engasgado com a própria dentadura. De acordo com informações do R7, o caso ocorreu no distrito do Batuque, onde a vítima foi agredida pelo proprietário do estabelecimento. A prótese dentária quebrou e a vítima ficou engasgada. A polícia não soube informar as circunstâncias da briga. O idoso foi socorrido pelo Samu (Serviço Atendimento Móvel de Urgência), e encaminhado para o Hospital Municipal de Belo Campo, mas não resistiu.

CAUSA DA MORTE DE MILENA DE ITAGIBÁ DEVE ESPERAR DOIS MESES PARA SER REVELADA

O fato que motivou a morte de Milena Ferreira Silva, de apenas 21 anos, no sábado (15) em Jequié só deve ser revelado daqui a dois meses. A demora, de acordo com o Instituto Médico Legal de Jequié, se deve à necessidade de exames (toxicologia, alcoolemia e anatomopatológico), que não são realizados na unidade do interior. O material biológico de Milena, assim como de todos os corpos recebidos no IML de Jequié, são enviados só no final do mês para o Instituto Nina Rodrigues, onde são concluídas as investigações . A jovem, que foi eleita neste ano Garota Junina de Itajibá, no sudoeste do estado, faleceu no Hospital Prado Valadares, em Jequié. Antes, Milena teria passado mal desde a quinta-feira (13) onde foi hospitalizada ainda em Itajibá. Segundo relato do site Giro em Ipiaú, na cidade natal de Milena comenta-se a possibilidade de a jovem ter feito uso de anabolizantes, produtos usados para aumento de massa muscular, o que pode ter agravado o estado de saúde da jovem. A hipótese, no entanto, é negada por familiares da vítima.

LICENÇA PARA PAI GAY PODE CHEGAR A 180 DIAS EM SP

A Câmara Municipal de São Paulo começa a debater nesta semana um projeto de lei que modifica as regras para concessão de licença-paternidade no serviço público paulistano. Apresentada pelo vereador Nabil Bonduki (PT), a proposta amplia de seis para 30 dias a licença concedida ao pais e estende esse benefício para 180 dias em caso de adoção por servidor homossexual, solteiro, viúvo ou divorciado. A mudança tem por objetivo, segundo Bonduki, ampliar os direitos relativos à paternidade nas suas mais diferentes características, reconhecendo as múltiplas realidades de família existentes hoje, em consonância com um ordenamento jurídico inclusivo e democrático. "Assim, o servidor que adotar uma criança, mas não dividir (com outra pessoa) os seus cuidados, por ser solteiro, divorciado ou viúvo, terá direito à mesma licença garantida às servidoras mulheres, de 180 dias", afirma o petista em sua justificativa. O benefício visa também ao funcionário público homossexual paulistano. Para Bonduki, a discussão sobre a mudança prevista no projeto de lei representa uma inovação fundamental no âmbito de uma sociedade pluralista e sem preconceitos, como determina a Constituição. "Levando em consideração que a licença-maternidade constitui direito voltado essencialmente ao bem-estar das crianças recém-nascidas ou recém-adotadas, não há justificativa para negar ao casal composto por pessoas do mesmo sexo o tratamento previsto para casais heterossexuais. É papel do Estado prover o tratamento igualitário, e não restringir direitos em razão de sexo ou orientação sexual", afirma o vereador. O projeto propõe alterar a Lei Municipal 10.726. Sancionada na gestão Luiza Erundina (1989-1992), a legislação assegurou o direito da licença-paternidade ao servidor encaixado no modelo tradicional de família. Não foram considerados aptos a usufruir do benefício pais solteiros, divorciados ou gays. Se receber o aval dos vereadores e do prefeito Fernando Haddad (PT), a nova licença-paternidade fixará dois prazo: 30 dias para pais de filhos biológicos ou adotivos e 180 dias para pais solteiros ou gays.

PM APREENDE MENORES COM DROGAS E DINHEIRO NO JOAQUIM ROMÃO

Na tarde de segunda-feira (17/11), por volta das 17h, policiais militares da 5ª CIA PM, detiveram os menores U.V.S. (16) e B.A.S. (17), com com 21g de maconha e 72g de crack, além da quantia de R$ 1.321,60 reais em dinheiro.     Segundo relatório policial, as “Carcarás” executavam ronda nas imediações do bairro do Joaquim Romão, quando se depararam com os menores que tentaram empreender fuga, mas foram detidos nas imediações da 2ª travessa Lomanto Junior. Os menores foram conduzidos e apresentados à autoridade judiciária competente, juntamente com a droga e o todo o dinheiro apreendido.

MUDANÇA DE SECRETÁRIOS NA PASTA DA "SEINFA" JEQUIÉ

A terceira mudança no primeiro escalão municipal ocorreu na tarde desta segunda-feira (17/11), com a prefeita Tânia Britto (PP), assinando o ato de exoneração de Fernando Bomfim Filho, do cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura nomeando para o seu lugar, Ricardo Luis Dias Chaves. Segundo comentários, Bomfim até então apontado como braço forte do grupo político liderado pelo deputado federal Roberto Britto (PP), foi pego de surpresa, tendo sido comunicado por telefone. Pessoas que conviviam insatisfeitos no relacionamento com o ex-secretário soltaram fogos de artifícios para comemorar a mudança. O novo secretário também é jequieense, Bacharel em Ciências Contábeis, cadista (desenhista), com desenvolvimento de atividades na área da construção civil. Com a exoneração de Fernando Bomfim (Infraestrtura), somam-se a três o número de mudanças de secretários ocorridas no período pós-eleições 2014. O primeiro a deixar o cargo foi Luiz Carlos Moura (Administração), em seguida Sérgio Mehlem (Cultura e Turismo). Há quem assegura que as mudanças não ficam por aí.

JOVEM ASSASSINADO NO JEQUIEZINHO

Subiu para 77 o número de pessoas mortas em Jequié, vítimas da violência este ano, essa triste estatística aumentou depois de mais um homicídio ocorrido na tarde desta segunda feira nas imediações do Loteamento Jardim Eldorado, bairro Jequiezinho. A vítima é Ailton Andrade Santos (24), que era conhecido pelo vulgo “Ferrugem”, o mesmo já era um velho conhecido da Polícia por diversas passagens na delegacia, quando ainda era menor de idade vivia praticando pequenos furtos na cidade. O corpo de Ferrugem tombou em via pública depois de levar vários tiros e o autor dos disparos ainda não foi identificado.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DINHEIRO DO PENÚLTIMO LOTE DO IMPOSTO DE RENDA SERÁ DEPOSITADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (17)

O dinheiro do penúltimo lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 será depositado nesta segunda-feira (17) na rede bancária. De acordo com a Receita Federal, estão na lista 2.146.926 contribuintes, o que totaliza mais de R$ 2,3 bilhões. No lote, foram incluídos também contribuintes liberados da malha fina das declarações entregues entre os anos 2008 e 2013. Os montantes de restituição para cada exercício e a respectiva taxa Selic aplicada, podem ser acompanhados aqui. Pelas normas da Receita, a restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001, nas capitais e 0800-729-0001 nas demais localidades. Informações da Agência Brasil.

VATICANO OFICIALIZA EXCOMUNHÃO DE PADRE BRASILEIRO QUE DEFENDIA CASAMENTO GAY

O Vaticano oficializou neste sábado (15) a excomunhão do padre Roberto Francisco Daniel, como padre Beto, que foi denunciado pela Diocese de Bauru (SP) por falar se assuntos polêmicos como a defesa da união entre pessoas do mesmo sexo e infidelidade no casamento. Segundo o comunicado emitido pela instituição, assinado pelo padre Tiago Wenceslau, a decisão é definitiva e somente poderá ser revista caso Beto peça perdão por suas ações, consideradas heresias pelo direito canônico. “A causa da excomunhão não foi uma punição irrogada pelo Bispo ou pelo Papa, mas em virtude dos seus atos cismáticos e heréticos que, pela prática dos mesmos, o Sacerdote foi atingido – automaticamente – pela censura de excomunhão”, diz o documento.A partir de então, o padre não poderá realizar sacramentos da Igreja. O comunicado informa que a Diocese não irá se manifestar sobre o caso, mas pede aos fiéis que não “participem de possíveis ‘atos de culto’ que forem celebrados pelo referido padre’. Ao ser informado sobre a decisão, Daniel disse que a oficialização não altera “em nada” a realidade que vive desde que deixou a Igreja, em abril de 2013. “Recebi com muita naturalidade essa decisão. Era de se esperar depois da reunião do Papa Francisco com os bispos para discutir a questão da família, que a Santa Sé confirmasse a minha excomunhão dada pela Diocese de Bauru. Mas, para mim não muda nada, porque continuo seguindo a minha vida, seguindo os preceitos de Jesus, me sinto próximo de Deus”, afirma.

MÉDICO INTERNADO COM EBOLA TRANSFERIDO PARA OS EUA ESTÁ EM ESTADO GRAVE

O médico de Serra Leoa Martin Salia, infectado com o vírus Ebola e transferido no sábado (15) para os Estados Unidos, está "seriamente doente", segundo boletim do hospital onde ele está internado. Depois de ser submetido a um exame minucioso, os médicos consideraram que o cirurgião está em "condições extremamente críticas". Residente dos Estados Unidos que trabalhava no hospital Connaught de Freetown, ele é o primeiro cidadão de Serra Leoa com Ebola a ser repatriado para o país americano, que já tratou nove pacientes. O médico está internado no Nebraska Medical Center, hospital equipado para tratar pacientes infectados com o vírus. Outros dois pacidentes com ebola tratados no local sobreviveram à doença.

GRUPO DE VEREADORES PERMANECEM UNIDOS PARA ELEGER "FIIM" COMO PRESIDENTE DA CÂMARA DE JEQUIÉ

Segue unido o grupo de vereadores que elegeu o edil Fiim presidente da Câmara Municipal no mês de julho desse ano, para o biênio 2015/2016. A aliança feita pelos vereadores com o intuito de moralização da casa de leis está tão firme, que o grupo segue unido prontos até mesmo para concorrer a uma nova eleição se por ventura vier acontecer, alguns acreditam ser quase que impossível esse segundo pleito. O atual presidente, José Eimões de Carvalho afirmou que haverá nova eleição, resta aguradar. (Fonte: ACVSG)

UM JOVEM E UM ADOLESCENTE PORTANDO ARMA DE FOGO FORAM DETIDOS NO CENTRO DE JEQUIÉ

Policiais militares da 1ª CIA PM, conduziram  na noite de sábado (14/11), por volta das 20h40, para o plantão da Delegacia Territorial de Polícia, por porte ilegal de arma de fogo, Mário Cruz Oliveira Junior (18) e o menor K.S.N. (16), ambos moradores do bairro da Pedreira. Consta no relatório, que os policias militares executavam ações preventivas no centro de Jequié, quando nas imediações da Rua Nestor Ribeiro, decidiram abordar dois indivíduos suspeitos que trafegavam numa bicicleta.. Durante a abordagem foi encontrado um revólver cal. 22. Ambos foram apresentados à autoridade judiciária competente, juntamente com o revólver apreendido.

PROCURADO PELA JUSTIÇA É PRESO PELA PM NO CENTRO DE JEQUIÉ

Na tarde desta sexta-feira (14), por volta das 17h30min, Policiais militares da 1ª CIA PM e do Setor de Missões Especiais (SME), do 19º BPM, ao desenvolverem na tarde de sexta-feira (14/11), ações preventivas em área central de Jequié reconheceram Rosivaldo dos Santos Barbosa (43), com mandado de prisão  em aberto por tráfico de drogas. Consta no relatório policial que os militares deram voz de prisão para Rosivaldo e imediatamente iniciaram o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, localizada no Bairro Cidade Nova. No local foram apreendidos 320g de cocaína e 28 “petecas” da mesma droga, além de cinco cartões de créditos, quatro celulares e R$ 34 reais em dinheiro. Rosivaldo, foi apresentado, juntamente com a droga apreendida, à autoridade judiciária competente.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

JEQUIÉ: JUSTIÇA DETERMINA AFASTAMENTO DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES "ZÉ SIMÕES"

Jequié: Juiz pede a cassação do Presidente da Câmara de Vereadores
Atendendo a pedido do Ministério Público Estadual, a Justiça determinou o afastamento do presidente da Câmara de Vereadores de Jequié, José Simões de Carvalho Júnior. O pedido foi apresentado pelos promotores de Justiça Rafael de Castro Matias e Maurício Pessoa Gondim de Matos, que ajuizaram ação cautelar incidental contra o vereador. Os promotores já haviam denunciado, em novembro do ano passado, um suposto esquema fraudulento de empréstimos pessoais na Câmara de Vereadores. Na época, ingressaram com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra José Simões e também contra o ex-diretor Miguel Caricchio e o ex-tesoureiro da casa legislativa José Ricardo de Oliveira. O trio é acusado de estabelecer, em 2008, esquema de empréstimos pessoais de funcionários da Câmara à atual seguradora Capemisa, considerado fraudulento. Segundo decisão publicada no Diário Oficial do Tribunal de Justiça da Bahia, nesta quinta-feira, 13/11/14, durante o inquérito civil foi identificado que o convênio, firmado em 31 de janeiro de 2000, entre a Capemisa e a Câmara de Vereadores de Jequié, tinha o objetivo de realizar empréstimos consignados aos vereadores e servidores da casa legislativa. Pelo convênio, a Câmara ficou obrigada a efetuar os descontos diretamente na folha de pagamento do servidor e repassar à empresa o valor descontado, além de atuar como avalista caso os pagamentos não fossem realizados pelos mutuários, quando estes não recebessem seus vencimentos ou fossem insuficientes para atender aos descontos. “Ficaram constatadas diversas fraudes como emissão fraudulenta de contracheque, com valores maiores do que o salário real para possibilitar a contratação de empréstimos com valores superiores a 30% do salário, e declaração fraudulenta de existência de vínculo com a Câmara de pessoas que nunca trabalharam na casa legislativa, possibilitando que os acusados fizessem empréstimos em seus nomes”, explicou o promotor Rafael Matias. Baseado nos documentos existentes, o MP calculou o prejuízo material causado aos cofres públicos em R$ 216.727,38. O MP entende que Zé Simões errou ao manter Miguel Caricchio no cargo de confiança de diretor da Câmara. Nesta condição, tem por obrigação ao tomar conhecimento da existência de alguma irregularidade afastar o servidor e iniciar processo de apuração de irregularidade sob pena de tornar-se no mínimo conivente por omissão. Teria conhecimento das coisas, mas não teria adotado qualquer medida contra o principal articulador.

SENTENÇA
A sentença do juiz é longa, mas vamos passar aqui resumo da decisão: “Diante de todo o exposto, julgo parcialmente procedente os pedidos para: Condenar o réu José Simões de Carvalho Júnior pela prática de ato de improbidade administrativa prevista nos arts. 10 e 11 da lei 8.429/1992, às sanções previstas na mesma lei, consistente em: 1) ressarcimento integral do dano material causado, equivalente a R$ 216.727,38 devidamente atualizado desde a data do fato; 2) perda da função pública; 3) suspensão dos direitos políticos por 8 anos; 4) Pagamento de multa civil de R$ 50.000,00; 4) proibição de contratação com o poder público ou receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 05 anos. Condenar o réu Miguel Caricchio de Santana pela prática de ato de improbidade administrativa prevista nos arts. 09, 10 e 11 da lei 8.429/1992, às sanções previstas na mesma lei, consistente em: 1) ressarcimento integral do dano material causado, equivalente a R$ 216.727,38 devidamente atualizado desde a data do fato; 2) perda da função pública; 3) suspensão dos direitos políticos por 10 anos; 4) Pagamento de multa civil de R$ 400.000,00; 4) proibição de contratação com o poder público ou receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 10 anos. Condenar o réu José Ricardo Gomes de Oliveira pela prática de ato de improbidade administrativa prevista nos art. 11 da lei 8.429/1992, às sanções previstas no art. 12 III da mesma lei, consistente em: 1) Perda da função pública; 3) Suspensão dos direitos políticos por 03 anos; 4) Pagamento de multa civil de R$ 5.000,00; 4) proibição de contratação com o poder público ou receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 3 anos. Esta sentença não está sujeita ao segredo de justiça decretado no despacho inicial”. O documento foi assinado no dia 07 de novembro de 2014. Cabe recurso.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA GABARITO DO ENEM 2014: CONFIRA

O Ministério de Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da edição de 2014. As notas serão divulgadas somente em janeiro de 2015. Aplicadas nos últimos sábado (8) e domingo (9), as provas foram feitas por 6,2 milhões de candidatos, dos 8,7 milhões de inscritos. O número é considerado um recorde, de acordo com a própria pasta nacional. Confira aqui as respostas corretas das provas.



FEIRA DE SANTANA JÁ TEM 554 CASOS CONFIRMADOS DE CHINKUNGUNYA

Feira de Santana já tem 554 casos confirmados de chinkungunya
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um novo boletim da febre Chinkungunya em Feira de Santana no início da noite desta terça-feira (11). De acordo com o relatório, 554 casos da doença foram confirmados, 135 a mais que na última semana. Até a semana epidemiológica 42ª foram notificados 1.221 casos, dentre os quais 105 casos foram descartados e 562 continuam em investigação.


QUATRO INTERNOS FUGIRAM DO PRESÍDIO DE JEQUIÉ

Mais uma fuga no presídio de Jequié
Quatro internos fugiram do Presídio de Jequié, nesta terça feira, eles estavam no albergue do CPJ, todos ja foram identificados. Alex Almeida Caetano, de jaguaquara; Dorival Patricio Amaral Cabral, de Vit. da Conquista; Leandro Carvalho de Moraes, de Itapetinga e Lindiario de Jesus Moraes, de Itagi. Lindiário vulgo Iaro foi condenado a pena de 21 anos de cadeia. Leandro, vulgo Galego, condenado a 7 anos de prisão pela comarca de Itapetinga, ele que é natural de Maiquinique. Dorival condenado a 20 anos no regime semi aberto e Alex vulgo Lekinho, pena de 20 anos semi aberto comarca jaguaquara. Os agentes penitenciário descobriram a fuga na contagem do presos nesta terça feira e ate o momento nenhum dos foragidos foram recapturados.
junior mascote

ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE JEQUIÉ PODE SER ANULADA

O vereador José Simões (PP), presidente da Câmara de Vereadores de Jequié, poderá anular a eleição da Mesa Diretora ocorrida em julho, que deu vitória ao vereador Eliezer Fiim (PDT). A decisão, dada como certa nos bastidores da casa, deve ocorrer nas próximas semanas. Regimentalmente, uma nova eleição pode ser feita até 15 de dezembro.


Como Simões não recorreu à justiça, o ato de anulação deve ser feito pela via administrativa, por meio de decreto do próprio presidente. Na sessão desta terça, 11, o vereador Chico (PDT) se manifestou a favor de Fiim: "se não assumir normalmente, o juiz empossa."  

As versões
Segundo apoiadores de Simões, a eleição de julho não tem amparo no Regimento Interno, porque todos os membros que compuseram a Mesa na ocasião eram ad hoc, isto é, se nomearam apenas para aquele ato. Não havia nenhum integrante da Diretoria da casa. Além disso, o presidente da sessão, vereador Joaquim Caires (PMDB), que é advogado, é impedido pelo estatuto da OAB de realizar o ato.

Os opositores acusam a Diretoria de manobra. Para eles a própria Mesa forçou a eleição naqueles termos. No dia, depois de aberta a sessão, o vereador José Simões passou mal e ficou sob observação médica. Depois disso, o vice-presidente e os dois secretários se ausentaram da Câmara. 

James Meira


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

AGRICULTOR MORRE APÓS MORDER COBRA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Agricultor morre após morder cobra em Vitória da Conquista
Um agricultor identificado como Edilson Bispo de Sousa, 45 anos, morreu envenenado na madrugada desta sexta-feira (7), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, após morder uma cobra coral. Segundo informações do site Almeida Notícias, Edilson estava em um bar na região da Limeira, quando o animal apareceu. Sob o efeito do álcool, o lavrador tentou esmurrar a cobra para matá-la, que reagiu, picando-o. Após ser picado, Edílson mordeu a cabeça do réptil e voltou para casa, sem sinais de ter sido afetado pelo veneno. Ao retornar ao estabelecimento, no entanto, sentou próximo à porta e morreu em seguida. A cobra também não sobreviveu. O caso gerou repercussão entre os moradores da região

MULHERES VÍTIMAS DE AGRESSÃO PODEM GANHAR BENEFÍCIO FINANCEIRO

Mulheres vítimas de agressão podem ganhar benefício financeiro
Mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade temporária podem ter garantido o recebimento de benefício financeiro. Projeto com esse objetivo está na pauta da Comissão de Direitos Humanos  (CDH), onde tramita em caráter terminativo. Se não houver recurso para a tramitação em Plenário, o texto seguirá para a Câmara. O PLS 443/2011, do senador Humberto Costa (PT-PE), altera a Lei Maria da Penha e a Lei Orgânica de Assistência Social. Pelo texto, o benefício não será inferior a seis meses. O valor deve ser estabelecido por estados e municípios em suas leis orçamentárias anuais. O texto também garante o acesso de mulheres vítimas de violência a tratamentos como a contracepção de emergência, a profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids e outros procedimentos médicos necessários e cabíveis nos casos de violência sexual. Humberto Costa argumenta que, em muitas situações, a dependência econômica da mulher vítima de violência impede que ela se afaste do companheiro agressor. Com a alteração da legislação, o senador espera que a realidade da mulher em situação de violência também mude. A relatora, senadora Ângela Portela (PT-RR), apresentou relatório favorável ao projeto, com ajustes na redação.

BR-330: BRITA NA PISTA CAUSA ACIDENTE EM PALMERINHA E LEVA PERIGO A MOTORISTAS

Uma grande quantidade de gravilhão, uma espécie de brita, derramada numa curva em frente ao povoado de Palmerinha, causou um acidente na manhã desta segunda-feira(10), na BR-330. De acordo com moradores da localidade, o condutor de um veículo modelo Uno sofreu ferimentos leves após o carro conduzido por ele derrapar na curva e descer uma ribanceira.
O acidente teria sido causado pela brita na pista, que segundo os moradores, foi derramada por uma caçamba. Uma caminhonete Hillux também derrapou na pista e por pouco não caiu na ribanceira. Populares realizam a retirada do material da pista, para evitar maiores acidentes. (Giro em Ipiaú)

ENERGIA EÓLICA VAI GERAR 5 MIL VAGAS DE EMPREGOS NA BAHIA

Especialistas em geração de energia eólica e solar têm expectativa de criar milhares de vagas relacionadas  ao setor na Bahia  após o leilão feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 31 de outubro. Os novos parques eólicos têm potencial para geral mais de 5 mil vagas no Estado e devem absorver ainda boa parte dos 10 mil empregos diretos e 15 mil indiretos que podem ser gerados até 2017. "Não quero falar um número preciso, mas podemos mencionar milhares de vagas que serão criadas", disse, cauteloso,  Rafael Valverde, superintendente de Indústria e Mineração da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM). A Associação Brasileira de Energia Eólica  (Abeeólica), por sua vez, usou os parâmetros internacionalmente utilizados para calcular a abertura de postos de trabalho por megawatt gerado no setor e estimou: serão mais de 5 mil vagas criadas no Estado, desde engenheiros até o pessoal de limpeza. "Ainda não é possível estimar quantos empregos técnicos serão criados, mas no total devem surgir em torno de 5,6 mil vagas", declarou a presidente-executiva da Abeeólica, Elbia Melo. Informações do A Tarde.

CINCO PESSOAS MORREM CARBONIZADAS EM ACIDENTE NA BR 116

Uma colisão seguida de incêndio entre duas carretas e um carro de passeio teria resultado em cinco pessoas  carbonizadas. O acidente ocorreu por volta das 16h deste sábado (8/11), BR-116 Sul, próximo ao Posto Tabuleiro da Baiana, trecho do distrito de Dantilândia, também conhecido como Abacaxí,  município de Vitória da Conquista. O trânsito ficou bloqueado nos dois sentidos da rodovia. O 7º Grupamento de Bombeiro Militar participou da operação, juntamente com a ViaBahia e Polícia Rodoviária Federal. Agentes do Departamento de Polícia Técnica realizaram perícias e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista para necropsia. As identidades ainda não foram divulgadas. Com informações do Blog do Anderson

PADRE LEVA TIRO NA CABEÇA APÓS TENTATIVA DE ASSALTO EM CAMAMU

Um crime chocou a cidade de Ituberá, na noite de sábado (8), por volta das 21h30, quando o pároco da cidade conhecido como Padre Geris foi baleado na cabeça em uma tentativa de assalto na cidade de Camamu, no Sul da Bahia. De acordo com a polícia de Ituberá, o crime, apesar de ter acontecido fora do município onde residia o religioso, abalou toda a comunidade já que Geris era muito conhecido na região. Ainda conforme a polícia, não há detalhes sobre o que foi levado do padre, mas que o mesmo levou um tiro na cabeça durante a abordagem dos bandidos. Não há informações sobre os suspeitos, que fugiram após o crime.

 
O padre foi socorrido para o hospital de Itabuna e segue em uma UTI móvel para Salvador, onde será internado. O estado de saúde do pároco é grave.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ASSESSORES PARLAMENTARES DENUNCIAM PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE JEQUIÉ AO MP


Cerca de vinte assessores parlamentares protocolaram no 05/11, representação contra a presidência da Câmara Municipal de Jequié, que é comandada pelo vereador José Simões. A denúncia questiona a exoneração das assessorias feita em 20 de outubro com data retroativa ao dia 01 daquele mês. Com isso, os salários de outubro não foram pagos, embora todos os assessores estivessem trabalhando até o dia 20.  


Mesmo reconhecendo a legalidade do ato, já que a lei que disciplina a matéria (de janeiro de 2013) dá ao presidente essa prerrogativa, os assessores informam que não foram avisados previamente, nem eles, nem os vereadores para quem trabalham. Na lista de exonerados, há uma mulher gestante.

Outro fato que consta da denúncia é a falta de pagamento das férias de 2013 e das férias e 13º proporcionais ao 1º semestre de 2014, valores geralmente pagos no mês de junho. Os denunciantes informam que apenas alguns assessores receberam esses valores.

Em conversa informal, o presidente José Simões se comprometeu com um dos vereadores a solucionar o problema, que teria sido motivado pela necessidade de fechamento das contas.
James Meira


VAGA DE EMPREGO

TRABALHADOR POLIVALENTE NA CONFECÇÃO DE CALÇADOS
Sexo masculino. Ensino fundamental completo. Ter documentação completa e em ordem.

PROFESSOR DE FILOSOFIA
Sexo masculino/feminino. Ensino superior completo em filosofia. Exp na ctps.

PROFESSOR DE QUÍMICA
Sexo masculino/feminino. Ensino superior completo em química Exp na ctps.

PROFESSOR DE FÍSICA
Sexo masculino/feminino. Ensino superior completo em física. Exp na ctps.

PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Sexo masculino/feminino. Ensino superior completo em LETRAS. Exp na ctps.

PEDAGOGO
Sexo masculino/feminino. Ensino superior completo. Exp na ctps com coordenação de escola

MECÂNICO EM REFRIGERAÇÃO
Sexo masculino. Ensino fundamental completo. Exp na área.

SUPERVISORA COMERCIAL DE CAMPO
Sexo feminino. Ensino médio completo. Exp. na CTPS. Possuir veículo próprio (carro) e habilitação “B” e disponibilidade para viajar.

PROMOTOR DE VENDAS
Sexo masculino/feminino. Ensino médio completo. Exp. com divulgação de cursos e vendas.

MECÂNICO EM REFRIGERAÇÃO
Sexo masculino. Ensino fundamental completo. Exp na área.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS – DEFICIENTE FÍSICO
Sexo masculino. Ensino médio completo. Exp. na CTPS.

COPEIRA – DEFICIENTE FÍSICO
Sexo feminino. Ensino médio completo. Exp. na CTPS.

SERVENTE DE OBRAS – DEFICIENTE FÍSICO
Sexo masculino. Ensino fundamental completo. Exp. na CTPS

PEDREIRO – DEFICIENTE FÍSICO
Sexo masculino. Ensino fundamental completo. Exp. na CTPS e com encanação

SERRALHEIRO
Sexo masculino/feminino. Ensino fundamental completo. Exp. na área.

LAMINADOR DE FIBRA DE VIDRO
Sexo masculino/feminino. Ensino fundamental completo. Exp. na área.

VENDEDOR EXTERNO
Sexo masculino. Ensino fundamental completo. Exp. na área. Habilitação A/B

ENTREGADOR DE BEBIDAS – (PARA CICLISTA)
Sexo masculino. Ensino fundamental incompleto. Ter boa disposição física.

ENTREGADOR DE BEBIDAS
Sexo masculino. Ensino fundamental incompleto. Ter habilitação A/B

Informações na agência do SAC em Jequié.


POLÍCIA CIVIL DIVULGA O NOME DE SUSPEITO DO ASSASSINATO DO TAXISTA DE JEQUIÉ

O indivíduo Alexandre Souza Santos, conhecido como Zói,  natural de Poções,  está sendo apontado como o principal suspeito de ter participação no assassinato do taxista Zevalto da Rocha Silva, 57 anos. O individuo já  teria cumprido pena no Conjunto Penal de Jequié, por crime cometido em Itapetinga, município onde foi encontrado nesta quinta-feira (6/11), o veículo da vítima um Corsa Classic de cor branca, placa OLG – 1555 licença de Jequié. O corpo encontrado num lixão da cidade de Ubaitaba, na manhã desta quinta, supostamente é do taxista, estando na dependência da confirmação pelos familiares. O corpo encontrado apresentava  sinais de crueldade, com as mãos amarradas e uma perfuração de bala. O suspeito Alexandre Santos “Zói” foi visto no carro da vítima. Dois outros elementos, também estão sob investigação.

PETROBRAS ANUNCIA ALTA DA GASOLINA E DO DIESEL EM VENDA NAS REFINARIAS

A Petrobras informou nesta quinta-feira (6) o aumento do preço de venda nas refinarias da gasolina e do diesel. O novo valor começa a vigorar a partir da 0h de sexta-feira (7). A alta da gasolina nas refinarias será de 3% e do diesel, de 5%.

A alta não reflete o impacto do aumento ao consumidor. O valor do combustível nas bombas dependem de determinação dos postos.

Em comunicado divulgado ao mercado, a empresa ressalta que "os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS".

G1


ILHÉUS: GUARDA MUNICIPAL PASSA MAL E MORRE ASSISTINDO JOGO DO FLAMENGO

Carlos Farias.

Morreu na noite desta quarta-feira (05), em Ilhéus, o guarda municipal Carlos Paixão Farias dos Santos (56 anos), conhecido popularmente como Gaivota.


Segundo informações, ele começou a passar mal ainda enquanto trabalhava, no estádio Mário Pessoa, e foi liberado.

Carlos residia na rua Luiz Gama localizada na Av. Canavieiras. Ao chegar em casa, e assistir o jogo do Flamengo, ao qual era torcedor fanático, passou mal novamente, foi levado às pressas para o hospital regional, mas veio a falecer.

De acordo com o diagnóstico médico, Gaivota morreu devido a um infarto do miocárdio e embolia pulmonar.

O corpo foi velado no necrotério Santa Isabel, e o enterro aconteceu às 16h, no cemitério do Basílio.

Gaivota era muito querido na cidade e a sua morte deixou amigos e parentes consternados

ILHÉUS 24H

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

WHATSAPP AGORA MOSTRA TIQUE DUPLO AZUL PARA AVISAR QUE A OUTRA PESSOA LEU SUA MENSAGEM

View image on Twitter
Aqueles dois tiques que aparecem no fim das mensagens do WhatsApp significam que a outra pessoa leu a mensagem? Até hoje, não significavam, mas agora podem significar.

Uma atualização liberada pelo WhatsApp indica agora quando a pessoa que recebeu sua mensageu leu o que você escreveu. Isso é mostrado com os dois tradicionais tiques – que, agora, aparecem em azul no caso de mensagem visualizada. A mudança vale para todas as plataformas – iOS, Android, Windows Phone e todas as outras.






CPI DA PETROBRAS FAZ ACORDO PARA NÃO CONVOCAR DILMA, LULA E AÉCIO

CPI da Petrobras faz acordo para não convocar Dilma, Lula e Aécio


Parlamentares da CPI mista da Petrobras firmaram um acordo para blindar políticos citados durante as investigações do esquema de pagamentos de propina com recursos da estatal. Na lista de 835 requerimentos de convocação e convites apresentados, há nomes tanto do PT quanto da oposição. Entre eles, da presidente Dilma Rousseff (PT), do ex-presidente Lula (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB). Nenhum dos pedidos foi apreciado pela comissão. O PT conseguiu barrar convocações como a da senadora paranaense Gleisi Hoffmann, a do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a do tesoureiro do partido, João Vaccari Neto. O PSDB agiu para evitar a ida à CPI do empresário Leonardo Meirelles, apontado como laranja de Youssef. Meirelles disse à Justiça Federal que parlamentares tucanos também receberiam propina do esquema. Relator da comissão, Marco Maia (PT-RS), explicou que o plano de deixar de fora alguns dos personagens foi combinado em reunião preliminar, antes da sessão desta quarta-feira (5). "Gente, foi um acordo político, feito por todos os presentes, que se resolveu, em função da falta de densidade das denúncias, não produzir nenhum tipo de oitiva neste momento", disse. O deputado do PSDB de São Paulo Carlos Sampaio justifica que vai se chegar aos nomes dos políticos quando o Congresso tiver acesso aos conteúdos das delações premiadas. "Decidimos excluir os agentes políticos e os citados nas delações premiadas. Abrimos mão de ouvir Gleisi e Vaccari. Todo mundo concordou", disse Sampaio. Informações da Folha.

SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA COMEÇA NESTE SÁBADO

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2014 começa neste sábado (1º) e vai até 30 de novembro, em toda a Bahia. De acordo com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), cerca de 4.315.718 bovinos e bubalinos com idade até 24 meses devem ser vacinados. Nesta etapa, cerca de 6,5 milhões de cabeças de gado, com idade superior a 24 meses, ficam isentas de serem vacinadas, o que representa uma economia de mais de R$ 15 milhões para os criadores. No prazo de 15 dias após a aplicação da vacina, os criadores devem comparecer nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Seagri, munidos da nota fiscal de compra, para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária. Os produtores que não possuem animais nesta faixa etária (isentos da vacinação), também estão obrigados a declarar e atualizar seu rebanho, evitando desta maneira sanções administrativas previstas em lei. Informações do G1.

IBGE APONTA QUEDA DE ANALFABETISMO NA BAHIA

As taxas de analfabetismo nas zonas rurais da Bahia caíram 2% a mais do que as taxas dos centros urbanos, entre 2007 e 2013, segundo o boletim da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados foram divulgados, ontem, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Os dados de 2014 estarão disponíveis apenas em outubro do próximo ano. No período, as taxas caíram de 12,2% para 10,4% nas zonas rurais, enquanto nas zonas urbanas a queda foi de  32,1% para 28,3%. Embora as áreas rurais tenham apresentado índices mais altos, a taxa de analfabetismo entre adultos acima de 40 anos foi 30,2% maior do que a taxa das áreas urbanas, em 2013. Nos pequenos municípios do interior, o percentual era de 48,6% de adultos analfabetos, comparados a 18,4% nos grandes centros. Informações do Jornal A Tarde.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

NOVEMBRO AZUL: É HORA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois o próximo sábado (17/11/14) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

ITABUNA: DUAS MENORES ACUSAM MÉDICO DE ASSÉDIO SEXUAL

1 a 1 a a a méd modelo posando abuso de medicos

Em Itabuna duas menores estão acusando um conhecido médico por assedio sexual. O crime teria acontecido durante uma consulta . As menores têm 17 e 14 anos, e na próxima segunda-feira a família deverá fazer um boletim de ocorrência na polícia.


As duas menores ficaram bastante constrangidas com a postura do médico, por conta disso decidiram relatar a lamentável situação as famílias.

Na próxima semana as duas menores vão fazer o boletim de ocorrência, e o caso será levado ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). O blog vai aguardar o curso das investigações para poder divulgar o nome do medico que está sendo acusado.

POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA

TESTEMUNHAS DIZEM QUE ROSTO DE JESUS APARECEU EM FUMAÇA DE INCÊNDIO

Testemunhas dizem que rosto de Jesus apareceu em fumaça de incêndio antes de salvamento
Testemunhas do salvamento de um homem em um incêndio em Fresno, nos Estados Unidos, afirmaram que viram o rosto de Jesus Cristo na fumaça provocada pelo fogo. "Você vê Jesus na fumaça e então uma pessoa é salva. Isso não é uma coincidência", disse à agência UPI Wyatt Forker, uma das testemunhas. Raymond Dreiling, da Diocese Católica de Fresno, disse acreditar em coincidência, embora não descarte que tenha havido um "sinal". Em 2011, pesquisadores da Northwestern University (Illinois, EUA) concluíram que pessoas tendem a ver rostos em fumaça, pizza, queijos e madeira porque o cérebro humano é condicionado a buscar familiaridades e significados nos rabiscos mais abstratos. Informações do Page Not Found.


MÃE PROCURA DESESPERADAMENTE PELA FILHA DE 14 ANOS

Mãe procura desesperadamente pela filha de 14 anos
Flávia Marlen Cardoso Souza tem 14 anos de idade e está desaparecida desde o dia 28 de outubro, quando saiu de casa levando algumas peças de roupas em uma sacola e não mais foi vista. Segundo a mãe, Mônica, a filha tinha uma boa convivência dentro de casa, não houve nenhum tipo de discussão que pudesse deixar a adolescente insatisfeita, a família reside no Habitacional Vida Jequié, no bairro Curral Novo. O fato já foi denunciado na Delegacia da Mulher, cartazes com a foto da garota estão sendo colados em toda cidade de Jequié no intuito de que alguém possa dar informações do seu paradeiro. “Ela saiu de casa levando roupas, documentos e eu suspeito que minha filha tenha sido influenciada por alguém. O pastor da igreja que ele frequenta disse que já viu um rapaz em uma moto por diversas vezes ir na igreja para conversar com Flávia”, relatou a mãe. Já são 4 dias que a família vive a angustia sem saber do paradeiro da adolescente.
junior mascote

TSE CRITICA PSDB E DEVE REJEITAR PEDIDO DE AUDITORIA

TSE critica PSDB e deve rejeitar pedido de auditoria
Quatro dos sete ministros da corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já afirmaram extra-oficialmente que a tendência é que o pedido do PSDB, sobre auditoria das eleições, seja negado, informa a Folha de São Paulo neste domingo (2).

O PSDB, na última quinta-feira (30), apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de auditoria especial no sistema de votação, apuração e contagem dos votos das eleições deste ano. A solicitação foi feita pelo deputado reeleito Carlos Sampaio (PSDB-SP). 

Ainda segundo a Folha, o ministro João Otávio de Noronha, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, afirmou que "não há nada que comprometa" a lisura do processo eleitoral. O pedido chegou a causar indignação entre os ministros do Tribunal. Noronha teria classificado como "prejudicial" à democracia esse tipo de posicionamento, e dito que o pedido "não é sério". 

Ainda sim, os ministros afirmaram que vão discutir a situação em plenário e esclarecer o processo eleitoral à sociedade. Noronha ainda afirmou que não teria fato concreto que apontasse fraude, e destacou que o processo foi protocolado sem a assinatura de Aécio e outros membros do partido.


NOVO VÍRUS DA DENGUE ESPALHA MEDO EM FEIRA DE SANTANA

Dobrado, contorcido de dor. O significado de chikungunya na língua maconde, um dos idiomas oficiais da Tanzânia -onde a "prima da dengue" nasceu- está na boca do povo de Feira de Santana, 108 km de Salvador. A cidade, de 600 mil habitantes, vive uma epidemia da doença que está se alastrando pelo país e promete ser a nova preocupação do verão. "Deixa a gente travado, dói todas as juntas do corpo, mãos, braços, pernas. Até pra pegar um copo é difícil", diz Luiz André Pereira da Silva, 33, morador no bairro George Américo, que concentra quase 40% dos 371 casos confirmados e 1.161 suspeitos. Na rua onde ele mora, T1, ao menos oito vizinhos tiveram "chiku", como a doença foi apelidada. Nas ruas próximas, todas com letras em vez de nomes, a cena se repete. A febre chikungunya já visitou o alfabeto inteiro. O vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue (Aedes aegypti). Dor, muita dor nas articulações é a principal queixa dos moradores, embora na fase aguda a doença também provoque febre alta, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo -assim como na "prima" dengue. "Não mata, mas deixa a gente quebrado. É uma dor que você não aguenta", relata o pedreiro Joselito Pereira dos Santos, 49, que convive com o sintoma há dois meses. A letalidade da doença é baixa (1 morte para 1.000 casos). Em até um terço dos casos, as dores articulares continuam por um mês ou mais. Em 10%, podem durar anos e até resultar em artrite crônica. Informações da Folha.